Tuesday, August 26, 2014

Dentro do Orçamento


Acho que todos que frequentam estes blogs de interiores gostam de um ambiente bonito e bem decorado mas, para a maioria de nós, isso não acontece do dia para a noite.

Não vejo isso como um problema: não gosto quando as pessoas saem às compras derrubando prateleiras, enchendo a casa de objetos que não significam nada para elas. Gosto das coisas colecionadas com o tempo, os ambientes bem pensados, as coisas feitas com calma.


Mudamos para a nossa casa há quase 5 anos e levamos um bom tempo para sentir como nós queríamos que ela fosse usada. Além do mais, não é barato mobiliar um imóvel inteiro, então tivemos que segurar nossa ansiedade e definir as prioridades. Hoje, finalmente, a casa está como nós gostamos. Espero que a minha experiência pessoal possa ajudar quem está passando pelo mesmo processo a planejar as etapas para conseguir uma decoração versátil e de boa qualidade, sem comprometer o orçamento.

Escolha móveis e tecidos que combinem entre si

Para mim isso funcionou maravilhosamente bem. A casa toda tem o mesmo estilo, com alguns móveis brancos e outros em madeira natural. Conforme nós fazíamos as compras e a decoração evoluía, nós tivemos toda a liberdade para fazer adaptações e trocar as peças entre um cômodo e outro.


Elementos rústicos

Eles dão aquele toque de aconchego em ambientes onde faltam atrativos. Não custam caro e enchem a decoração de textura!


Nada de desperdício

Mesmo com orçamento reduzido, não compre nada que seja de baixa qualidade. Pode parecer vantajoso naquele momento, mas produtos ruins não têm durabilidade e em pouco tempo você vai ter que substituí-los, gastando mais. Evite este ciclo de compras descartáveis.

Gastos altos

Comprar peças mais caras não é proibido, desde que feito com inteligência. Invista na qualidade do que está sendo comprado e fuja de modismos.

Reutilize

Considere repaginar alguns itens que já possui. Uma boa camada de tinta e puxadores novos costumam ser o suficiente para transformar um móvel. Mesmo que contrate uma pintura profissional, o investimento será muito menor que comprar uma peça nova. Para estofados, aposte em uma capa.




Prateleiras

Falta espaço para armazenamento? Use prateleiras flutuantes ou com mãos-francesas (depende da sua decoração), de fácil instalação e muito funcionais. Bem organizadas, ainda podem expor os objetos de forma interessante.


DIY

Seja criativo e considere o que você poderá economizar se executar alguns projetos simples sem contratar mão-de-obra. Pintura de paredes, instalação elétrica, confecção de cortinas e almofadas são algumas delas.

Para quem se interessar, esse dossel pode ser feito com duas barras
de cortineiro 12mm, quatro suportes, quatro ponteiras e alguns metros
de tecido. Transforma qualquer quarto com pouco gasto e
em apenas um dia de trabalho.

Paciência

Espere para comprar as coisas que realmente gosta por um preço mais atrativo. Algumas lojas fazem rodízios dos produtos em promoção. Se não for um item urgente, vale a pena esperar o seu ser anunciado com algum desconto.


Confie no seu gosto

Aposte nas coisas que você realmente gosta e a chance de se arrepender de uma compra será menor. Mas não compre por impulso! Eu, pessoalmente, nunca fecho um negócio imediatamente. Minha estratégia é sair da loja e esperar um ou dois dias. Em geral é suficiente para eu saber se eu realmente quero aquela peça ou se era empolgação do momento. Em mais de 50% das vezes eu acabo não voltando para a loja.

E você? Como é o seu processo de decoração? Deixe suas dicas nos comentários!

3 comments:

  1. Oi Débora!!
    Muito inteligente esse seu post!
    Assim como você , também gosto das coisas colecionadas com o tempo !
    Faz 3 anos que moro nesse apto e ainda não consegui sair da sala ! rsrs! Aproveitei algumas coisas que tinha na outra casa e até estou segurando ,comprei algumas coisas que eram necessárias , mas o que posso esperar assim tenho feito !Estou precisando trocar o meu sofá urgente , pois ele é pequeno e além de tudo está sujo(não é nem tanto o problema) o maior problema mesmo tem sido o tamanho , pois como o outro apto era minusculo e tinha outras prioridades para esse , ainda não troquei!Pensei em fazer uma capa tbm , mas acho que não vale a pena, ja que quero troca-lo !
    Gostei muito das dicas !
    Bjkas!

    ReplyDelete
  2. Adorei o post Debora! Vou colocar no Face. Eu decoro a minha casa desde que construí, porque eu não entendia muito qual era o meu gosto, ficava perdida entre tantas opções, custei a conhecer o que fazia os meus olhos brilhar. Ate que a internet ajudou bastante a me encontrar. Hoje conheço o meu gosto.Isto me custou caro e ainda está custando, pois aos poucos vou adaptando ou comprando o que falta na minha casa. Não sou rica de dinheiro, mas tento ser rica pelo menos de bom gosto. rsrsrs Um bj no seu coração.

    ReplyDelete
  3. Parabéns menina de bom gosto!
    Adorei a postagem... linda linda!!
    Bjus e feliz final de semana!!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails