Monday, August 2, 2010

Elegância Prática


Esta casa foi totalmente renovada, interna e externamente, com inspiração na paisagem do entorno, usando cores que remetem ao verão misturados com verdadeiros tesouros vintage.

A sala de jantar não poderia ser mais simples no que diz respeito aos materiais, mas é bem detalhada na composição: os assentos são de modelos totalmente diferentes (em um dos lados as cadeiras foram substituídas por um banco), as estampas variadas (não só entre poltrona x almofadas; note que a parte posterior da poltrona não é floral, mas listrada) e a precisão em misturar verde e azul no mesmo ambiente chegou a um resultado suave e muito natural.


A cozinha é aberta e repete a paleta de cores da sala de jantar. Gostei muito da placa Groceries (tão fácil de fazer que isso já está me dando idéias...) e do lambri usado no balcão, que lembra mesmo a madeira gasta das construções litorâneas e até dos barcos.



Ao lado da mesa de jantar, um pequeno espaço para descontração antes ou depois das refeições. A mesa central é pequena e baixa, ideal para apoiar copos e aperitivos. A disposição dos chapéus em torno do espelho contribui para o clima despojado da casa.




O verde não está presente na sala de estar, onde os tons de azul predominam. Mais uma vez, a diversidade de estampas enriquece o ambiente.



Estes bancos florais (em primeiro plano acima, à direita; e abaixo, à direita) têm o tamanho perfeito, aproximadamente 45cm x 45cm e pela sua versatilidade foram usados também em outros ambientes.



Este acesso leva armários de um vermelho intenso, a partir de onde se avista um lavabo muito claro: na verdade, quase totalmente branco, a não ser pelo piso de um azul suave e a bancada na mesma cor, porém em um tom mais forte.


Na área íntima, decoração para todos os gostos: apesar da coerência entre os espaços ser evidente, cada um mostra uma personalidade bem definida.

Neste quarto de hóspedes a combinação de verde a azul continua, mas com tons mais vibrantes.



Neste outro, também para hóspedes, a paleta de cores é bem mais ampla, porém com maior ênfase para o verde e o vermelho.


No quarto principal, tons de vermelho em uma concentração não vista em nenhum outro dormitório.


Mesmo sendo uma cor quente e muitas vezes desaconselhada para este tipo de ambiente, o resultado continua suave já que somente as duas poltronas são os grandes volumes de vermelho sólido, e o restante é bem suavizado pela combinação com o branco.


No dormitório abaixo repetes-se a mesma paleta de cores da suíte principal, mas com papéis invertidos: a predominância do azul é clara, mas o vermelho é tão vibrante que uma simples almofada nesta cor foi suficiente para dar o contraste necessário.



No banheiro, o vidro verde foi o suficiente para dar um toque de cor. Com exceção dele, apenas uma cadeira e os cestos de vime quebram a monocromia do ambiente.



O projeto, como um todo, é maravilhoso: a casa tem, sem dúvidas, uma inspiração litorânea, com uma paleta de cores claras e naturais, materiais de fácil manutenção e sem objetos decorativos em excesso mas consegue uma aparência de elegância e sofisticação ao mesmo tempo que oferece tanta praticidade. Quem poderia exigir mais?

....................

A autora do projeto

Sarah Richardson, a profissional responsável pela decoração desta casa, tem nada menos que quatro programas de televisão, todos dedicados ao design de interiores.

Em cada episódio Sarah e seu time de profissionais, como em muitos programas do gênero, resolvem problemas e implementam soluções criativas e inovadoras para seus clientes. Mas as câmeras seguem Sarah o dia todo, todos os dias, mostrando os bastidores do processo que é decorar uma residência: as experiências, os problemas e os sucessos.

E isso não é tudo: além do trabalho na tv, ela ainda tem uma linha de produtos (como mobiliário) que leva seu nome, chefia sua empresa Sarah Richardson Design há mais de uma década e tem seus trabalhos exibidos com frequência em publicações do Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

....................

Continuo solicitando a quem tiver disponibilidade que colabore com minha pesquisa na barra lateral do Cheap and Chic. Tenho uma série de produtos em desenvolvimento e gostaria de saber quais são as preferências das pessoas que visitam o blog.

Obrigada!

2 comments:

  1. Boa tarde, Débora.

    Vou aproveitar que estou de molho em casa com um probleminha no nervo ciático e colocar em dia tudo o que quero falar com vc. rsrsrs

    Começando pelo se filho, imagino o susto do bebê e o desespero dos pais quando a escada caiu. rsrsrs Quando ele estiver maior e souber dessa história, pode ter certeza que contará aos amigos como se fosse uma aventura, uma arte programada. Experiência própria, pode acreditar!!! Ainda bem que ele não se machucou.
    Quanto a juta, nunca trabalhei com ela. É facil?? Dá um resultado bonito??
    E sobre o meu quadro: sugeriram uma moldura em pátina imitandando madeira de demolição. Não em tom branco, mas um tom mais escuro, entre o palha e a camurça. Nas cores sob a pátina, sugeriram predominância do vinho (em vários tons) para não fugir da figura. Que tal??
    E as suas visitas?? Já chegaram?? Foi tudo com você esperava?? Surpreendeu-os com sua casa??

    Uma ótima semana para você, menina.
    Abs,

    Márcia

    ReplyDelete
  2. Linda casa!!! Amei!! Quero pra mim!!
    Bjs...
    Jad

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails