Confesso: eu adoro estas janelas ladeando a cama de casal. Infelizmente, não fazem parte da nossa cultura - vi, no máximo, cabeceiras debaixo de janelas nas dimensões mais convencionais e, mesmo assim, só quando não existe outra disposição possível para o mobiliário do quarto.
Imagem via Southern Accents
Na prática, acredito que tenham mesmo suas desvantagens: é quase impossível que a luz não atrapalhe o sono, o manuseio das cortinas deve ser incômodo, e também conta a falta de privacidade.
Imagens via Better Homes and Gardens
Mas eu gosto da aparência, das camadas, do cenário que elas criam e, mais que isso, da luz que entra no ambiente.
Imagem via Pottery Barn
Imagem via Better Homes and Gardens
Cortinas romanas provavelmente têm manuseio mais prático nos casos dessas janelas, já que o acesso é restrito pela presença das mesas de cabeceira.
Imagem via Phoebe Howard
Imagem via Better Homes and Gardens
Janelas mais altas resolvem boa parte dos problemas de funcionalidade, mas perdem um pouco do apelo estético (apesar disso, definitivamente o quarto abaixo é lindíssimo).
Imagem via House Beautiful
Para quem tem a possibilidade de construir uma casa e tomar todas as decisões, uma medida simples como afastar as janelas soluciona todos os problemas: as mesas de cabeceira não bloqueiam as cortinas, a luz do sol não será tão intensa e ainda assim a janela está próxima o bastante para fazer parte da composição da parede da cabeceira.
Imagem via Suzanne Kasler
Definitivamente, eu gostaria de ter toda essa luz disponível - mesmo que isso significasse um pouco mais de esforço ha hora de fechar as cortinas!
No comments:
Post a Comment