Tuesday, February 19, 2013

Herança De Família


Às vezes acho que as coisas não andam aqui em casa, mas não é uma observação muito justa. O problema é que fico focada no que falta fazer e não no que já terminamos.

Esse rádio aqui foi um dos pequenos projetos que foi completado no final do ano. Era do avô do meu marido, estava com a lâmina de madeira solta, não funcionava e tinha cupins. Um belo dia, ele trouxe para casa e decidimos fazer uma restauração.


A primeira coisa que fizemos foi desmontar tudo, limpar e fazer a descupinização. Meu marido levou a parte interna para um conhecido que adora mexer em rádios antigos. Voltou funcionando depois de alguns dias.


A caixa externa ficou comigo. Tirei a lâmina antiga, que era clara. Reapliquei uma nova, de madeira (não é revestimento melamínico). Fui escurecendo até acertar a cor e depois passei verniz acetinado. A borda na frente do rádio era pintada, então fiz uma mistura de tinta esmalte até chegar na tonalidade da madeira e pintei.

Tentei separar a moldura e essa tela da frente para fazer a pintura, mas com o passar de muitas décadas os parafusos ficaram tão presos que decidi não forçar. A saída foi isolar com bastante fita para não sujar, além de ter que fazer o serviço com mais cuidado.

Depois remontamos todos os mostradores. Nessa época ninguém usava plástico. Sendo vidro, foi um alívio recolocar tudo no lugar porque eu estava com muito medo que quebrassem enquanto estavam desmontados.



Os botões estavam muito feios, riscados ou quebrados. Meu marido consegui um jogo exatamente do mesmo modelo, só com o diâmetro um pouco menor. Eu gostei muito, achei que ficou até melhor, mais delicado.

Não sei se dá pra perceber pelas fotos, mas o rádio é grande. Bem grande. Não foi uma restauração fácil, mas adorei trabalhar nele. Decidimos que ele ficaria bem no nosso escritório, onde ele está exposto orgulhosamente.


Alguém mais está cheio de projetos para as próximas semanas? Eu pretendo fazer algumas alterações no lavabo. Ou começar, pelo menos. Vamos ver o que acontece até lá.

Uma boa semana a todos e obrigada pela visita!

9 comments:

  1. Que lindo Débora!!!... eu sou apaixonada por coisas antigas e acho que seu trabalho de restauração ficou perfeito!!! Tenho um rádio capelinha, mas não é vintage, é uma réplica que funciona e toca mp3...hehehe... é meu xodó!... seu rádio ficou lindo em cima desse armário!... adorei a cor da parede!
    beijosss

    ReplyDelete
  2. Acho maravilhoso ter em casa algo dos nossos avos, com história, é bacana.
    Ficou excelente e as fotos ficaram lindas.

    Bj

    ReplyDelete
  3. Olá Debora! Quando se tem criança pequena o tempo é curto até para blogar. Cas estou feliz por ter vindo aqui no seu cantinho agora enquanto meu filho ainda está dormindo. Consegui olhar cada detalhe, ler com calma e está sendo um belo passeio. Bela reforma de rádio. Imagino o frio da barrida e o cuidado de se mexer numa peça assim e com tanta história. Ficou lindo! E o seu outro blog? Amei! Mas isso eu vou comentar lá rsrs Beijos e tenha um bom dia!!!
    Cantinho da Galega

    ReplyDelete
  4. Lindo demais! aliás, dá para perceber que tudo está em total harmonia por aí, isso é maravilhoso né?
    Olha, em relação à máquina de costura, a minha é uma elgim JX4000 sim. Nunca tive problemas com ela, vem com DVD explicando direitinho como usar os pontos, passar a linha, e tudo mais.
    Já ouvi comentários negativos sobre ela também, mas eu não tenho do que reclamar.
    Bjo flor :)

    ReplyDelete
  5. Oi Débora, realmente ficou muito primoroso. Charmoso na medida. Parabéns pelo trabalho. em casa também tenho uma cama para fazer descupinização, mas sabe, tenho duvidas:já descupinizei uma vez e os cupins voltarão. Agora nem sei...

    Bom, parabéns pelos médicos da família. E obrigada pelos votos de felicidades para a pequena. :)

    Beijos!

    ReplyDelete
  6. Ficou ótimo, Debora! Eu aqui estou cheia de reformas, pois minha mudança será adiantada para o mês que vem, dá pra imaginar?

    De repente me empolgo em reformar um toca-discos que está no fundo da área de serviço rs. Ninguém o quer, coitado.

    Abraços,
    Vitória Richter

    ReplyDelete
  7. Pois é, o que tem aqui em casa não é lindo, mas funciona muito bem. É um Gradiente DS- 20, deve ter uns 25 anos. Muita música escutei neste toca-discos quando era criança.

    Abraços
    Vitória

    ReplyDelete
  8. Acho lindo esses rádios antigos. Em casa as coisas não andam mesmo, seria bom se existisse uma pílula para esquecer. O homem que instalou meu novo toldo em dezembro ainda não veio para terminar o serviço. Essa semana fiquei sabendo que ele está na praia.
    AH, adorei o vaso com hortênsias. Ficou perfeito.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails