Tuesday, July 29, 2014

Do Tamanho Justo


De tempos em tempos eu volto a falar de espaços pequenos. A diferença, hoje, é que o assunto são as áreas externas.

O metro quadrado custa caro e os imóveis à venda oferecem ambientes cada vez menores. Bons quintais, então, são uma raridade. E é aqui que entra o assunto do post: como transformar um quintal pequeno em um lugar bonito, funcional e agradável.

Na minha opinião, a melhor aposta é criar um refúgio acolhedor, íntimo e reservado, já que um terreno de pequena escala é perfeito para isso. 


Para um bom efeito, considero importante "apagar" os limites do seu lote, ou seja, deixar os muros menos chamativos. Uma trepadeira vai ser um dos melhores investimentos do seu ambiente! Gosto muito da unha-de-gato e da falsa-vinha (ou hera-japonesa) porque não precisam de suporte e têm manutenção simples (no caso da unha-de-gato, as podas são frequentes).

Não é necessário cobrir todos os muros: você pode escolher uma área para uma parede decorativa (fonte, tijolo aparente, sancas e até uma lareira externa), mas fechar parte deles com plantas já suaviza bastante o espaço.


Espalhe vasos junto a portas, áreas de lazer (bancos, mesas) e acessos. Dependendo do caso eu nem usaria grama. O verde nas paredes e pequenas floreiras já seriam mais que suficientes. Se tiver flores, selecione uma ou duas cores para compor o ambiente.


Além das plantas, o que colocar?

Isso vai depender das suas necessidades, de como você gostaria de usar o espaço. Pensa em reunir a família e os amigos ou prefere um ambiente relaxante para ler um livro e curtir o tempo livre? Pense também na escala e não exagere.




Sobre o estilo e acabamentos, eles devem ter relação com restante da casa, para manter a unidade.



Pode ser que seu terreno seja menor do que você queria. Pode ser que tenha um formato difícil. Talvez o projeto traga alguns desafios mas, se bem feito, ele pode tirar o melhor de qualquer situação.


Imagens: Houzz e Pinterest

2 comments:

  1. Lindas imagens perfeitas beijos Eliane Lima.

    ReplyDelete
  2. Oiii...
    Vim retribuir a visitinha e ja estou te seguindo!
    Quanta coisa linda!!

    bjokas!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails