Tuesday, December 29, 2009

Beleza que se põe à Mesa

Imagem via House Beautiful

Em conjunto com a área de estar, a sala de jantar é um dos espaços principais de qualquer residência para receber convidados. Os estilos podem variar do formal (assunto deste post) ao casual, dependendo do uso pretendido e preferências pessoais.

Imagem via Phoebe Howard

A escolha da mesa é o primeiro passo, e talvez o mais importante: leve sempre em conta as dimensões do ambiente, o formato, o espaço necessário para afastar as cadeiras e a circulação (pelo menos 80cm ao redor da mesa). As redondas são as que mais favorecem o convívio, além de suavizarem ambientes muito retos e sem adornos. As quadradas funcionam bem em ambientes pequenos, e as longas, em espaços retangulares.


Residências com pouca metragem também podem ter uma sala de jantar elegante, mesmo em um espaço integrado com a área de estar. Escolher uma cor de destaque para uma das paredes contribui para a sensação de um ambiente separado (escolha os acessórios com antecedência, porque você encontrará a tonalidade desejada de tinta, mas o inverso nem sempre acontece). Invista também nos tecidos de revestimento das cadeiras.

Imagem via Phoebe Howard

Para armazenamento, não é necessário limitar-se aos tradicionais buffets. Cristaleiras rasas, de canto ou prateleiras acrescentam um toque de personalidade, além de possibilitar o armazenamento vertical, ocupando menos espaço.


Imagem via Suzanne Kasler

A iluminação é igualmente importante já que, ao mesmo tempo que se deseja valorizar as cores dos pratos servidos, ela não pode ser muito intensa, já que a intenção é criar um ambiente intimista. Pendentes são excelentes para este fim, tanto pela estética quanto pelo desempenho: a fonte de iluminação fica mais próxima da mesa, que se destaca, enquanto o restante do ambiente não é atingido por uma luz da mesma intensidade.


Se o espaço é pequeno, tente adicionar espelhos para a sensação de maior amplitude (nas paredes ou revestindo móveis). O uso de tapete é opcional. No caso de ambientes compartilhados, ele pode ajudar a delimitar o espaço do jantar. Quanto ao tamanho, é importante que seja maior que a projeção da mesma para que as cadeiras, mesmo quando em uso, ainda descansem sobre ele.


Moderno, tradicional ou romântico, atmosfera que você cria para cada ambiente é simplesmente o resultado de uma seleção cuidadosa da paleta de cores, objetos e mobiliário, criando um conjunto agradável - e pronto para receber!

Imagem via Windsor Smith

1 comment:

  1. I think your blog is just lovely - I will be following it right away!

    Chelsea

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails