Friday, June 20, 2014

Nossas Escolhas


Este post é muito diferente do que eu tinha planejado para hoje, mas às vezes mudo de rumo de acordo com coisas que acontecem comigo. 

O assunto é: você se importa com a opinião das outras pessoas sobre a decoração da sua casa? Quanto isso afeta as suas escolhas?

Ontem à noite recebi uma mensagem de outra blogueira que fez uma bela transformação em uma sala de estar. Recebeu várias mensagens cheias de elogios, mas um único comentário negativo foi o suficiente para minar a segurança que ela sentia.

O dilema era: uma decoração branca e feminina combina com uma parede de tijolos de demolição? 

Minha opinião, favorável à reforma, está expressa em um post de muito tempo atrás. O ambiente em questão é este aqui. A dona da casa também está muito satisfeita (ou pelo menos estava, até receber o comentário). Na longa resposta que escrevi pra ela, além de reforçar minha opinião positiva, disse que ela não deveria se incomodar mais com o assunto.

Por quê? Bem, nós nunca vamos agradar a todas as pessoas. Algumas vão gostar das nossas escolhas, outras não vão compartilhar do mesmo gosto. 

Regras de decoração podem nos ajudar a identificar os pontos principais de cada estilo e, consequentemente, a alcançar o resultado desejado. Mas gosto de pensar nas regras de maneira mais maleável, como diretrizes. Elas podem ser quebradas, contornadas, adaptadas. Elas devem servir a você, e não o contrário. 

Decorar, ver a casa tomar personalidade - a sua personalidade - é muito recompensador. Chegar em casa e reconhecer que aquele espaço é seu, muito mais que uma satisfação pessoal, cria um vínculo e uma sensação de harmonia - e é aí que nossa casa passa a ser um lar

O que vocês pensam a este respeito?

10 comments:

  1. OH amiga! Que lindo, você se preocupou comigo mesmo... ´´Casa é onde o coração está``. Fez um post pra mim, adorei o seu conselho, pode deixar que não vou dar mais ouvido a este tipo de pessoa, que não sabe o que fala. Olha, eu gostei de saber de onde veio o estilo branquinho, Gustaviano, tinha que ser coisa de pessoas abastadas rsrsrs. Eu adorei este post. Você é uma pessoa muito especial. Um bj no seu coração.

    ReplyDelete
  2. Tem toda razão! A casa deve refletir o que vai no coração de quem mora lá! E quando a casinha é amada, que feliz ela é!!! Não importa se cheia de coisinhas bregas pra um, velhas pra outro. A beleza está nos olhos de quem vê, e por mais que o gosto às vezes não seja o msm, a gente sabe direitinho qdo entra num lugar onde foi posto amor e carinho. A casinha da minha amiga é assim, e só pelas fotos, vejo qto amor e carinho põe lá. E, aos meus olhos, muiiito bom gosto!!! Parabéns pelo post, e parabéns Rosaria, por meter a cara e mudar, inventar, e compartilhar. ADORO teu blog!!! Bjs!

    ReplyDelete
  3. E a casa em questão e belíssima cheia de amor a Rosaria tem muito bom gosto amei a postagem bjs

    ReplyDelete
  4. Parabéns Debora!!
    Sensacional o que você fez!!
    Adorei!!
    Bjus e feliz final semana!!

    ReplyDelete
  5. Oi Débora querida!
    Que post maravilhoso! Eu acredito nisto que vc falou, por mais que nos esforcemos, não vamos agradar todo mundo com nossas escolhas... sabe Débora, vc é profissional e entende melhor que ninguém, e justamente falou em algo que acho que é fundamental qdo diz respeito a nosso casa: ele têm que ter nossa personalidade! Temos que nos identificar ali e nas cosinhas que nos rodeiam, não é mesmo! Eu mesma, moro de aluguel, mas mesmo assim gosto de, na medida do possível, deixar minha casinha com o meu jeitinho...rsrsrs
    Parabéns pelas palavras tão sábias!
    PS1: amei saber que sua loja vai vir como site!!!!
    PS2: achei linda a parede da Rosaria, sempre amei o tijolinho a vista!
    Bjos!

    ReplyDelete
  6. Oi querida!
    Vi sim o comentário em questão... e vendo a sala da Rosaria não dá para acreditar que alguém não gostou daquela parede, né?! Mas é aquilo que vc escreveu, não dá para agradar à todos, em todo tempo e em relação a tudo que fazemos... Bjos!!!!

    ReplyDelete
  7. Além de profissional, você é uma pessoa tão gentil, e esse post reflete isso inteiramente!!!!!!

    Quem consegue agradar a todos??? Então a ordem é relaxar, respeitando o que nos seja essencial.

    E adorei a sala que o post se refere.

    ReplyDelete
  8. Débora minha querida! Eu nem sei como te agradecer, tantos comentários bonitos eu li no seu blog e no meu, eu havia postado no Face comentando o assunto e coloquei o link de seu blog para as meninas verem o lindo post que você fez. Muito obrigada, eu estou amando minha sala. Obrigada, por você ser tão profissional. BJ no seu coração.

    ReplyDelete
  9. Débora,

    Acho que a casa tem refletir a personalidade de quem mora ali realmente.
    Muita gente se importa se tá certo, se tá errado. A pergunta é "Tá feliz?", a casa é sua. Você que vai limpar, cuidar, morar.E as visitas vem e vão embora.
    Besitos

    ReplyDelete
  10. Nossa, eu achei linda a parede de tijolinhos! O provençal não é essas coisas que a gente vê na capa de revista de quartos de bebê! É bem distante daquilo, mas a maioria nem sabe, segue a onda...

    Achei maravilhosa a transformação e eu estaria super orgulhosa no lugar dela!

    Um beijo, Débora!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails