Quando eu era recém formada, lembro que poucas pessoas falavam em ter um closet. Os que existiam, na maioria, não passavam de um corredor estreito: na verdade não existia a idéia que fossem um ambiente nobre, mas um espaço para "esconder a bagunça".
A revolução que aconteceu nesse tempo foi incrível: o closet não só passou a ser um essencial para 90% dos meus clientes, como também ganhou status e espaço - muito espaço!
Quando a planta da casa ou apartamento não prevê um cômodo para ele, é comum que um quarto extra seja reformado para esta finalidade. E então vem a hora de escolher o estilo dos móveis, em que pesam, basicamente, dois fatores: gosto pessoal e orçamento.
Como hoje em dia espaço é um artigo de luxo, procuro fazer bom uso dos cantos, da profundidade e da verticalidade disponíveis (armários que vão até o teto). O projeto é sempre muito exclusivo, porque depende do uso de cada um, do tipo de roupa que a pessoa usa, das preferências de armazenamento. Para alguns uso muitos cabideiros; para outros, as roupas vão melhor em prateleiras e gavetas.
Em geral eu não gosto de armários sem portas, por causa do problema de poeira e do desbotamento das roupas (a parte que fica exposta à luz tende a perder a cor, o branco fica amarelado, etc).
Outro ponto a ser observado é que, com as roupas visíveis, o closet precisa estar sempre organizado para ficar bonito. Se a organização e disciplina não forem seus pontos fortes, um armário com portas vai ser muito mais prático no seu dia-a-dia.
Gosto reservar nichos abertos para poucos itens escolhidos a dedo, de forma que a manutenção seja fácil e também que os itens expostos valham a pena ser vistos. Será que todos os seus sapatos merecem ficar em destaque?
Dificilmente é o caso, certo?
Opte por um design que ofereça módulos abertos e fechados, garanto que a utilidade será maior.
Um cômodo com menos de 2,5m de largura
pode se transformar em um ambiente assim!
pode se transformar em um ambiente assim!
E para quem não tem muito espaço disponível?
A maior parte das imagens que escolhi para hoje poderiam igualmente estar em um cômodo separado ou em frente a uma cama, concordam?
Mesmo sem um quarto à parte, os armários continuam com o mesmo potencial estético e funcional, portanto podem e devem ser tratados com os mesmos cuidados.
As fotos que procuro colocar nos posts são fontes de inspiração, que cada um pode usar de acordo com a sua realidade. Seu quarto é pequeno? Faça um bom projeto com menos módulos. O que impressiona em um ambiente, muito mais que espaço, é qualidade.
Débora querida! Já falei isso e repito, fico feliz de gostar das minhas artes e de minha casinha, pois vc têm muito bom gosto! Minha casinha é simples, é um ao que nem é meu, é alugado, mas procuro cuidá-lo e embelezá-lo na medida que posso. Amo cuidar da minha casa!
ReplyDeleteQto ao seu post, que sonho ter um closet, sempre achei a idéia muito prática, e porque não deixar um espaço lindo também com todas essas sugestões que vc deu!
Lindo post! Closet's maravilhosos!
Bjo!
Quantas imagens inspiradoras... Um sonho! Aproveito pra agradecer a visita lá no meu cantinho! volte sempre! Bjo
ReplyDelete