Thursday, February 4, 2016

De Perto e De Longe


Estou terminando o projeto de reforma de um apartamento hoje. Além de tudo que já é esperado neste tipo de trabalho, também nunca deixo de considerar como cada espaço vai parecer para quem olha de longe, de outro ambiente. 






Vocês já pensaram nisso? Tenho certeza que já fizeram a mesma coisa pelo menos no hall de entrada, sem nem se dar conta.

E por que não levar o conceito para o restante da casa? Considerar como a cozinha é vista da sala, como os quartos estão para quem está no corredor, ou a aparência de um lavabo para quem passa pela porta.

Uma casa bonita não depende só do que é palpável, mas de todas as sensações - e considerar a vista de um ambiente a partir de outro pode parecer bobagem, mas faz uma diferença enorme.




Já desenhei uma escrivaninha com pernas em "x" porque ela ficaria de lado, no final de um corredor (já pensou colocar aquelas laterais lisas e fechadas? Um horror!). Já mudei o layout de um banheiro para o vaso não ser a primeira vista de quem entrasse. 

Mas também existem ajustes bem menores que podem melhorar muito a aparência dos ambientes.



As alterações podem ser tão simples quanto mudar a posição de um móvel, colocar um quadro ou espelho em um lugar estratégico, às vezes um tapete. Em casos especiais, você pode usar estas "distrações" até para disfarçar imperfeições ou algum elemento que não goste em casa.

E eu também recomendo que os espaços tenham elementos coerentes, que combinem entre si. Além de deixar a aparência mais agradável, essa fluidez ainda vai fazer com que a casa pareça maior, como se cada cômodo fosse a continuação do anterior -e, na verdade, são mesmo. É uma abordagem simples e que dá muito resultado. Vale a pena tentar!






13 comments:

  1. Oi Debora!
    Eu sempre fico olhando o espaço de outro ambiente, mas só olhando mesmo haha... É claro que me falta esse seu olhar de arquiteta pra consertar o que fica estranho. Gostei do que vc falou da mesa com perna em x. São detalhes que as vezes a gente não se dá conta.
    Lindas as fotos, como sempre.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Debora!
    Ahhh, eu acho interessante esse seu ponto de vista...aliás, de onde estamos, sentimos curiosidade em saber como é o resto daquele cômodo que nos desperta tanto interesse...

    Acho legal que o ambiente seja pensado para quem vê de um outro. Muito legal!

    :**

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa é a idéia: despertar interesse. Mostrar um pouquinho, como se fosse uma vitrine do restante que está lá dentro!

      Delete
  3. Gostei do seu texto. Nunca tinha pensado desse ponto de vista, mas tem toda a razão!
    Bom final de semana, Manuela

    ReplyDelete
  4. Aquela cozinha da primeira foto é projeto seu?
    Muito linda.
    Gaveta embaixo do fogão? Maravilha!

    ReplyDelete
  5. Não, Liliane! Mas a cozinha é linda, mesmo sem mostrar muito.
    Esse negócio de gaveta embaixo do fogão é ótimo! Gosto disso, principalmente quando é cooktop.

    ReplyDelete
  6. Otimo texto, ótima seleção de imagens. Importante considerar a visão inicial de quem passa por um ambiente,antes de entrar nele...é como uma avant-premiere.
    E sua parede do telefone espetacular, como ficou? Mostra para nós....
    Abraço
    Marilete

    ReplyDelete
  7. Eu já morei em um apto que era ótimo em quase tudo, mas tinha no banheiro social esta situação descrita do vaso aparente em primeiro plano. E isso, para mim, era um fator muito estressante, em cada vez que passava pelo corredor próximo deste banheiro. Um detalhe apenas, mas que me perturbava muito.
    Marilete

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente isso! Essas pequenas coisas fazem uma diferença enorme, não dá pra deixar de lado em um projeto!

      Delete
  8. Estas dicas sao sempre preciosas! Obrigada Débora
    As primeiras imagens sao tudo para mim, branco, muito branco, preto, tectos trabalhados e chao de tábua corrida..... lindo!

    ReplyDelete
  9. Olá Debora
    Cada ambiente é uma ambiente a se pensar com carinho, como os quartos, na minha atual casa eu não gosto que eles podem ser vistos da cozinha, mas reforma aqui nem pensar, não tenho mais paciencia com este tipo de sujeira, além de dar um gasto.

    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  10. Bem interessante. Até porque os detalhes dizem muito.
    Cadinho RoCo

    ReplyDelete
  11. Eu sempre olho da cozinha para sala ,da entrada para sala....Lindos ambientes. Beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails