Sunday, March 28, 2010

Do Piso ao Teto

Imagem via Architectural Digest

Quando vejo a decoração de um ambiente que não conheço, seja uma residência, loja, restaurante ou qualquer outro lugar, minha atenção vai, literalmente, do piso ao teto.


Geralmente, na decoração, piso e paredes recebem todos os cuidados - mas o teto é um traço importante que colabora com a apresentação de um ambiente.

Em outros tempos, ele recebia tanta dedicação quanto pisos e paredes. Hoje, entretanto, existe um espantoso desprezo pelo seu projeto e capacidade estética. Ele ocupa a mesma área do piso, mas não recebe nem uma fração de seu orçamento.


No caso de residências vejo, no máximo, alguns bons projetos para salas de estar; por que parar neste cômodo?

Imagem via Southern Accents

O teto do quarto é, possivelmente, o que mais nos fica visível, certo?

Tradicionalmente são pintados de branco, já que as cores claras "abrem" os ambientes (não esqueça que existem muitas opções de tonalidade mesmo para o branco).

Imagem via Coastal Living

Além disso, são ótimos para ambientes com pouca iluminação natural. E se suas paredes forem brancas também, não use o mesmo tom de branco para as duas áreas.

Imagem via Better Homes and Gardens

Vigas falsas são excelentes na decoração do teto, mas o pé-direito deve ter boa altura, já que elas fazem com que o teto pareça mais baixo. Pintá-las com uma cor clara suaviza este efeito.


Imagem via Southern Accents

Falando em pintar, às vezes um simples toque de cor já faz uma enorme diferença e cria um interesse visual.

Imagem via Coastal Living

Imagem via Southern Accents

Imagem via Traditional Home

E mesmo as sancas, facilmente encontrados em materiais como gesso, poliuretano e até isopor, são de instalação simples e valorizam o espaço instantaneamente.

Tudo isso ao custo de um pouco de mão-de-obra e muita imaginação!

2 comments:

  1. Oi Débora!Queria uma opinião profissional tua, sem querer abusar claro...
    O meu quarto é sob medida, nas cores mel (predominante) e branco e quero colocar no meu lado da cama uma mesinha estilo rústico, para fazer o papel de escrivaninha, para estudar e trabalhar. A mesinha que orçei vai sair super em conta, muito mais que todas que já orçei e é linda, estilo aparador sabe? Os móveis do meu quarto não são estilo "moderninhos" mas também não servem para rústicos...eu particularmente acho que a mistura vai ficar bem legal, mas meu marido disse que não tem nada a ver e quase tivemos um arranca rabo agora...pois ele não entende nada do assunto e quer ficar dando opinião...que raiva, rsrs!Bom queria saber o que tu acha dessa combinação como profissional...ah, vou mandar ele ler junto comigo!!rsrsrs
    Bjs e obrigada!

    ReplyDelete
  2. Débora, eu tenho meus móveis do quarto a mais de 6 anos...não são novos não, e o acabamento é fosco. E o aparador é bem parecido com esse tom mel da madeira dele...o aparador peguei nesse site:
    www.antucomoveis.com.br
    o valor dele é R$189,00 achei super barato...estou até desconfiada da qualidade.
    Bjss

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails