Monday, October 16, 2017

Áticos


Olá, pessoal!

Eu adoraria estar escrevendo um post sobre os tecidos que eu comprei e que foram enviados há dois meses, mas eles ainda não chegaram. Aliás, o status do rastreamento não muda desde o dia 10/08. E a greve dos correios realmente não ajudou em nada. Como disse antes, só espero que cheguem, mesmo atrasados, porque meu maior medo é que a esta altura estejam perdidos. 

E hoje, para o meu desespero, também me dei conta que 2017 vai acabar em mais ou menos dois meses e meio. É isso mesmo? Daqui a pouco vou sair na rua e dar de cara com vitrines decoradas para o Natal? Eu com certeza não poderia estar com menos clima de festa, mas não tenho escolha.


Mas indo ao que interessa (e ao tema do post) tenho pesquisado uma série de imagens de usos de áticos. Estou construindo uma casa que vai ter um ático bem espaçoso e estou naquela fase de decidir uma série de detalhes que vão dar o clima que eu quero para o ambiente.

Por enquanto está bem cru, mas tem o pé-direito bem alto e uma janela para a frente da casa, bem no estilo da primeira foto do post, porém o ambiente é mais largo (a vista da janela também vai ficar bem parecida!). Pensei em adicionar caibros de madeira, mas fiquei com medo do ambiente "pesar". Gostei muito dessa peça de madeira única (terça), só acompanhando a linha da cumeeira.


Também adoro a idéia de manter o teto neutro e trabalhar a parede principal, ou então criar um ambiente monocromático, podendo ousar mais nos volumes e texturas.



Outro dia meu filho ainda visitou a obra comigo e se encantou pelo espaço. Disse que, se a casa fosse nossa, ele faria o quarto dele lá em cima; meu marido usaria o espaço como quarto de música; e eu não confessei, mas já tinha imaginado mil possibilidades pra mim também. 




Aqui em Curitiba os áticos são muito, muito comuns. Compreensível, quando se pensa em toda aquela área desperdiçada. Gosto de alguns, mas não de todos... e tenho implicância com a maioria das mansardas (a janela que fica no telhado) que vejo por aí. Tão pesadas e opressivas! Tiram todo o charme do projeto!






Mas, em um bom trabalho, o efeito é quase irresistível! O teto inclinado, a claridade, o espaço livre!








Como fica isolado, tenho a tendência de imaginar espaços mais relaxantes, íntimos. Sendo uma sala, um quarto ou um escritório, eu com certeza teria um espaço de leitura perto da janela. Sem dúvida exploraria muito toda essa iluminação natural!

Posso morar nessa sala agora mesmo?


Tenho a sensação que os tetos inclinados trazem um certo aconchego e casualidade que me atraem bastante. 



E você? Se tivesse esse ambiente extra totalmente disponível, o que faria com ele?

9 comments:

  1. Fotos lindas!!! Eu faria um mega escritório, com parte para costura e máquina de bordado, scrap... Igual ao ático absurdo de lindo da Martha https://www.marthastewart.com/274609/cantitoe-corners-marthas-crafts-room?slide=3413766
    Adoro os móveis maciços verdes. Um beijo!!!

    ReplyDelete
  2. Oi Debora!
    Também enviei uma encomenda pra minha mãe há quase 1 mês e ela ainda não recebeu, deve ser mesmo por causa dessa greve... que chato isso! Essas decorações são lindas, aconchegantes e cheia de detalhes inspiradores. Adorei o último ambiente;)
    Bjs!

    ReplyDelete
  3. Family Room!
    Bjs
    Aline

    ReplyDelete
  4. Maravilhosa tua seleção Débora!
    Alem dis quartos e salas os banheiros tb ficam charmosos demais!!
    Tomara q recebas logo teus tecidos. Imagina qto as lojas deixaram de vender neste meio tempo da greve tb.

    Bju bju
    Ana
    www.jeitodecasa.com

    ReplyDelete
  5. OLá Débora, aqui não chamamos esses espaços inclinados de áticos, mas de sotãos. No apartamento que moro, tem um e aí ficam os quartos dos meninos. As pessoas que visitam acham um charme. Vc tem razão, esses espaços dão origem a ambientes bem aconchegantes, diferentes e únicos. Eu já gostei mais, pois há mais de 20 anos convivendo com dois quartos de tetos que vão baixando, já perdi a conta da quantidade de vezes que bati com a cabeça. Hahaha, é sério! o difícil nos áticos é o layout, aproveitar ao máximo onde o pé direito é alto e bom. As imagens que vc selecionou são belas! bj
    PS: boa sorte com a encomenda, se bem que olhar o status da mesma e este nunca mudar, dá um certo desalento. Vamos torcer os dedos! bj

    ReplyDelete
  6. Ssabe que antes de decidirmos construir estavamos vendo sobrados prontos para comprar, todos tinham árico e o que menos gostavamos era justamente isso que falou, as janelas ficam tão feia, não sei porque não fazem algo legal.
    Eu gosto da ideia de ter este espaço, usaria como um cantinho pessoal.
    Essas vigas de madeira ficam lindas mesmo.

    Aqui em casa, não sei se já comentei - estamos fechando a varanda, quando saíamos da sala de jantar pro quintal tinha um espaço inutil e resolvi cobrir.
    Para minha felicidade, ganhei mais 18m2 de área pyutil, e para infelicidade, o teto não ficou tão alto como eu gostaria, aí vai ter que ter um "dente" no final da parede, hoje estamos instalando forro de drywall, vamos ver como vai ficar.
    depois vou colocar no blog, por enquanto é só terra e sujeira.
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Nem sei o que é Ático, Débora.
    Mas pelas imagens parece ser esses telhados inclinados. Será?
    Todas as imagens são lindas.
    Mas eu nunca moraria numa casa assim nesse país violento.

    Os Correios em Curitiba parece que centraliza tudo que vem de fora.
    Uma amiga mandou presente de Portugal e desde final de setembro continua lá.
    Por isso as compras que faço no AlixExpress demoram tanto.
    A culpa não é de lá. É de cá.

    Pois é, cai da cama.
    Pior que eu não estava dormindo.
    Levantei para atender o interfone e não sei como caí.
    Muito alta mas do jeito que gosto e que preciso.

    Em janeiro estarei no "nosso paraíso".

    Não desapareça.
    Seu pai está bem?

    ReplyDelete
  8. Olá Débora! Cá chama sótão e é muito comum. Cá em casa nosso granier é assim. É bem aconhegante mesmo,mas como Val disse,agente esquece e bate a cabeça. As imagens estão lindas.beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails