Wednesday, February 25, 2015

Aposte no Preto!


Quantas pessoas aqui já pensaram em pintar as portas de branco? Aposto que muitas, talvez até a maioria. Gosto delas, sinceramente. Ficam leves e, se forem muitas, é melhor mesmo optar por um acabamento neutro e suave. Se as paredes forem brancas, então, elas ficam quase camufladas.

O problema é que quase ninguém foge desse lugar-comum. Para as paredes, analisamos catálogos, testamos amostras e damos bastante importância à escolha da cor. Já para as portas...


Portas brancas, para alguns, realmente são a melhor opção, apesar da manutenção mais exigente. Mas acho que nenhuma outra cor passa a impressão de sofisticação tão bem quanto a preta. 



Eu sei que parece radical. Vamos por partes? Em primeiro lugar, como já disse, vem a sofisticação. Portas brancas podem ser delicadas e charmosas, mas portas pretas são elegantes. Mesmo que a porta seja lisa, sem molduras, almofadas ou qualquer outro trabalho, ela se torna mais atrativa e especial. Também funciona se tiver um desenho que deva ser camuflado, porque não marca tanto os volumes.



Outro ponto é que, por causarem mais impacto, elas vão muito além da estrutura da casa e se tornam parte integrante da decoração. Sendo assim, vão criar uma relação com todos os outros elementos pretos do ambiente, deixando a decoração mais coesa.


Não preciso nem falar nada sobre sujeira, não é? Neste caso, a vantagem sobre as portas brancas é avassaladora.

Mesmo assim, esta opção exige cuidados. Não usaria em espaços muito pequenos ou uma circulação cheia de portas. E ainda cuidaria de mais um detalhe: a cor do caixilho e das guarnições.

Já pensaram que eles podem ser brancos? Isso alivia muito o peso visual. Usaria em portas muito pesadas ou ambientes menores, por exemplo.




Quando a porta tem áreas envidraçadas, a história é outra. O preto total volta a ser uma opção. E vejam só como as molduras pretas realçam a paisagem (que pode ser externa ou apenas outro ambiente da casa).


Eu simplesmente adoro portas escuras, apesar de ainda ser difícil de convencer um cliente a aceitar o desafio. Mas tenho certeza que é uma maneira de transformar um objeto comum em algo especial. E tudo isso pelo preço de uma lata de tinta!

12 comments:

  1. Eu adoro portas coloridas e pretas!Inclusive estou pensando em fazer a porta de entrada do nosso quarto e do closet pretas. Mas a proposta que eu tenho em mente é mais "descontraída" e urbana (se é que posso chamá-la assim) do que elegante.

    Só que não quero pintar as paredes de branco, quero usar um bege médio, e não gosto das guarnições brancas em porta preta quando a parede não é branquinha, acho que o contraste fica demais.

    Então não sei se vai ficar legal as paredes pretas com guarnições pretas e rodapé branco, ou se deveria deixar as guarnições brancas mesmo. O que vc acha?

    Além disso, o problema é que pintando uma porta de preto vc acaba tendo que pintar todas as outras também, pra não ficar um carnaval. Ou então fazer duas faces diferentes, uma preta e outra branca, rs.

    Beijos
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Thais,

    Acho que a guarnição branca ficaria ótima com o bege das paredes, mas se vc não gosta, não adianta insistir!

    Dá pra fazer a porta + guarnições pretas com rodapé branco, sim. A diferença é que vai ver o volume da porta maior, enquanto que do outro jeito, bicolor, vc destaca só a folha. Mas não tem nada que proíba de fazer isso, depende da sua preferência.

    ReplyDelete
  3. Eu dei essa ideia de pintar a porta da entrada aqui de casa na cor preta mas tudo o que foge do comum soa muito estranho pra minha família rsrs aí deixei queto na época, até porque aqui não tem uma claridade tão boa e acho que a porta preta pesaria muito. Mas essa ideia de pintar o caixilho de branco eu não tinha visto, pode ser que de uma amenizada no preto se colocássemos aqui em casa.

    :D

    ReplyDelete
  4. Débora, fiquei surpresa com a sugestão. É que de facto nunca me tinha ocorrido tal possibilidade. Cá em casa todas as portas, todos os rodapés, o corrimão das escadas e algumas estantes embutidas são brancas. O pavimento é em carvalho, claro e as paredes são bege. Você arriscaria neste espaço, pintar as portas de preto?
    As imagens que publicou são maravilhosas. A mim só me falta a coragem.
    Beijo e obrigada pelo comentário à costureira atrevida e novata.

    ReplyDelete
  5. Eu gosto da ideia. Também acho muito elegante e usaria sem problemas, tanto preta como coloridas. Estou até pensando em pintar a minha da entrada da casa. Quem sabe não pinto de preto...

    ReplyDelete
  6. Sim, Débora! Assim mesmo, saindo da máquina. Coloque um pouco de borra de café em cada vasinho, rega e já está!
    Não me parece que em minha casa, o preto funcionasse, É demasiado British o ambiente aqui criado, com muito tecido forido, sofás de veludo ... enfim, não me convence. Embora, diga-se, todo o branco esteja queimado pelo sol reclamando reforma. As imagens que você postou, retratam um ambiente mais moderno e mais clean, que não é o meu.
    De qualquer forma adoro o seu blog e tenho aprendido muito com as suas postagens.
    Beijinhos. Continuarei aprendendo.

    ReplyDelete
  7. Debora, seu blog é realmente inspirador. Essa sugestão das portas na cor preta é ótima, nunca tinha pensado nisso e fica lindo. Tornei-me tua seguidora, amo arquitetura e decoração.
    Beijo
    Tati- Flor Urbana

    ReplyDelete
  8. Oi Débora! Adorei a porta de correr e tb o banheiro. Adoro portas pretas, mas ainda prefiro as brancas. Bj.

    ReplyDelete
  9. Débora, as fotos são lindas, eu amei todas, inclusive aquela entrada da casa com uma escadinha interna, um luxo. Mas, este não é o meu momento.Eu costumo dizer que eu ´´não sou isto, eu estou nisto`` entendeu? O meu momento é branco, mas na vida eu não opto somente pelo branco, amo decorações de varias formas e tonalidades diferentes.Mas, como as coisas tem que ter um consenso, eu pintaria de preto sim, achei lindo e sofisticado, mas se não souber dosar a coisa fica estranha. E como vc mesma comentou, em um ambiente pequeno que é a realidade de muitos,isso fica inviável.Acho muito bonito em casas grandes, e acho eu, que em lugares com um clima mais ameno que o clima da minha cidade, Rio de Janeiro. Veja bem, eu não entendo da coisa, esta é apenas a minha opinião. Rsrsrsrsr BJK lindona!

    ReplyDelete
  10. Você acha que ficaria bom pintar todas as portas do meu apartamento de 80m² de preto? As portas atualmente são na cor de madeira, não gosto. E já li em vários posts que a porta branca fica "feinha" com poucos meses. A porta preta é elegante, incomum e acho que manteria se como nova por mais tempo.

    O que planejo: todas as portas de preto + paredes e batente de branco + piso laminado num marrom meio rosado claro.

    Agradeço pela resposta!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails