Thursday, May 17, 2012

O Tecido Certo


Eu gosto do efeito de vários tecidos e estampas em uma mesma decoração. Às vezes isso é o suficiente para deixar um espaço monótono muito mais interessante.



Considero mais fácil trabalhar a partir de uma amostra principal e criar o restante da decoração em função dela.

Para coordenar tecidos, o método mais simples é através da cor, mas não se esqueça de também variar o tema: ao invés de adotar três versões de tecidos xadrez, misture com um floral, listrado, geométrico, liso e assim por diante, dando preferência para que todos tenham uma cor em comum. Em geral também sugere-se usar até 3 padrões, mas esta não é uma regra fixa.


Também acho muito fácil começar a composição a partir de um tecido xadrez, já que ele sempre tem muitas cores combinadas para formar a estampa. Toda a sua paleta para os outros tecidos pode partir daí.


Use estampas menores em ambientes pequenos, ou a decoração pode ficar opressiva. Em ambientes grandes ocorre o inverso. Os tecidos podem ser vistos a uma distância maior, e por isso desenhos muito pequenos não ficam perceptíveis. Se você tem dúvidas, use uma escala intermediária, que funciona para os dois casos.


Se as paredes tiverem uma estampa ou uma cor dominante, suavize os tecidos e procure usar aqueles com fundo neutro ou branco.

Você vai perceber instintivamente quando acertar a combinação. Confie no seu olho e divirta-se!

1 comment:

  1. Oi Débora! Essas combinações estão lindas! Me deu vontade de trocar todas as minhas capas de almofadas. Já que eu estou fazendo o orçamento para trocar as janelas, não seria uma ideia tão fantástica assim.
    bjs.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails