Tuesday, January 18, 2011

Fugindo Do Óbvio

Se eu tivesse que classificar esta cozinha, não teria coragem de dar menos que 5 estrelas. Clássica, elegante, criativa e ... perfeita - pelo menos na minha opinião.

Em um primeiro contato, fica evidente que ela é esteticamente atraente. Em uma análise mais cuidadosa, podemos ver que ela pode ser tudo, menos óbvia. Quantas pessoas teriam coragem de misturar armários pretos e brancos no mesmo ambiente?


E porque isto funciona? Com certeza o efeito não seria o mesmo se o piso fosse branco. Mas assim, como está, a combinação de armários inferiores e piso escuros dão o peso necessário para "ancorar" a cozinha. Já as paredes e os armários superiores são brancos, e esse contraste garante que o ambiente pareça aberto - os volumes estão lá, mas estes armários ficam quase camuflados, contando também com a vantagem de terem sido projetados com altura até o teto.


Mesmo assim, a divisão não pode ser tão brusca. Pequenas porções de preto e branco ultrapassam a linha delimitante do balcão. São as portas, esquadrias de janelas e o pendente que marcam presença das cores escuras contra o branco, na metade superior. Fazendo o papel oposto, o rejunte claro do piso dá leveza, além de valorizar o padrão de colocação em espinha-de-peixe.


A estante de vinhos, branca, vai do piso ao teto, marcando um volume importante. Os puxadores prata criam pontos de luz contra o fundo preto - e, claro, não podemos esquecer de todos os eletrodomésticos em inox.

Outros pontos interessantes: a pequena escrivaninha ao lado da geladeira, com espaço superior para livros (muito conveniente para acompanhar receitas, fazer anotações ou qualquer outra atividade); a mesa de madeira; e a parede de placas de mármore ao longo do balcão.


Pontos negativos? Não encontrei nenhum. Será que você encontra?

Projeto: Tommy Smithe
Imagens: Facebook de Tommy Smithe

3 comments:

  1. Como sempre você garimpando e nos mostrando idéias maravilhosas.
    Débora, gostaria, se fosse possível, que você mostrasse móveis para apoiar TV. Em minha casa tenho uma TV de 52 polegadas. Imensa..rs.
    E não tenho encontrado opções de móveis neste estilo mais delicado, cottage, para colocar esta Tv monstro. Será que você pode me ajudar? Abraços e agradeço antecipadamente a gentileza.
    Míriam -MG

    ReplyDelete
  2. Míriam,

    Vou começar a juntar material para um post. Sua TV é de LCD, não? Agradeço também pela idéia!

    ReplyDelete
  3. Débora, agradeço imensamente e aguardo seu post. Minha tv é de Led, ou seja, ainda é mais leve e fina que a de LCD.
    Obrigada mais uma vez
    Míriam

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails