Monday, December 9, 2019

Compondo Almofadas Diferentes


Nenhum projeto de interiores fica pronto antes de entrarem os têxteis (cortinas, tapetes e almofadas), tão importantes para criarem aquele clima de aconchego no ambiente. Parece simples e seguro escolher duas ou três almofadas de cores sólidas (ou ainda o conjunto que veio junto com o sofá), mas a composição fica muito mais interessante com combinações menos óbvias.




Recomendo muito que você perca o medo de ousar e comece a misturar tecidos, cores, estampas e tamanhos das suas almofadas. A diferença que esses acessórios tão simples fazem é enorme! É claro que às vezes um olho mais treinado ajuda nas combinações, mas existem algumas dicas para simplificar o processo e começar a ousar:

1. Em geral, combinações de número ímpar funcionam melhor (não só para as almofadas, mas para tudo, até paisagismo).



2. O resultado é melhor com poucas almofadas grandes do que várias muito pequenas

3. Comece selecionando duas ou três cores diferentes que já existam ou sejam derivadas de elementos no ambiente (podem sair de um quadro, da cor da parede, de um tapete).




4. Selecione escalas variadas para as estampas, ou elas podem causar uma confusão visual. O contraste funciona bem pois elas não competem entre si (quando são todas grandes), sem se confundem (quando são pequenas). Procure escolher uma estampa dominante,com desenhos maiores, que contenha as três cores selecionadas no ambiente. Depois selecione a estampa secundária com uma ou duas cores existentes na estampa dominante. A terceira estampa deve ser a mais sutil, podendo até ser de uma cor sólida com uma textura interessante.



5. Atenção ao plano de fundo: se o sofá/cama já tiverem um tecido estampado, ou se o ambiente tiver um papel de parede com muita informação, procure usar almofadas de acabamentos mais sutis, com pouca ou nenhuma padronagem.


6. Às vezes a gente faz a combinação e simplesmente sabe que ela funcionou. Dicas podem ajudar, mas deixe a intuição trabalhar também.

11 comments:

  1. As almofadas fazem uma grande diferença. O mais legal é que dá para fazer várias combinações.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ReplyDelete
  2. O post caiu como uma luva. Desde que comprei a cabeceira estampada verde (que eu amo) não consegui colocar almofadas ainda, aprece que fica tudo confuso.
    Comprei duas verde musgo (ou militar não sei) igual a da primeira foto do post, mas coloquei na sala que combinou mais.
    Vou prestar atenção nas dicas e seguir em busca das almofadas.
    Otima semana.

    ReplyDelete
  3. Mantenho as Almofadas na sala (sofá e cadeiras) sempre as mesmas.
    Só troco quando já estão feias.
    Demoram a ficarem feias.

    E o gatinho? Continua com ele?
    Bjs,

    ReplyDelete
  4. Débora, tive sorte com minhas gatas. Todas adotadas nas rua, em crianças. Só Camila da Praia, que como o nome diz, peguei na Praia, já adulta e depois de 2 ou 3 gravidez.
    Mas um cuidado que tenho é não procurar Veterinário, recém formado. É muito difícil terem a humildade de reconhecer quando não sabem e pedir ajuda a quem sabe.
    Uma pena vc tem gasto tanto $$, desnecessário.

    Vou precisar leva-las(as que não fizeram a USG) para Clínica.
    Tenho medo que tenham Cálculos Renais.
    Na área onde elas ficam tem 9 depósito com água. Mas é impossível saber quem bebeu e quem não bebeu.
    Bjs,

    ReplyDelete
  5. Adoro almofadas na decoração, são sinónimo de casa com conforto.

    ReplyDelete
  6. Menina e não é que eu nunca tinha feito um post da cabeceira mesmo, eu juro que pensei que já tivesse falado dela.
    Vou fazer depois de aviso.
    Ótimo final de semana.

    ReplyDelete
  7. Olá Débora
    Quantas vezes uma almofada alegrou os meus olhos. Sou apaixonada por almofadas.
    Adorei mesmo estas imagens todas a meu gosto sem dúvida.
    Está muito em explicado.
    Bom fim de semana
    Lulu

    ReplyDelete
  8. Olá Débora, adorei as dicas sobre como usar almofadas. De fato é um acessório super aliado, curingas de decoração, e conseguem mudar radicalmente e alegrar um ambiente com pouco investimento. enjoou, troca! Costumo fazer minhas próprias capas e adoro! Beijo grande e excelente semana para vc.

    ReplyDelete
  9. Ótimas dicas. Ando na fase do preto e branco e com sofá preto,tenho dificuldade de compor. Continuo sempre a ter almofadas pretas e brancas. Na Primavera vou ousar! Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Super dicas Débora!
    temos muito medo de ousar normalmente.
    Aqui em casa eu forrei duas cadeiras de rattan já faz um tempo, com uma estampa patchwork colorida e até hoje meu marido e filha enchem o saco que a cadeira ficou feia. Logo vou forra-la lisa novamente. kkk
    o que mais goto nas almofadas é que são pontos de cor na decoração , fáceis de trocar, ja que gosto de tudo bem básico e neutro. E sem falar no aconchego que proporcionam.

    bju querida
    ana

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails