Wednesday, June 4, 2014

Cama Perfeita


A decoração de quartos não é feita só de armários, criados-mudos e cabeceiras. Tão importante quanto isso está o toque final que dificilmente recebe o mesmo tratamento apesar de, sem dúvida, ter papel decisivo no resultado do ambiente: a roupa de cama.



Vale muito a pena investir nela: a cama é uma peça de grande escala e, com frequência, o ponto focal do quarto. Ela pode mudar a decoração de todo o ambiente sem a necessidade de uma grande transformação - nem mesmo tinta nas paredes.


Algumas pessoas gostam de misturar, outras preferem um conjunto mais clássico. Seja como for, acredito que a cama sempre deva passar a impressão de conforto. Na minha experiência pessoal, procuro começar escolhendo a cor de base. Em casa eu sempre compro conjuntos brancos de lençóis e fronhas. Essa base neutra destaca os outros elementos do conjunto e permite que você adicione mantas, almofadas e colchas de vários padrões e texturas, sem restrições.



A próxima escolha é a colcha, que pode ser estampada ou de uma cor sólida. Se quiser um visual monocromático, procure variar as texturas. Sempre mantenho a parte superior dobrada logo abaixo da linha dos travesseiros, o visual fica muito mais interessante sem a colcha totalmente estendida.




Agora a parte divertida: travesseiros! Escolha uma capa que combine com a colcha (não é necessário que o tecido seja exatamente o mesmo). Em seguida, adicione outro, desta vez de cor sólida. Gosto de usar capas com matelassê, um clássico, muito mais interessante que uma capa lisa. Existe uma regra geral que diz que o tecido estampado deve ficar no fundo e o sólido, na frente. Não acho que seja sempre assim e prefiro escolher caso a caso.



Você pode ainda colocar uma manta dobrada no pé da cama, em contraste com a colcha.


E, por último, escolher uma ou duas almofadas pequenas para colocar em frente aos travesseiros. Elas podem ser lisas, bordadas, estampadas, de formatos inusitados: tudo depende do estilo que você escolher.


Existem conjuntos prontos para comprar em lojas, alguns muito bonitos. Para quem tem medo de errar, são uma boa opção. Mas eles nunca incluem a manta e as pequenas almofadas. Procure completar o visual com elas. Isso vai encher seu quarto de personalidade!


Imagens: Pinterest, Sletvoll

4 comments:

  1. Olá Débora!
    Que post lindo com estas camas maravilhosas!
    Vc arrasa em suas dicas! Obrigada!
    Bjo!

    ReplyDelete
  2. Débora! Quanta roupa de cama bonita. Eu ainda me enrolo um pouco na arrumação da cama, tenho várias roupas de cama, mas nunca faço uma composição que ma agrade, queria conseguir fazer como nas fotos, mas eu acho que o meu erro é nas cores, vc falou que só compra lençóis brancos, acho que é aí que eu estou errando. Colcha eu só tenho duas,uma florida cor de rosa e uma branca matelassê que custou bem cara. Mas eu uso constantemente a branca, e forro toda a cama, depois coloco 4 travesseiros e uma almofada, acho que preciso de uma manta colorida, o quarto tem paredes azul claro e branco, colcha branca, qual a melhor cor da manta? A colcha com flores cor de rosa ficaria ruim fazer de manta? Me dá uma orientação amiga? Um bj no seu coração.

    ReplyDelete
  3. Débora! A cor do quarto é isso sim, tom pastel, a cor é ´´sala de leitura`` da Coral. Eu pensei, para não gastar muito, colocar a colcha florida de rosas que eu já tenho e fazer como se fosse uma manta, colocar as capas floridas no travesseiro aí ficaria dois travesseiros floridos e dois brancos isso por enquanto, pois estou gastando muito dim dim no momento. Você tem Face? Porque depois, eu faria uma foto para vc ver e colocava no Face in box. Um bj no seu coração.

    ReplyDelete
  4. Oi, Debora! Ainda não coloquei as fotos o meu quarto no blog pq faltam uns detalhes como a porta, por exemplo! Rs
    Mas assim q terminar faço um post! Bjo

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails