Wednesday, November 4, 2015

Horta Dentro de Casa


Assim que o horário de verão começou o tempo em Curitiba mudou radicalmente (para pior). Ao invés de passear no parque ou cuidar do jardim no final da tarde, resgatamos algumas roupas de inverno e fui forçada a mudar meus planos, focando no que posso fazer dentro de casa.

Tenho um suporte que comprei sem saber bem o que fazer com ele na época, mas tinha gostado muito da peça e o preço estava bom. Agora decidi que vai servir para colocar algumas ervas na cozinha. A minha é toda branca com tampo escuro e madeira, e acho que nesta combinação um pouquinho de verde vai mudar bastante o ambiente.

Acho ótimo ter espaço para uma horta lá no quintal, mas acho um detalhe charmoso para a cozinha, além de prático para as ervas do dia-a-dia. Pesquisei um pouco e por enquanto estou dando preferência ao hortelã, manjericão e alecrim. Vão bem dentro de casa (desde que haja bastante luminosidade) e ainda são bem perfumados. E é um detalhe tão barato e fácil de fazer que não resisti a fazer um post sobre o assunto, com algumas inspirações.

Qual é a sua preferida?













10 comments:

  1. Aprendi que plantar manjericão, vc precisa deixar um poucos galhos, num copo com pouca água para as raízes cresceram.
    Só então, vc leva para plantar na terra.
    Tenho hortelã de folha graúda e miúda, na horta que fiz no jardim do edf.
    Alecrim, ainda não descobri como faço para plantar.

    ReplyDelete
  2. Débora, este seu post veio bem à calhar. Estou querendo mesmo uma pequena horta em casa, e ter uma na própria cozinha, parece fantástico, porque além de decorar, os temperinhos estarão sempre à mão!!

    ReplyDelete
  3. Ei Débora, sou fã de temperos frescos. Estou esperando terminar a reforma da cozinha para esquematizar uma hortinha pra mim. Amei suas dicas.
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Nossa acho muito legal uma mini horta na cozinha! Imagine o cheiro! Sem contar que vai deixar a cozinha mais viva.
    Eu gosto das ideias que envolvem ou a madeira, ou aquelas latas retrôs, ou a porcelana. Acho lindo!! Também quero fazer uma na minha. Só que a minha cozinha não tem janela, agora fiquei na dúvida se elas vão sobreviver lá..rsrs
    Se você fizer, posta pra gente aqui as imagens..rs
    Beijus

    ReplyDelete
  5. Olá Débora, não tenho preferida, pois gosto de todas as ervas. E acho a sua ideia de ter 2 ou 3 na cozinha uma coisa ótima. Pode não ser uma HOOOORTA, com h grande, mas são plantinhas que trazem uma graça, um cheiro gostoso e entram em cena na hora de temperar a salada. Tenho sempre uns vasinhos em cima da bancada, e nada melhor que um tempero fresquinho para alegrar uma comida simples! bj

    ReplyDelete
  6. Eu não tenho habilidade para cuidar de plantas, mas admiro quem tem. Meus pais, por exemplo, são mestres nessa arte e acabo colhendo na casa deles as ervas que gosto, como salsinha e cebolinha.

    ReplyDelete
  7. Não tenho vontade (e paciência, pra ser sincera) de ter uma horta com vegetais... Mas uma mini horta com temperinhos é bem interessante pro dia a dia e não dá trabalho... além de trazer charme pra cozinha, como vc mencionou.
    Adorei as fotos, principalmente a última... Linda!!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essas caixas da última foto são uma paixão antiga... Não consegui comprar, e também estou com dificuldades em fazer.

      Só acho caixas em MDF, mas eu queria os veios da madeira aparecendo, mesmo.

      Outra dificuldade é que tenha mais altura que profundidade. Acho que vou ter que comprar chapas de madeira e montar sozinha!

      Delete
  8. Olá, Debora! Gosto muito de hortinha com temperos, mas não pude fazer na cozinha porque tenho uma gata e ela gosta de comer "matinhos". Optei por fazer uma horta vertical em um pallet. Já envernizamos e fixamos no muro, mas estou com muita dificuldade em escolher o vasinho ideal. Plantaremos hortelã, manjericão, salsinha e tomate cereja.
    Achei muito legal a ideia da caneca azul, belas inspirações!
    Beijos

    www.casadissima.com.br

    ReplyDelete
  9. Amei todas as ideias... meu sonho é ter uma hortinha na cozinha, já tentei duas vezes e todas as minhas plantinhas morreram...
    Se a sua for pra frente, conta as dicas?
    =)

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails