Thursday, October 27, 2011

Espaço Aproveitado


Usar o vão embaixo de escadas para armazenamento é um dos truques mais comuns do design de interiores. Não acho ruim e em alguns imóveis isso é até importante, já que eles estão ficando cada vez menores.


Esta área não deve ser desprezada. Lembre-se que ela custou tanto quanto as outras áreas da casa, e que por isso merece muito mais que uma porta de armário mal planejada. Mesmo as coisas mais banais podem ser resolvidas com criatividade, certo?


Gosto quando o vão da escada ganha um móvel embutido, bem planejado e bem executado. Conseguem imaginar como era este espaço antes, com o vão aberto? O banco também é muito bonito - gosto da cor da madeira natural em ambientes com bastante branco.


Prateleiras são mais simples e baratas, mas mas também podem ser usadas de várias maneiras diferentes.




Quando armazenamento não é um problema, os usos podem variar bastante. Uma opção é um espaço para relaxar.


Escadas geralmente ficam próximas da porta de entrada, onde deixamos casacos, bolsas, mochilas, chaves, etc. Um móvel que possa orgazinar todos esses acessórios é bem-vindo.


Se a lateral da escada ficar voltada para a sala, que tal usar o vão para o aparelho de TV? Aberto ou fechado, as duas soluções são interessantes.




Para quem não pode reservar um quarto para funcionar como escritório, o espaço é suficiente para acomodar os itens básicos.


Outra versão de escritório, mas com a lateral do vão fechada.


E você, tem escada em casa? Como usa ou usaria o espaço disponível? Comente!

10 comments:

  1. Olá Debora!
    Excelentes dicas!!!!Adorei e vou colocar na pratica!!!
    Bjosssss

    ReplyDelete
  2. Além de práticos, espaços como esses
    são lindíssimos e dão um charme todo especial. Adoraria ter uma escada!!!
    Bjs
    RE

    ReplyDelete
  3. Débora,tenho uma escada externa, com um vão e estou pensando seriamente em aproveitar aquele espaço para armazenamento, mas não sei ainda do quê. Ponto um: os degraus da escada são de madeira e quero substituir por cimento, pois acho mais seguro (e bonito), concorda? Ponto dois: Poderia usar esse espaço para guardar ferramentas, essas coisas que são feias de guardar. Vou deixar a ideia amadurecer. Bjs.

    ReplyDelete
  4. O brinco de princesa que vc comprou é o de vaso ou é a trepadeira? Tem uma variedade que é um arbusto tb. Eu tinha todos, alguns morreram. A trepadeira, aqui, é a mais resistente.

    ReplyDelete
  5. Continuando... :) O brinco de princesa - trepadeira - cresce muito rápido e não precisa de cuidado nenhum, ótima planta para um jardim inglês. E os beija-flores adoram!
    Bjs.

    ReplyDelete
  6. Gostaria de uma sugestão, pois a parte aproveitável (baixo da escada)fica de frente para uma pele de vidro de 6 metros....totalmente aparente

    ReplyDelete
  7. Fernanda,

    Na minha opinião o seu caso vai depender muito da vizinhança.
    Existem outros imóveis de frente para esta pele de vidro? Se sim, então não indico nenhuma instalação para relaxamento (canto de leitura, banco), pois nesses momentos vc com certeza vai querer estar com uma roupa confortável e não ser observada por vizinhos. Se tiver uma paisagem bonita, sem dúvida usaria o espaço para relaxar!
    O escritório ainda é viável mesmo com vizinhos. Se vc desejar privacidade ou se a incidência de sol for muito grande, existe a possibilidade de fazer o ambiente mais fechado (penúltima foto do post).
    Adega, no seu caso, só se for fechada, porque as garrafas têm que ficar protegidas tanto do calor quanto da luz.
    Esta escada fica perto de uma sala de jantar? Será que um buffet encaixaria no seu caso?
    Já os armários para armazenamento ou prateleiras podem ser usados sem restrições, já que o tempo de permanência no local é bem curto.
    Um abraço!

    ReplyDelete
  8. Como boa viginiana (organizada!) que sou, adoro essas dicas de aproveitamento de espaço!

    Quanto à ópera, posso não ter o inverno curitibano, mas as produções do Palácio das Artes estao ao meu alcance...rs E o melhor: as óperas são a preço populares. Uma desculpa a mais para você vir a MInas, não acha?rs

    Beijos

    ReplyDelete
  9. Oi Débora!
    Sobre as amoras: os caras que foram instalar o alarme na nossa casa se dependuraram cada um em uma amoreira. Qdo a minha irmã viu, eles ficaram parados olhando para ela, estáticos, com as mãos e parte do rosto vermelha! Ô frutinha danada!
    Eu nunca comi e o sucesso das amoras na internet está me surpreendendo!
    Mudando de assunto, achei um cara que trabalha com ferro e alumínio, comprei umas coisinhas. Qdo eu publicar, te mostro. Ele mesmo faz, sai tudo barato. Uma gaiola, enorme, sai por 68,00, só para teres uma ideia. Já pedi uma de aniversário para o pessoal daqui de casa!
    Bjs.

    ReplyDelete
  10. Menina, estou pagando todos meus pecados com aquela construtora, é uma vez na vida e não indico.

    Adorei as dicas, bem sobre o que eu precisava mesmo, terei um vão e pensei em usar para um bar ou algo assim.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails