quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Claro ou Escuro?

Estamos com um dilema aqui em casa! Temos um móvel grande na sala, de madeira bem escura.

Ele é muito parecido com este da imagem seguinte, com exceção que não é fechado na parte de baixo (imaginem que o desenho da parte superior é o mesmo em toda a altura do móvel).


Imaginem que estas duas portas laterais (com vidro) são de correr. Na parte central deixamos a TV, DVD, decoder, aparelho de som e toda a parafernália tecnológica.

Quando não está em uso, as portas fecham e escondem esta parte central. Nas laterais (com iluminação embutida) temos prateleiras para objetos de decoração.

Imagem: Pottery Barn

Nosso móvel também fica do lado direito, assim como o da primeira imagem (é verdade, as duas situações são muito parecidas!), e ao lado dele temos uma estante enorme e branca que apareceu neste post (os dois móveis são embutidos). Enfim, é um ambiente quase pronto. 

Imagem: Pottery Barn

Eu gosto muito do contraste desta madeira com o branco, ao lado. A sala é bem clara e este móvel da tv ficou bem clássico, sofisticado. Na minha opinião, precisamos expor objetos claros que vão ficar lindos no fundo escuro. 


Já meu marido acha que deveríamos deixar o fundo dela branco com o mesmo papel de parede que usei no quarto do meu filho, com relevo imitando lambri.


Cheguei a cobrir o fundo do móvel com papel para fazer um teste e não gostei nada. Eu acho que o branco só funciona se todo o interior do móvel for modificado: prateleiras e laterais também, não só o fundo.


Na minha opinião a parte interna tem que ser toda da mesma cor, seja ela qual for. Caso contrário as prateleiras ficam muito marcadas, e a profundidade do móvel também. Muita informação, aparência de bagunça - e isso ainda com os nichos vazios, imaginem quando eu colocar a decoração! Não conseguimos chegar a um consenso.


Fizemos um acordo e eu vou decorar as prateleiras com o móvel escuro, do jeito que está. Se ele não gostar, ai vamos para a parte mais difícil, que é a transformação da estante.

O nosso móvel é mais escuro que este, mas vocês entenderam a idéia!

Pesquisei imagens com as duas opções, mas e agora? Branco? Escuro? Quem sabe alguma cor intermediária que possa ficar só no fundo, sem tanto contraste com a madeira? Alguém arrisca um palpite?

5 comentários:

  1. Oi Débora,
    Eu sempre gostei de móveis escuros, tem cara de mais sofisticado, robusto rsrs, entretanto aqui nesta casa quando for decorar vou procurar madeiras mais claras e algumas brancas, acho que vai combinar melhor com o estilo da casa.

    Eu vi as imagens, até gostei do fundo branco na estrutura escura mas destaca bastante mesmo.
    Nem vou opinar, tenho certeza que seja qual for a escolha vcs vão deixar lindo!

    Sobre minha paredinha: o hall eu desisti, estudamos várias opções para fazer o hall exatamente como eu queria (tipo corredor) com paredes laterais e tudo mais eu teria que mexer em muita coisa uma vez que a porta é central e bem abaixo do vão de 6m do mezanino, realmente não estou com vontade de fazer algo tão drástico na casa que recém foi construída.

    Mas, além do hall eu sentia falta de uma "proteção" na sala de jantar, que acabou ficando bem em frente a porta de entrada, aí, mandei colocar uma paredinha de bloco de gesso com 1.50 de largura deixando passagens pela lateral, ema embutir no teto do corredor, aumentou um pouco os limites da salinha de jantar e agora quem chega não vê minha mesa de jantar.
    Esta no bruto, mas logo coloco no blog, mesmo sem decorar pq isso levará um tempinho, ainda vou ver se coloco papel de parede, se pinto e que tipo de móvel vou colocar em cada lado dela.

    Ótima quinta.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Querida Débora, obrigada pelas palavras gentis.Concordo com a frase que citou: que devemos zelar pela felicidade de nossos convidados...So gostaria de ter mais tempo para receber mais (tipo: ser uma senhora da era vitoriana cuja unica ocupação seria bordar, ler e receber bem...rs) mas como não tenho todo o tempo que gostaria, faço o melhor com o que tenho.

    E espero um dia recebê-la para um chá por aqui...

    ResponderExcluir
  3. Ah, e quanto ao seu dilema desse post, sou a favor do fundo branco no armário escuro... Boa sorte com as decisões!

    ResponderExcluir
  4. Débora, eu sou radical: ou todo o interior branco, ou todo escuro. Se pintar só o fundo, vai parecer que faltou tinta. E não gosto de cores intermediárias nos móveis, ainda mais no interior. Eu olhei as fotos e não gostei, concordo com vc. Ele é lindo bem escuro. bj.

    ResponderExcluir
  5. Patty, eu estou no maior dilema! Hoje eu tenho certeza de uma coisa, amanhã nem tanto!

    Mas vou tentar resolver tudo com o móvel escuro mesmo! E também acho que deixar só o fundo branco vai deixar a aparência muito estranha!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails