Monday, November 23, 2009

Listras e mais listras


Quer dar mais estilo a um ambiente comum? Uma maneira simples de fazer isso é usar listras, seja nas paredes, tapetes, cortinas ou acessórios.

Nas paredes, as listras verticais criam a ilusão de mais altura, enquanto as horizontais fazem as paredes parecerem mais longas.


A escolha da escala é muito importante: as listras finas são mais sutis e podem ser usadas em almofadas, cortinas e acessórios. As mais largas atraem a atenção no ambiente, e exigem mais cuidado. Se muito largas, evite usar duas cores muito contrastantes ou, como segunda opção, escolha uma parede menor para ser pintada. Listras largas são impactantes mesmo em pequenas superfícies.

Imagem via House of Turquoise

Abaixo, um exemplo de como estampas diferentes (listras horizontais e verticais de várias escalas, florais e círculos) podem dar vida a um quarto que, sem elas, seria um ambiente simples. Muito equilíbrio com um resultado agradável.

Imagem via Coastal Living

Em escala mais reduzida, nos tecidos de decoração, as listras dão textura ao espaço.

Imagem via Suzanne Kasler

Na imagem abaixo, as listras horizontais fazem uma delimitação visual do espaço do hall de entrada, mesmo que este não tenha paredes para separá-lo fisicamente da sala de estar.


Três versões em quartos infantis: suave e com listras irregulares nas paredes, largas nas cortinas e almofadas (note que, apesar de usadas em poucas superfícies, elas atraem toda a atenção na imagem) e a localização incomum, no teto, das vibrantes listras amarelas.



Imagem via Apartment Therapy

No piso, as listras suaves complementam a textura das cadeiras e almofadas florais e do tecido xadrez das poltronas.


Imagens via House Beautiful

As listras, que na Idade Média já foram malvistas e por muito tempo serviram para identificar os banidos da sociedade, virou moda e representou até a liberdade (como no exemplo da bandeira americana). Hoje já não carregam nenhum significado político, nem existe mais a obrigação das linhas equidistantes ou limites de cor. Mesmo com um passado de altos e baixos, as listras parecem ter futuro certo na decoração.

1 comment:

  1. Oi Deb! lavanda é tudo de bom mesmo ne? mas oque sao estes quartos maravilhosos? Adorei! bjo grande.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails