Wednesday, March 17, 2010

Banheiro à Moda Antiga

Imagem via Kitchen and Bath Ideas

Certo: o conceito dos banheiros evoluiu muito, e em muitos quesitos as mudanças foram para melhor. Mas, falando na estética dos equipamentos, acho que os banheiros antigos tinham um apelo muito especial que parece estar renascendo - claro que devidamente adapatados às conveniências da vida moderna.



As banheiras sempre tiveram uma aura de sofisticação, mas atualmente os modelos de embutir vêm perdendo espaço para as vitorianas ou releituras destas (pelo menos em publicações especializadas, já que o custo ainda é bem alto).


Confesso que até algum tempo atrás eu não achava que a banheira fosse imprescindível como elemento estético (não discuto o prazer do uso) e essa redescoberta dos modelos antigos fez com que eu finalmente me encantasse pelas possibilidades esculturais deste equipamento. Finalmente parecemos dar adeus ao furor que se iniciou nos anos 90, a década do culto às hidromassagens.

Imagem via House and Home

Os metais também acompanham a tendência e a procura pelas linhas clássicas aumenta, apesar de muitas marcas terem estas opções nos catálogos há muitos anos.

Imagem via Coastal Living

É interessante perceber também que a mesma tendência afeta a marcenaria tradicional deste espaço. As bancadas inspiram-se na época em que, sem água encanada, a higiene do rosto e mãos eram feitas com a ajuda de pequenas bacias e jarros apoiados em um tipo de aparador.




Imagem via Architectural Digest

Estes banheiros causariam a mesma atração sem os equipamentos que resgatamos do passado? Para mim, a resposta, definitivamente, é não.

Imagem via House and Home

2 comments:

  1. Oi Débora!!O relógio é esse mesmo!Achei um bem pareceido no site www.fabianovalente.com.br custa R$50,00, mas estou na dúvida....
    Quanto a balança quero uma no mesmo estilo não precisa ser "original"...
    Bjsss

    ReplyDelete
  2. Débora, já ouvi falar muito no Etsy, mas tenho receio de comprar em sites internacionais...é confiável mesmo??

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails