Monday, August 16, 2010

Piquenique à Provençal


Essas fotos saíram originalmente no Design Sponge e parecem coisa de revista, não?

Esta é a cena de um piquenique encomendado por um marido dedicado e romântico, em comemoração ao primeiro aniversário de casamento do casal. A lua-de-mel foi passada na França e a intenção era resgatar aquele clima romântico, por isso a escolha natural foi a inspiração da região de Provence.


Vejam só como a decoração pode ser aplicada também nas coisas mais simples! A toalha floral tem um azul tradicionalmente francês, e a refeição servida também acompanha o tema: patês, queijos como Mimolette, Brillat Savarin e Roquefort, baguetes, frutas frescas, geléia de lavanda (receita no final do post!), entre outras delícias.



Um barril de vinho cortado ao meio serviu para armazenar as bebidas de uma maneira totalmente original.


Pequenas mesas de apoio foram confeccionadas usando caixas de vinho compradas no Ebay.


O arranjo de flores na leiteira leva hortências brancas, goivos roxos e eucalipto misturado a ervas frescas.


Os adornos adicionais foram criados usando-se embalagens de vidro do iogurte da marca Spega: a colocação de uma vela no seu interior e o uso de ervas variadas amarradas com barbante foi o suficiente para chegar a um lindo resultado (não é ótimo ver esses exemplos tão simples?).


O anel que a esposa recebeu de presente teve uma embalagem com a mesma abordagem: atraente e delicada.


Fiquei impressionada com a facilidade de execução deste projeto! Tudo o que você precisa, além de muito bom gosto, são ingredientes simples, flores e ervas frescas, um belo gramado e... bem, uma pessoa que realmente mereça tudo isso!


....................

Geléia de Lavanda

Ainda não fiz, mas a promessa é que a receita é simples de fazer. Prometo que vou tentar e passo para vocês como foi a minha experiência.

1,3kg de uvas verdes cortadas ao meio
900g de açúcar mascavo
2 limões pequenos
2 xícaras de flores de lavanda

Modo de fazer:

Coloque as frutas em uma tigela (não metálica), adicione o suco dos limões, o açúcar e a lavanda. Cubra (não com papel alumínio!) e deixe descansar na geladeira por algumas horas.

Transfira a mistura para uma caçarola e leve à fervura lentamente. Prove e examine o sabor da lavanda - se estiver muito fraco, continue a fervura por mais um tempo. Remova os resíduos de lavanda (hastes e outras parte maiores), deixando apenas algumas pétalas.

Baixe o fogo para uma fervura mais suave, retire a nata que se formou e continue a cozinhar, mexendo algumas vezes até a mistura comece a reduzir e encorpar. As uvas deverão estar se desmanchando neste ponto. Após 20 a 25 minutos a mistura deve ter uma consistência de geléia.

Assim que ela atinja o ponto desejado, transfira para potes e feche-os.

....................

Acabei de receber um comentário negativo sobre a minha sala. Fiz questão de publicar a mensagem e também redigir uma resposta.

Quero deixar bem claro que sugestões são bem vindas, assim como críticas, desde que colocadas de forma educada. Não sou a dona da verdade e valorizo trocas de idéias, discussões sadias e respeito muito que outra pessoa possa não gostar do mesmo estilo que eu.

Para a pessoa que deixou a mensagem, só posso dizer: cresça! Se a sua intenção é causar desconforto e confusão, meu caro anônimo (sim, essas pessoas não têm nem a dignidade de assinar seu próprio nome e manter uma opinião), o seu lugar não é aqui.

7 comments:

  1. Débora querida,
    Li o comentário da citada pessoa, me soou mais como inveja do que qualquer outra coisa. Infelizmente as pessoas podem nos surpreender negativamente, mas ainda bem que há aqueles que trazem doçura e gentileza em seus atos, mesmo que discordem da gente em algumas questões.Não agradamos a todos, não é? Mas pelo menos as pessoas poderiam ser mais maduras e coerentes ao manifestarem seu desacordo...

    ReplyDelete
  2. Lu e Soraia (que me mandou uma mensagem em um post antigo),
    Agradeço às duas pelas palavras!
    Sabe, o que essa pessoa falou realmente não me abalou. A crítica é totalmente gratuita e desarticulada, e o comentário deixado sob a identidade "anônima", na verdade, faz disso tudo uma grande piada.
    Conheci muitas pessoas maravilhosas através do blog e a gente não pode deixar nunca que uma coisa tão pequena como esta que aconteceu se sobrepronha a quase um ano de boas experiências, não é?

    ReplyDelete
  3. Nossa Débora!Tu tem te superado em teus posts!!Lindo esse pequenique...confesso que eu não teria toda essa imaginação...muito menos esse romantismo, infelizmente!!Mas certamente adoraria ser digna dessa declaração de amor!!rsrs
    Ah...meu post "apelativo" não surtiu resultado mas, parece que a maré começou a melhorar, consegui uma bolsa de iniciação à docência na faculdade, vou trabalhar 2 manhãs por semana nesse projeto e ganharei ajuda de custo. Estou super feliz!!beijão!

    ReplyDelete
  4. Oi Debora,
    Então Curitiba tb tem seus problemas, né? divulgação é fundamental para a população acessar a cultura, né?
    Qtos aos vidros, dei uma olhada "de leve", porque por hora nao vou comprá-los...Quero mudar em breve e vc sabe como é mudar para um novo ap...rs...E como o Amazon ja me fez consumir...rs
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oi Débora! Essa é a 2ª visita no seu blog hoje, pq nem sempre dá tempo de ver tudo! E o seu blog está lindíssimo... mas sou suspeita, como eu disse em outro comentário, tb sou apaixonada pela França!
    Nossa, muita coisa para comentar.
    Geleia de lavanda: não tenho coragem de fazer isso com as minhas não:)
    Comentário negativo: como a Lu Cunha disse, deve ser inveja mesmo. Imagina, criticar a casa dos outros! Tem gente pra tudo, né? Ainda bem que vc não se abala.
    Um excelente final de semana!

    ReplyDelete
  6. Oi Patty
    Sabe que eu também estou morrendo de pena de cozinhar flores de lavanda? Mas os meus canteiros estão transbordando e precisando de uma leve poda (meu marido não concorda com o termo "leve", mas não tenho coragem de fazer mais que isso!). Enfim, essa poda com certeza vai ser suficiente para conseguir as duas xícaras de lavanda da receita. Se tudo der certo, faço isso no próximo final de semana e digo se vale a pena!

    ReplyDelete
  7. Ah, e sobre o comentário negativo, o melhor é deixar pra lá, mesmo! Não vale a pena perder tempo com isso! Respeito opiniões diferentes, mas falta de educação é uma coisa bem diferente, não é?

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails