Friday, July 2, 2010

Organizar Também é Decorar


Que casa não precisa de uma despensa? Mesmo que você não disponha de um cômodo exclusivo para esta função, a necessidade de armazenar alimentos e outros materiais da cozinha é comum a qualquer residência.

Imagem via Country Living

Sem dúvida existem inúmeras vantagens em manter uma casa organizada. Até mesmo as idas ao mercado podem ser menos frequentes e mais baratas, sabendo exatamente o que se tem estocado em casa. Além disso poupa-se tempo, energia e o trabalho na cozinha fica muito mais eficiente sabendo-se onde cada item está guardado.


Tenha sempre lápis e papel à mão (ou uma lousa - na minha opinião, uma opção muito mais charmosa e decorativa), assim qualquer pessoa pode anotar os itens que estiverem faltando, organizando a futura lista de compras (e evitando desperdícios!).

Imagem via Country Living

Se você já tem um espaço usado como despensa e acha que ele merece um pouco mais de organização (seja ele um cômodo ou uma parte de um armário), comece esvaziando o espaço completamente. Depois de limpo, separe os itens por categorias: condimentos, enlatados, óleos, massas, arroz/feijão, bebidas, por exemplo. É importante organizar os items também segundo a data de validade (os que vão expirar antes ficam na frente).


Os produtos mais pesados devem ficar nas prateleiras de baixo, e aqueles que são usados com mais frequência devem ficar nas médias ou altas (o que for mais confortável ao alcance, dependendo de cada móvel). Açúcar, farinha e outros produtos secos podem ficar em vasilhas.


Para quem tem crianças em casa é recomendável ter um espaço especial para as guloseimas, assim elas podem buscar o que desejam (e que você pode reabastecer de acordo com o que achar conveniente) sem desorganizar o seu espaço. Materiais de limpeza nunca devem ser estocados com os alimentos.

Imagem via Robin Stubbert

Armários com vidros totalmente transparentes são muito decorativos, mas as prateleiras precisam estar sempre impecáveis.


Para quem deseja mais privacidade, o simples jateamento resolve a questão.


Terminou?

Agora é só admirar sua despensa recém organizada (quem diria que ela também poderia ser um ambiente interessante?).

2 comments:

  1. Débora,

    quero muito a gravura!! Minha demora não foi para decidir a cor, mas para decidir minha futura cozinha!!! Matarei meu marido de agonia um dia desses - rsrsrs
    Por coincidência, ganhei uma dessas luvas de cozinha na cor vinho e, ao colocá-la na parede ... ficou linda!! Estou mandando um link onde tem uma caneca (nada a ver,eu sei, mas só achei isso) na cor que eu quero a gravura.
    Continuo em dúvida sobre a moldura e vou precisar da sua ajuda, menina!!
    Já arrumei até o lugar onde pretendo colocá-la.
    Aguardo instruções da minha inspiradora mor.
    Abs

    ReplyDelete
  2. Excelente post, belíssimas as dispensas. Nada como organizar tudo com muito charme e estilo, né? Adorei. Já adicionei este blog aos meus preferidos. Visite vc tb o OUVIDORIA, falamos de design, decoração, bem viver. Vc vai gostar, tenho certeza. ;) Um grande abraço, Clarisse.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails