Monday, October 26, 2009

Ícones da Suécia

Imagem via Things That Inspire
Dando sequência ao post anterior, apresento mais dados sobre os relógios Mora - eles certamente mereciam um capítulo à parte!

Imagem via Velvet & Linen
Os Mora são um tipo de relógio de piso com inspiração inglesa, originários da cidade de Mora, província de Dalarna, na Suécia, de onde derivou seu nome. A produção começou no final do século XVIII e seguiu pela maior parte do século XIX, finalmente sucumbindo à competição com novos estilos e o preço mais baixo da produção em massa dos relógios alemães e norte-americanos.
Imagem via Things That Inspire

Muitos deles levam a inscrição "A A S Mora", as iniciais de Krång Anders Andersson (1727-1799), de Östnor, conhecido como o primeiro relojoeiro do distrito de Mora.

Olhando para um dos exemplares dá época, é difícil imaginar que eles tenham nascido da miséria - mas foi pelo motivo de uma renda adicional que os camponeses pobres da região criaram esta cooperativa. Cada família se "especializava" em produzir uma ou mais das partes necessárias, e o relógio era algumas vezes vendido sem o gabinete, que era providenciado mais tarde pelo comprador, geralmente feito por artesãos locais.

Imagem via Daisy Pink Cupcake

Esta particularidade explica a grande variedade de formas e acabamentos existentes. Havia, entretanto, uma vila especializada nesta produção, Nusnäs, e os relógios Mora mais procurados (e valorizados) atualmente são os que levam seus gabinetes.

A estimativa é que mais de 50.000 relógios Mora tenham sido produzidos durante o século XIX. No pico de sua produção, cerca de 1.000 relógios eram feitos a cada ano, e cerca de 90 famílias estavam mobilizadas para esta indústria.

Imagem via Décor de Provence

Hoje, ainda existem muitos exemplares dessa época, com peças originais e, em muitos casos, até mesmo a pintura autêntica. Quando propriamente instalados e nivelados, ainda trabalham com precisão e, por serem produtos de manufatura, cada um mantém seu encanto ímpar.

No comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails