Tuesday, December 11, 2012

Receita para o Aconchego


Quartos deveriam ser aconchegantes, lugares onde nós temos vontade de passar o tempo. O problema é que a definição do que é um espaço convidativo varia muito de pessoa para pessoa. Entram questões como paleta de cores, disposição de mobiliário, iluminação. Até a presença (ou não) de uma TV é motivo de discordância.

Por outro lado existem outras características comuns para a maioria, e que podem ser exploradas independente do estilo da decoração e do tamanho do quarto.

Fiz uma pequena lista de 6 pontos que, na minha opinião, são fundamentais:

1. Paredes

A cor das paredes com certeza determina o nível de serenidade do quarto. Você pode até adorar vermelho ou laranja, mas essas cores vibrantes devem ser usadas em acessórios ou estampas delicadas. Nas grandes áreas, mantenha as cores neutras.


Os tons mais escuros criam uma atmosfera aconchegante com facilidade, mas devem ser usados com cuidado porque deixam ambientes pequenos com aparência de serem ainda menores.




2. Têxteis

Algumas pessoas compram jogos de cama sem considerar a decoração do ambiente onde vão ficar. Como a cama é uma peça que ocupa grande parte do quarto, roupas de cama inadequadas acabam se tornando um erro muito visível e nada disfarçável. Eu gosto de lençóis brancos, que sempre deixam o ambiente bem leve...

House to Home

... mas para quem faz questão de estampas, o segredo é coordenar as cores das roupas de cama com a cor das paredes - e "coordenar" não quer dizer exatamente repetir a mesma cor, mas fazer uma composição harmoniosa. Para quartos pequenos, evite estampas grandes em geral, em lençóis, papéis de parede e outros.

House to Home

Ainda no mesmo tema podemos incluir as cortinas e tapetes, que também fazem uma enorme diferença.


3. Mesas de cabeceira

Normalmente me pedem peças que tenham espaço suficiente para livros, copos d'água, às vezes óculos. Parece bobagem, mas são pequenas conveniências como esta que nos ajudam a relaxar.

Phoebe Howard

4. Almofadas e travesseiros

Colocar alguns travesseiros ou almofadas sobre a cama aumentam a sensação de conforto. Não tenho uma regra fixa para isto, e nem sei se existe alguma. Mas se a cabeceira é escura, gosto de colocar a primeira peça branca, e em seguida a colorida. Em resumo, fazer a disposição de modo a valorizar o contraste, de acordo com as peças que eu tenho em mãos.



5. Iluminação variada


Faz maravilhas por qualquer ambiente e acho que é um investimento especialmente importante para o quarto, onde realizamos tantas atividades diferentes. Às vezes precisamos de uma boa iluminação quando nos vestimos, uma luz direcional para leitura, ou outra mais difusa só para relaxar. Considere usar um dimmer, funciona muito bem.


Não só as luminárias são importantes, mas também as lâmpadas. A luz branca nunca passa a sensação de tranquilidade e aconchego; prefira as amarelas.

6. Acessórios

Você já escolheu as cores, os móveis, as luminárias. Por último colocamos os acessórios, aqueles itens que realmente imprimem a nossa personalidade no ambiente. É a hora em que paramos um pouco de pensar em "função" e onde o quarto finalmente ganha personalidade.

É uma etapa prazerosa da decoração, e talvez por este motivo sejá tão fácil exagerar. O ideal é chegar em um ponto de equilíbrio onde o quarto pareça estar bem decorado, mas não sobrecarregado.

E os itens do dia-a-dia? Uma poltrona ou cabideiro com algumas peças de roupa? Brincos e colares colocados sobre o criado-mudo? O quarto pode ter tudo isso, desde que sem exageros, e não perder a aparência de organizado. Com moderação, só mostramos que ele tem vida.


O que é um quarto aconchegante para você? O que mais importante? Adicionaria algum ponto nesta lista?

3 comments:

  1. Eu vou fazer um quarto neutro, as paredes estão bem clarinha e quando for colocar os móveis vou optar por madeira branca e natural.
    Roupa de cama e cortina são o diferencial né, o charme do quarto.
    Perdi um ponto pro marido: TV no quarto, detesto mas ele gosta.
    Está instalada na parede, penso em esconder com algum tipo de móvel quando não estiver em uso.
    Adorei as dicas.

    Bj

    ReplyDelete
  2. Vou comprar só lençois brancos:)
    Eu sei que eles são lindos, mas não resisto aos coloridos!
    Bjs.

    ReplyDelete
  3. Debora, voltei aqui.
    Qual a cor da parede da primeira foto? Não consigo definir.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails