Saturday, January 7, 2012

Iniciando 2012


Bem-vindos a mais um ano do blog! Espero que estejam todos bem e prontos para 2012!

Embora eu já tenha voltado a trabalhar, meu ritmo está mais lento que de costume. Eu sou workaholic, mas confesso que tenho me controlado em parte porque meu filho (4 anos) está de férias e em casa em período integral. O outro motivo, não menos importante, é que meu marido implorou para que eu colocasse um limite nas minhas horas de trabalho.

Vamos ao que interessa: já estava com este post programado porque muitas pessoas me perguntam sobre minhas hortênsias desidratadas. Algumas pelo blog, outras aqui em casa, tocando os arranjos para ver se são naturais ou não.


Imagem via Design Sponge

Um tempo atrás resolvi desidratar minhas próprias flores e pesquisei alguns métodos na internet. Se você fizer o mesmo vai encontrar dicas para todos os gostos, mas todas elas são unânimes em um ponto: o momento de colher as flores é muito mais importante que a maneira de desidratá-las.

Meu erro de principiante: escolhi as hortênsias mais frescas e bonitas. Esqueça. Elas têm muita umidade e não secam rápido o bastante para manter a beleza. O melhor resultado acontece quando começam a secar no próprio arbusto, mas se esperarmos demais elas simplesmente ficam marrons. É um desafio.

Desidratação Natural

Corte alguns buquês com caules longos (de 30cm a 45cm) e retire as folhas.

Na primeira opção as flores são colocadas em um vaso com água: elas desidratam mais lentamente e as cores e formas ficam mais preservadas. Garanta que haja água até pelo menos a metade dos caules. Elas devem ficam em um local fresco e longe do sol. A água vai evaporar aos poucos e não deve ser reposta. Quando o vaso estiver seco as hortênsias devem estar prontas, com uma textura de papel.

Na segunda, as flores são colocadas em um vaso sem água ou penduradas individualmente de cabeça para baixo (este último evita que o caule se dobre pelo peso do buquê). Simples, mas elas ficam mais frágeis que no método com água.

Para as duas opções, não permita que as flores fiquem muito juntas. Ventilação apropriada é essencial para que elas desidratem e não apodreçam. O processo deve durar cerca de 3 semanas.



Desidratação com Sílica-Gel

Dizem o melhor método para manter a cor das flores é usando sílica-gel, mas ainda não testei. Outra suposta vantagem é que a hortênsia fica com a aparência da planta fresca, muito natural - já vi fotos e é impressionante!

Os caules devem ser mais curtos (não é por motivos científicos, mas por economia de espaço) e colocados em um pote um pouco maior que o buquê, com o fundo cheio de sílica-gel.

Segure a flor no meio do pote e continue despejando a sílica-gel aos poucos, primeiro ao redor do caule e depois entre as flores. Bata levemente no pote para assentar os cristais e continue o processo até que a hortênsia esteja totalmente coberta, com uma camada de pelo menos 1cm de cristais acima dela. Mantenha o pote fechado por quatro ou cinco dias, e depois retire a flor com cuidado. Use imediatamente ou guarde, protegendo sempre da umidade.


*****

Deixo claro que ainda sou uma iniciante no assunto. Alguns buquês ficam ótimos, outros nem tanto - mas uso assim mesmo, como "enchimento" para os arranjos. Depois de secas as flores devem durar cerca de um ano (para qualquer um dos métodos). Na pouca experiência que tive, as flores rosas duraram mais que as azuis, que desbotam muito mais cedo. Mas não tive coragem de trocar as minhas ainda: elas perderam a cor, mas continuam com o encanto de sempre.


Hortêsias desbotadas aqui em casa
(duas últimas imagens)

4 comments:

  1. Nossa tão simples de fazer e tão lindo.
    As que fez estão perfeitas, lindas mesmo.

    Mandei desidratar meu bouquet de casamento, não sei que tecnca usaram mas manteve até as cores ficou lindo mas foi o "olho da cara".

    Com certeza terá muita blogueira por aí desidratando, estou na fila rsrs.

    Bj

    ReplyDelete
  2. Nossa, ficaram lindas!! Parabéns! Bjuss

    ReplyDelete
  3. Oi Débora,

    Lindas as imagens. Eu adoro as hortênsias desidratadas, não imaginava que fosse tão simples de fazer. Ganhei algumas de uma amiga que se mudou para bem longe e elas ficaram lindas aqui em casa, mas a impressão que tenho é que a cor das minhas está mais escura que a das tuas.

    Beijos e um ótimo 2012
    Vitória Richter - Casa e Décor

    ReplyDelete
  4. Oi Débora!

    Muito obrigada pelo post!!!
    Vou tentar esta semana mesmo.
    Depois te conto como ficou.

    Beijosss e um excelente 2012 para vc, seu marido e seu filhote!

    Aline

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails