Thursday, June 7, 2012

Tijolo à Vista!


Minha obsessão atual são as paredes de tijolos de demolição (é segredo - não contem para o meu marido ou ele vai arranjar uma parede aqui para revestir agora mesmo!).


Mas sim, acho o efeito lindo, com uma textura riquíssima e sem ocupar nenhum volume.


As paredes de tijolos aparentes podem ser usadas em dois estilos que eu gosto muito. Um deles, bem masculino e industrial; o outro, feminino e romântico.



Para o primeiro os acabamentos são em geral mais rústicos, com poltronas de couro, banquetas e pendentes de metal, lâmpadas expostas e pouco branco, só para adicionar alguns pontos de luz. Invista em madeiras escuras ou de demolição e em peças pretas:



Na versão mais feminina, ao contrário, o branco vem em maior quantidade. O preto não precisa ficar de fora, mas é usado com moderação para ancorar melhor o ambiente. Lustres de cristal são bem-vindos, assim como o mobiliário clássico:



Ou você ainda pode mesclar os dois estilos, criando um ambiente menos definido:




Na minha opinião funcionam muito bem em escritórios e espaços de trabalho em geral.




Em cozinhas, tenho minhas dúvidas. Não usaria na parede do fogão, porque mesmo selado o tijolo não tem a praticidade de limpeza da cerâmica.



Mas não teria problemas em colocar o revestimento em uma parede mais afastada.



Tenho uma testemunha que morou em dois apartamentos com paredes de tijolos expostos (um de 1820 e outro de 1910) e garante que nenhum deles apresentou problemas, seja de umidade, pó ou insetos.


É verdade que também já ouvi muitas reclamações, mas em todos os casos tive a impressão de problemas estruturais e não propriamente dos tijolos (cobertos ou não, acredito que essas pessoas ainda teriam as mesmas reclamações sobre as paredes). 



Temos tijolos de demolição no piso e bases de um pergolado no jardim. Estão instalados há pouco mais de um ano, mas gostei muito do material, da praticidade e da textura. Baseada nesta experiência (não me arrependo da reforma nem por um segundo) eu estaria disposta a usar uma ou duas paredes expostas na decoração interna, mas dificilmente um cômodo inteiro. Aconchegante e rústica, mas com um toque clássico. Definitivamente seria bem-vinda aqui em casa. E para você?

4 comments:

  1. Eu acho lindo. Ou melhor, faz bem pouco tempo dque comecei a achar, a casa já estava pronta então não tenho coragem de mudar. Mas quando fizer a churrasqueira quero tentar usar se possivel no piso.

    Adorei algumas fotos de cozinha que mostrou. Hoje estive na Leroy e comprei um quadrinho tipo relogio escrito Patisserie e mais umas coisinhas que preciso procurar a tradução rsrs. Meu marido tira sarro de mim, diz que estou comprando um quadrinho escrito "a pessoa que comprou este quadro sem saber a tradução nem imagina que esta escrito - voce é uma bobinha" kkk, é um palhaço mesmo.

    Dos estilo que mostrou fico com o romntico e meu marido com o outro com certeza.

    Bj, ótimo feriado.

    Ah, joguei no pinterest algumas destas fotos, mas vai com credito ok.

    ReplyDelete
  2. Eu odeio tijolos aparentes, ao menos aqui em casa. Por conta disso, passei por uma odisseia aqui em casa agora. Ainda preciso contar isso no blog. O troço estava tão feio que nem tirei fotos do antes e depois. Bjs.

    ReplyDelete
  3. Débora minha linda! Muito obrigada por sua ajuda, eu fiquei feliz de saber que eu não errei, o que você falou é verdade, o verdadeiro Provençal não é tudo branquinho. Eu vejo muitas imagens do Pinterest e vejo o rústico no ambiente Provençal, alguns moveis em madeira natural, ou pintados, mas quase nenhum totalmente branco. Eu optei por este recurso pois meus moveis são de pobre rsrsrsrs. Eu não sei porque ou onde começou este Provençal todo branco, temos no Sul as lojas Chateau Blanc que fazem esta colocação do Provençal todo branquinho,e eu acho que este branco foi mais para puxar para um estilo romântico. Eu gosto muito, mas se eu tivesse grana iria optar pela madeira natural rústica, e o estilo Luiz XV que eu adoro. Muito obrigada por sua ajuda, me tirou um peso. Este seu post eu ainda não tinha visto, adorei. Um bj no seu coração.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails