Wednesday, March 23, 2011

Toque Cottage


Um dos estilos de decoração mais populares atualmente é o cottage - uma amostra disso foram os links para as "casas dos sonhos" que recebi aqui no blog, em que a tendência foi quase unanimidade.

O estilo é acolhedor, caloroso e nada formal, um retrato da vida mais simples e em um ritmo mais sereno, o que explica em grande parte a razão do seu sucesso. Mas, se é fácil demonstrar o que nos agrada através de imagens, nem sempre é tão simples recriá-lo em casa. Por onde você começaria?


O mobiliário desempenha um papel importante em qualquer decoração, e isso vale também para o cottage. Mas este estilo não exige muito tempo nem dinheiro para ser alcançado e aceita com entusiamo até mesmo peças gastas e imperfeitas, o que facilita muito uma decoração feita com orçamento limitado.


Vime e fibras similares são bem-vindas. Os tecidos são sempre confortáveis, podendo ser lisos, florais, listrados, xadrezes ou com estampas toile. Capas para sofás e cadeiras também são perfeitas para este estilo.


Misturar peças novas e antigas é outra característica marcante, seja na decoração ou mobiliário. As prateleiras estão em todo lugar, combinando as tarefas de armazenamento e mostruário.


Outro detalhe importante em todos os links das "casas dos sonhos" que recebi foram as flores. A presença delas realmente faz milagres e mesmo assim, por algum motivo, raramente vejo pessoas que lembrem de incluí-las na decoração. Vale tudo, desde grandes arranjos (os de hortênsias, tulipas e jacintos estão entre os meus preferidos) até vasos de cerâmica com mudas de alecrim e outros temperos.


Você também pode (e deve!) aproveitar peças que já possui. Pense em itens com uma certa idade, até um pouco gastos, com boa textura e uma estética interessante: com certeza serão perfeitos para o seu cottage.


As cortinas devem ser de pouca espessura e claras. Sanefas são permitidas, desde que não sejam de um material pesado ou muito chamativo.


As cores devem ser sempre claras, como azuis, beges, amarelos e verdes. O branco é mais que uma escolha comum: é quase uma marca registrada deste estilo e sempre estará presente no ambiente, se não nas paredes, então no mínimo nos acessórios. E, falando em acessórios, peças em tons de prata (seja novo ou envelhecido) são fundamentais.



A madeira está muito presente, muitas vezes pintada, mas também gosto muito dela em sua cor natural. Aprendi na prática, depois de muitos erros, que ela fica melhor (na minha opinião, pelo menos) cercada de muito branco - se as paredes não forem desta cor, pelo menos os objetos decorativos próximos serão.



Ter diretrizes pode ajudar a chegar mais perto do nosso objetivo na decoração, mas não siga cegamente as regras. Inclua peças que você gosta e improvise. No campo ou na cidade, em um apartamento ou em uma casa, a melhor decoração é aquela que reflete o seu conceito do que é um lar.


Imagens via Houzz

6 comments:

  1. Debora, adorei o post. Acho lindo este estilo não não sabia a definição (cottage).
    Decididamente para a casa de chácara será o estilo escolhido.
    Espero que até a casa sair eu não tenha mudado de ideia rsrs.

    Bj

    ReplyDelete
  2. Seus post são sempre tão cuidadosos e instrutivos. Cottage é "o estilo", na minha opniao...

    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Amei o post, geralmente a maioria das pessoas (eu inclusive), não sabe definir ao certo o seu estilo de decoração, aí sempre fica aquela coisa "Ah não era bem isso", com dicas assim e um bom profissional com certeza fica mais definir as escolhas na hora de montar uma nvoa decoração, ou mesmo se inspirar em alguns detalhes, como é o meu caso! Bjos

    ReplyDelete
  4. Débora, esse post está maravilhoso! Explicativo e com fotos lindas!
    Quanto à viagem, estou num hotel de Barcelona que é de terceira categoria... definitivamente, se eu entrar em outra dessas furadas, me internem! Mas o passeio de hoje foi lindo! Bjs.

    ReplyDelete
  5. Simplesmente adorei seu cantinho! Cheguei aqui pelo google e já estacionei! Beijocas e bom fim de semana pra vc
    Cantinho da Galega

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails