Monday, September 26, 2011

Clássico e Casual


Um dos aspectos positivos de ter um blog de arquitetura e interiores é pesquisar, descobrir e se inspirar com o que outras pessoas estão fazendo na área, sejam profissionais ou não. E foi assim, vasculhando a blogosfera, que fui apresentada ao trabalho de Erika Powell.


Este é o nome por trás do Urban Grace Interiors, empresa que existe desde 2005 e já é de grande renome apesar da pouca idade.


Nascida no estado da Virgínia, Erika foi criada em várias cidades diferentes e está convencida que esta mudança constante de endereços refletem hoje no seu trabalho.


Seu estilo é ao mesmo tempo moderno e clássico, uma mistura ente o novo e o antigo que é eternamente atemporal. Em todos os projetos uma característica está presente: a atenção total aos detalhes.


A afinidade com a arte e o design apareceu bem cedo: ainda na infância, transformava caixas de papelão em casas de bonecas em poucas horas, com direito a papel de parede, cortinas, tapetes, quadros e mobiliário.

Uma transformação minuciosa que já dava pistas do caminho que ela seguiria mais tarde.



Thursday, September 22, 2011

Nova Estação


Eu queria fazer um post no primeiro dia de primavera.

Encontrei como datas de início os dias 22, 23 e até 25, o que não me ajudou em nada, já que só queria confirmar se era no dia 21.

Desastre.


De qualquer maneira, deixo aqui as minhas melhores intenções de dar as boas-vindas à nova estação, sem dúvida a minha preferida do ano.

Eu sempre fico ansiosa pela chegada da primavera: temperatura aumentando, os dias ficam mais longos e bonitos, existe uma renovação em todo lugar.

E podem esperar, vai ficando cada vez melhor.


Salut Printemps!
Benvenuta Primavera!
Bienvenida Primavera!
Welcome Spring!
Bem-Vinda Primavera!



*Além da foto ser linda, não é uma ótima idéia
(e fácil) para decoração em casa?

Tuesday, September 20, 2011

De Volta À Escola


Se cada casa tem uma história, este quadro negro dá uma boa pista da função anterior desta propriedade em Burgos, Espanha. Ele foi encontrado no imóvel e hoje ocupa lugar de destaque na cozinha (abaixo, outra vista da mesma cozinha e sua antiga parede de pedra - a lousa fica na parede oposta).


A construção foi descoberta por acaso por um designer de interiores, durante uma viagem para atender alguns clientes. E, sim, já serviu como escola, com o espaço antigamente ocupado por carteiras escolares hoje transformado em um pequeno refúgio particular.


Quadros feitos com lâminas procedentes de um herbário fechado nos anos 1960 decoram a parede do hall de entrada.


A sala de estar é dividida em uma série de ambientes menores. Nesta foto é possível ver o sofá, e na seguinte a sala de jantar que fica logo atrás dele, sem uma divisão formal entre os espaços.



Em seguida da sala de jantar, existem duas portas: a da direita, da cozinha, e a da esquerda, do banheiro (as portas aparecem nas duas imagens anteriores).


Já a suíte fica no piso superior, todo revestido com cerâmica artesanal.

O caráter da construção original, de 1936, foi mantido em toda a casa. Pisos de madeira, vigas e janelas foram recuperados. O trabalho foi mais que bem feito: o resultado é tão aconchegante que fica difícil de acreditar que o imóvel não tenha sido construído para ser uma residência.

Estou pronta para fazer a mudança amanhã. E vocês?

Link
Fonte: Nuevo Estilo

Wednesday, September 14, 2011

Mais Espelhos, Mais Espaço


Uma cliente me ligou esta semana encomendando o projeto de interiores de um apartamento que a família acabou de comprar. Novo, bem localizado, boa construção, mas acompanhando a tendência atual de imóveis cada ves mais caros e menores.

Entre uma série de detalhes que estamos conversando, uma das principais é o quarto: como fazer a disposição dos móveis sem que ele fique um espaço claustrofóbico. Minha proposta para eles é, em primeiríssimo lugar, um armário com portas espelhadas.


Espelhos são essenciais na decoração, mas são ferramentas fantásticas especialmente para pequenos espaços. O mecanismo é simples: eles criam a ilusão de profundidade. Nada mais é que uma ilusão de ótica, já que percebemos o reflexo como um volume adicional.


Para quem lembra das aulas de física, a distância do objeto em frente ao espelho é a mesma da imagem em relação ao espelho. Em outras palavras, seria como se o quarto dobrasse de tamanho. E, claro, quanto maior o espelho, maior a área de reflexão.


Mas não se prenda às paredes. Portas dos armários funcionam muito bem e ficam muito mais leves com ele (veja outros móveis espelhados aqui).


Gosto muito da solução do quarto abaixo: a porta central também recebeu painéis espelhados e se mistura com os armários. A parede fica com um acabamento contínuo e o efeito é muito melhor.


Como acontece com qualquer produto, as opções são muitas e os preços, idem. Espelhos envelhecidos, coloridos, acabamentos bisotê... a lista é imensa.


Minha sugestão é simples: se você tem um quarto pequeno ou um armário sem personalidade que precise de uma transformação, considere investir em espelhos. Eles realmente fazem milagres.


....................

Para quem se interessar em revestir as portas de algum armário e precisar de ajuda ou sugestão, estou à disposição!

....................

Lonny

Já falei da Lonny? Ela é uma revista online com ótimos artigos sobre interiores. Você pode se cadastrar gratuitamente e criar seu arquivo de matérias e produtos favoritos que apareceram no site. Vale a pena visitar.

Sunday, September 11, 2011

Recomeçando a Rotina

Detalhe da macieira para a Patty; detalhe da bicicleta para a Lu

Estou feliz em anunciar que amanhã é dia de trabalho.

Para quem não sabe, aqui em Curitiba dia 08 de setembro também é feriado, o que resultou em uma semana útil de apenas dois dias.

Além de não conseguir fazer quase nada do que eu precisava, tive que fazer milagres para entreter meu filho durante um feriado prolongadíssimo que, em grande parte, foi frio e chuvoso.

Mas não posso reclamar de hoje. O dia quase me faz esquecer que os outros não foram o que eu esperava!

....................

Cheap and Chic

Estou atualizando a loja aos poucos (bem aos poucos). Peço desculpas para aqueles que estão esperando reposição de estoques dos produtos que eu faço, mandando emails, porque há meses tenho trabalhado até durante finais de semana e feriados para dar conta do meu trabalho como arquiteta. Imagino (e espero, porque estou esgotada) que logo as coisas voltem ao normal.

Por enquanto coloquei no ar alguns ímãs de geladeira, um produto que venho desenvolvendo há algum tempo. São figuras aplicadas sobre uma chapa de madeira cortada a laser. São quatro temas que você pode ver aqui, aqui, aqui e aqui.

Wednesday, September 7, 2011

Aniversariando


Ainda não acredito que sou blogueira. Eu, que sempre tive muita dificuldade em deixar outras pessoas lerem meus textos e redações, nunca imaginaria chegar aqui um dia!

Dois anos atrás eu escrevi este texto e o Inspirational Homes nasceu (pelo menos oficialmente, sem contar os vários testes e layouts que fiz antes disso).

Como efeito colateral inesperado, posso dizer que fiquei mais disciplinada. Pesquisar, escrever, ter novas idéias... ter um blog dá um bastante trabalho, mas também é uma maneira de estudar e me manter atualizada na área. Entretanto, não tenho dúvidas que o melhor de toda esta experiência foram as pessoas maravilhosas que conheci - vocês sabem quem são!

Obrigada a todos que seguem, visitam, deixam comentários, sugestões - os dois anos que estamos comemorando só fazem sentido por causa de vocês!

Saturday, September 3, 2011

Serena e Sofisticada


Tobi Farley não era novidade pra mim: adoro o estilo limpo, colorido, inconfundível. Em 2009, fez parte da lista da revista Traditional Homes como uma das 20 melhores designers do ano. Não preciso dizer mais que isso para justificar meus suspiros a cada trabalho novo que ela apresenta.


O último, pelo menos entre os publicados, foi feito para esta casa. Estou sempre pesquisando, tenho um arquivo enorme de imagens de interiores mas, mesmo assim, posso dizer que esta cozinha é uma das mais bonitas que já vi.


Como passo inicial em qualquer trabalho, ela tenta identificar os gostos do cliente. Para este casal em particular, a pesquisa foi fácil: as fotos dos ambientes que eles colecionavam sempre mostravam um estilo litorâneo, com tons neutros e detalhes em azul ou verde suaves.

Um antigo terraço lateral foi incorporado à cozinha para que esta ganhasse mais espaço. Foram planejadas grandes aberturas, como a janela e a porta francesa, e com isso eles ainda ganharam uma bela vista do campo de golfe que fica próximo à casa.


Com dois filhos e um cachorro, para eles o espaço para armazenamento também era um ponto importante, já que a idéia era manter as bancadas desobstruídas. Acessórios, correspondências, chaves e materiais escolares têm lugar garantido nos vários armários, e a ilha central da cozinha foi equipada com cestos para que outros itens possam ser guardados rapidamente.


Também era importante criar uma unidade em toda a casa, então a paleta de cores usada em otros ambientes é sempre muito próxima.


Outro terraço cedeu espaço ao novo banheiro do casal, enquanto que o antigo foi convertido em closet. Da mesma forma que aconteceu na cozinha, estas mudanças resultaram em mais janelas e mais luz natural.




O projeto conquistou a capa da revista At Home In Arkansas. Vale a pena visitar o site para ver todas as imagens!


....................

Imprevistos

Hoje chegaram, finalmente, as peças de ferro fundido que compramos para a nossa área de lazer. São bases de bancos e mesa, mas para minha surpresa não vieram pintadas como deveriam. O site da fundição não especifica cor, mas na foto elas são pretas e eu imaginei que viriam assim. Com tanta coisa para resolver, agora ainda preciso cuidar de mais uma pendência.