Monday, October 18, 2010

Romântica, Rural e Renovada


A matéria deste post vem originalmente da revista britânica Period Living que, como o nome já diz, é uma publicação voltada a casas de época. A história, desta vez, é sobre um casal que, após anos de viagens ao redor do mundo (o marido era capitão da Marinha Mercante), finalmente se estabeleceram na região rural de Derbyshire, no Reino Unido, no início da década de 90.



Hoje a casa pouco se parece com a propriedade de três quartos que eles encontraram no ano de 1992; usada como depósito de materiais de caça por longo tempo, ela obviamente acabou sendo negligenciada por vários anos.


Com tanta umidade que era possível encontrar cogumelos nascendo nas paredes, não era de se espantar que o trabalho necessário para a recuperação fosse imenso, mas duas décadas se passaram antes que o casal conseguisse fazer qualquer coisa.



Tendo gasto todas as economias com a aquisição da casa, o casal adotou como estratégia tentar utilizar o máximo o que já existia no imóvel, como o piso do quarto principal, de tábuas de madeira.


A parede entre dois quartos da planta original foi derrubada
para criar este amplo dormitório para as crianças


No andar inferior a história foi diferente: o piso não estava em boas condições e então foi substituído por madeira de demolição de uma escola local que estava fechando. Esta mesma escola se tornou uma grande fonte de mobiliário, em especial a grande cristaleira da sala de jantar.


Na verdade, muitas peças foram colecionadas também de vendas de garagem e até doações de amigos e da família. O segredo para que todas formassem uma unidade na decoração foi pintá-las com uma paleta de cores limitada.




Algumas paredes foram derrubadas para dar mais amplitude aos ambientes, e no ano 2000 a casa chegou a passar por uma ampliação para acomodar uma sala de jantar - tudo feito, é claro, com muito respeito à estrutura e aos materiais originais. Até mesmo a escada foi retirada do lugar original e reposicionada de modo que não ocupasse mais tanto espaço.


Vendo a casa impecável que ela se tornou, é difícil imaginar que um dia esteve em um estado tão precário, tão negligenciada. Com quase 200 anos (sim, dois séculos!), hoje ela continua atual, atendendo muito bem às necessidades do casal e dos quatro filhos - e mais cheia de vida do que nunca.



....................


Recebi a primeira das três encomendas de tecidos que fiz para a loja. Algumas estampas são novas - já adianto que adicionei uma linha xadrez muito bonita! Para quem ficou aguardando a reposição das peças, peço mais um pouquinho de paciência! Agora só falta costurar e fotografar!

5 comments:

  1. Oi Débora! Adorei as fotos, a casa ficou muito linda! Há várias ideias ali que quero aproveitar! Vou para casa inspirada hoje! Beijinho e boa semana!

    ReplyDelete
  2. Essa é mesmo uma casa cheia de detalhes fofos!!!!

    Falando em detalhes, postei agora há pouco uma foto com um detalhe lá do meu ap. Se ver lá, me diga o que achou, ok? Adorei seu ultimo comentário, sobretudo que fala da proporçao satisfação x conta bancária...Concordo plenamente...Guardei dinheiro pra esse momento, mas estou sendo constantemente surpreendida por itens que não calculei ou com o preço da mão de obra especializada. Por isso, a compra dos livros estão suspensas até o fim do ano...rsrs...Os ultimos que comprei foram alguns de literatura e um sobre Small Lofts, muito bacana. Quais estão na sua lista? Aos poucos vou pondo algumas fotos lá do novo ap. Estou apaixonada pelo meu apartamento...rsrsrs...Simples, mas do meu jeitinho.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Débora!! Adorei!! Vc tem um bom gosto incrível!!

    Abs

    Márcia

    ReplyDelete
  4. Débora...nao consigo ver as fotos do post do dia 24/10...só consigo ver metade do texto e nao dar para ver as fotos....que faço?

    ReplyDelete
  5. Anônimo,

    Você pode confirmar a data do post ou o título? Não há nenhum post em 24 de outubro. Mesmo assim verifiquei as últimas páginas em outro computador e não percebi nenhuma alteração.
    Aguardo seu retorno!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails