Friday, January 10, 2014

Direto da Horta


Faz tempo que tenho uma horta suspensa em um acesso lateral da minha casa. É uma passagem de serviço, mas trato como se fosse social. Faço questão de ter a manutenção em dia, além de embelezar o espaço como faria com qualquer outro aqui em casa.



Percebi que as plantas da horta fizeram uma diferença enorme: deixaram o visual mais agradável e eu adorei  poder colher coisas que nós mesmos plantamos e cuidamos. É uma coisa um tanto bucólica poder preparar pratos com ingredientes frescos, recém-colhidos.





Vocês provavelmente já perceberam que a maioria das pessoas que têm uma horta em casa fazem isso em um cantinho escondido do quintal. No meu caso, resolvi aumentar minha produção para este ano, provavelmente utilizando alguns canteiros que tenho bem em frente à cozinha. A localização é ótima e, garanto, uma horta pode ter um visual tão bom quanto um jardim formal. Aliás, também é possível fugir do tradicional e fazer uma mescla entre verduras, ervas, frutíferas e até flores. Espécies como a lavanda, que também é usada na culinária, têm dupla função: embelezam e são comestíveis.











Este é um projeto para este ano (entre tantos outros). Não vou me apressar e estudar bem minhas opções: plantar hortas suspensas, canteiros elevados, containers ou simplesmente direto no solo? As opções são muitas e o espaço disponível nem precisa ser grande, mas a satisfação que ele traz com certeza será.

2 comments:

  1. Adorei a sua horta.
    Lindo demais.

    Beijo da MS

    ReplyDelete
  2. Nossa, ando sonhando com uma casinha rural e com uma horta, um pátio com piso de tijolo, muitas flores... enfim, sonhannndoooo rsrs.
    Bj

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails