Sunday, March 14, 2010

Janela Indiscreta


Confesso: eu adoro estas janelas ladeando a cama de casal. Infelizmente, não fazem parte da nossa cultura - vi, no máximo, cabeceiras debaixo de janelas nas dimensões mais convencionais e, mesmo assim, só quando não existe outra disposição possível para o mobiliário do quarto.


Imagem via Southern Accents

Na prática, acredito que tenham mesmo suas desvantagens: é quase impossível que a luz não atrapalhe o sono, o manuseio das cortinas deve ser incômodo, e também conta a falta de privacidade.



Mas eu gosto da aparência, das camadas, do cenário que elas criam e, mais que isso, da luz que entra no ambiente.

Imagem via Pottery Barn


Cortinas romanas provavelmente têm manuseio mais prático nos casos dessas janelas, já que o acesso é restrito pela presença das mesas de cabeceira.

Imagem via Phoebe Howard



Janelas mais altas resolvem boa parte dos problemas de funcionalidade, mas perdem um pouco do apelo estético (apesar disso, definitivamente o quarto abaixo é lindíssimo).

Imagem via House Beautiful

Para quem tem a possibilidade de construir uma casa e tomar todas as decisões, uma medida simples como afastar as janelas soluciona todos os problemas: as mesas de cabeceira não bloqueiam as cortinas, a luz do sol não será tão intensa e ainda assim a janela está próxima o bastante para fazer parte da composição da parede da cabeceira.

Imagem via Suzanne Kasler

Definitivamente, eu gostaria de ter toda essa luz disponível - mesmo que isso significasse um pouco mais de esforço ha hora de fechar as cortinas!

No comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails