sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Livre Acesso


A casa de hoje é mais que uma exibição de estilo e decoração: é o abrigo de uma família, reformada com extrema dedicação para uma criança com necessidades especiais.

Os proprietários encontraram a residência há cerca de quatro anos, depois que a filha, hoje com dezessete, foi diagnosticada como portadora de uma rara doença óssea degenerativa. Ficou claro que casa que possuíam, com quatro pavimentos, pequenos ambientes e escadas, não atenderia à família a longo prazo.


Foi amor à primeira vista: assim que conheceram o novo imóvel, tiveram certeza que ele seria perfeito. O desejo do casal era que a casa fosse totalmente acessível para a filha e que estivesse absolutamente em conformidade com as normas norte-americanas para deficientes. Por este motivo a estrutura, que havia sofrido sete ampliações ao longo dos anos, foi inspecionada antes de que a mudança fosse realizada.


Os proprietários entraram em contato com Frank DelleDonne, que já havia equipado a casa de veraneio da família com acessórios próprios para deficientes. Durante os dois anos seguintes o profissional combinou as muitas exigências de acessibilidade com a decoração e estilo pretendidos pelo casal.


Entre os equipamentos utilizados estão portas vai-e-vem, interruptores mais baixos que o padrão, rampas muito suaves, torneiras com sensor e um elevador para o segundo andar e porão - todos para garantir o total acesso da filha, já que é esperado que ela se torne cada vez mais limitada à medida que sua doença avance.


O ambiente preferido para reuniões da família é a cozinha de estilo europeu, com ótima ergonomia e cadeiras sem braço para acesso facilitado: a filha cozinha regularmente e por isso foi providenciado um assento giratório na bancada, 15cm mais baixa que o padrão usual. Ela também ganhou livre acesso a um microondas e uma pequena geladeira.


O quarto está equipado com uma daybed padrão. O banheiro é totalmente acessível, com assentos opcionais: uma maneira de atender às necessidades da adolescente por muitos anos, servindo a ela e também às suas visitas.


O sucesso da intervenção gerou um lugar aconchegante e convidativo, sempre aberto e acessível: bem ao gosto da família, enquanto ao mesmo tempo oferece à filha tudo o que ela precisa.

2 comentários:

  1. A casa é linda, mas o que há por trás da decoração é muito mais!

    Passei pra te convidar para participar da primeira Promoção Criando Asas! Passa lá no blog e participa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Debora passeando neste post eu observei que são poucas quinas nos moveis, quase todos arredondados, somente em algumas paredes, mas são poucas com quinas, até o armário do canto ficou em angulo côncavo, se não estou enganada acho que este é o nome deste angulo que foi usado no armário na quina da parede, é que as vezes eu confundo sabe, eu fugi da escola já tem muitos anos rsrsrsrs. Amei a estrutura que fizeram, para dar mais condições de locomoção á filha. Lindo post. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails