Friday, September 7, 2012

O Tempo Voa


Três anos atrás eu sentei em frente ao computador e resolvi começar meu blog. Três anos! Dá para acreditar? Eu não acredito.

O que eu não imaginava é que ter um blog mudaria tantas coisas para mim. Sim, porque a atividade não é fácil (pelo menos quando levada a sério). Tenho que encontrar novos temas, escrever sobre eles, procurar imagens, organizar os posts. Isso acabou se tornando uma rotina de estudos que sem dúvida me ajuda muito como profissional também.

Mas também existe o lado negativo. Às vezes fico irritada. Já vi (e mais de uma vez) pessoas copiando o que faço no por aqui: decoração da página, produtos que eu desenvolvi, técnicas que ensino para fazer transformações em casa.

O problema não é copiar, afinal a minha intenção é dar idéias, mesmo. Mas a falta de créditos é, no mínimo, desestimulante. Pensei em escrever sobre isto algumas vezes, mas desisti em todas elas. Resolvi que era perda de tempo. Fico desencantada com a blogosfera às vezes, mas cheguei à conclusão que estas pequenas dores de cabeça não se comparam às coisas boas que acontecem por aqui.


Eu sinto falta disso tudo quando tenho muito trabalho e não posso atualizar o blog, ou quando não tenho tempo de visitar os de vocês. Gosto de fazer e receber comentários. É como receber vocês na minha casa mesmo que, infelizmente, eu não conheça a maioria de vocês pessoalmente.

Então neste aniversário vou fazer uma retrospectiva dos posts do último ano, assim como fiz em 2010. Foi difícil escolher somente alguns para esta lista, mas aqui vão eles (em ordem cronológica):

01. Casas Que Amamos - comprei uma revista e ganhei outra de brinde. Capa horrível e aparência pouco promissora, mas uma das matérias era sobre esta casa cheia de personalidade que tem absolutamente tudo o que eu gosto: ambientes abertos, decoração vintage e um jardim muito acolhedor.


02. Meu (Futuro) Jardim Inglês - cheguei a pensar que o post seria desinteressante para muita gente que mora em apartamento, mas a repercussão deste assunto foi incrível. Recebi emails muito tempo depois dele ter sido escrito, troquei experiências, foi ótimo! E, aliás, meu jardim vai muito bem, obrigada! Tenho alguns posts programados sobre ele, desde que as plantas colaborem com as minhas intenções!


03. Espaço Aproveitado - falo sobre como usar o vão da escada, um espaço geralmente mal aproveitado nas construções. Se você tem escada em casa provavelmente já ficou em dúvida sobre o que fazer com ela.


04. Lá Em Cima - aqui em Curitiba as casas com áticos são muito comuns. Os espaços são geralmente amplos e muito interessantes, mas como para aproveitá-los bem?


05. Com Ar Inglês - uma casa pode ser clássica, elegante e ao mesmo tempo casual? Este projeto de Iñaki Mujica mostra que sim. Além disso, a casa abusa do cinza, uma cor que eu adoro para qualquer decoração.


06. Para os Olhos e para o Paladar - um misto de boulangerie/pâtisserie/restaurante que adotou a decoração industrial, uma das minhas preferidas, para este belo imóvel de dois andares. A vontade de conhecer é maior por causa da arquitetura ou pelo cardápio?


07. Simples e Charmoso - Amelie and Friends, um restaurante despretensioso onde absolutamente tudo é preparado na própria cozinha - nada de terceirizados! As coisas simples também podem ser um luxo.


08. Tijolo à Vista - adoro tijolos de demolição e acho que isto ficou evidente aqui. O post ficou longo, mas gostei muito de escrever sobre o assunto. E convenhamos: com uma parede assim fica fácil decorar.


09. Do Jardim Para a Mesa - mais um dos meus posts falando de estabelecimentos australianos. Encontrei vários em pouco tempo, a maioria adotando o estilo industrial. Tendência por lá? Seja como for, é uma pena que fiquem tão longe.


10. Inspiração Inglesa - quer cozinhar todos os dias, lavar a louça e não ter vontade de reclamar? Eu talvez conseguisse com uma cozinha assim. Projeto da Deulonder, é uma das melhores que já vi, tanto pela estética quanto pelas questões funcionais.


....................

Agradeço por vocês me visitarem, lerem o que eu escrevo, deixarem seus comentários. Este último foi mais lento para o blog, eu sei. Meu trabalho na vida real às vezes impede que eu passe mais tempo por aqui. Mas mesmo com altos e baixos ele continua... será que chego aos 4 anos?

Aos que me acompanham desde o início e aos que acabaram de chegar, muito obrigada! Vocês são sempre bem-vindos!

14 comments:

  1. Parabéns por teu trabalho de altíssimo nível!
    GK

    ReplyDelete
  2. Oie...
    Então...essas coisinhas desagradáveis que acontecem por aqui, são tambem fatos comum em qualquer outro tipo de atividade onde envolva "pessoas".
    A ganancia, vaidade e egoísmo são inerentes á nós...e muitas vezes as pessoas nem percebem que passam por cima da gente..o que é muito triste.
    Mas corroborando com o que voce mesma falou, tem uito mais gente legal na blogosfera , que o contrásio.
    eu estou só há um ano... e pretendo ficar muitos mais. descobri esse meio de conhecer pessoas e aprofundar em assuntos que gosto.
    Seu blog é fofo...não desanime não. Deixe de lado o que não te interessa, e pense só no que interessa, e nas pessoas bacanas...que com certeza são a maioris.

    beijokas e ótimo feriadão.
    Paula Kasas

    ReplyDelete
  3. olá, Débora! Acordei cedo nesse feriado e achei teu blog. Muito interessante, sob vários aspectos. Inclusive pela contradição entre o conteúdo dessa postagem e a falta de referências (links) para boa parte das imagens que apresentas. Por que as imagens não merecem o mesmo respeito que os textos? Por que podem ser copiadas e usadas sem respeito aos autores? Exceto isso, gostei do blog, parabéns.

    ReplyDelete
  4. Anônimo,

    Nenhuma contradição aqui. Não sei se você tem um blog, mas aqueles que têm sabem que muitas imagens estão simplesmente espalhadas na internet, sem a possibilidade de rastrearmnos a origem de cada uma.

    Quando encontro uma matéria ou o trabalho de um profissional eu SEMPRE, sem exceção, informo a origem e incluo um link direto para a fonte. Se tiver tempo veja o blog com atenção, pois parece que você não o conhece bem.

    Infelizmente não é possível fazer o mesmo para cada imagem avulsa que encontramos, e note bem a diferença: eu não uso as tais imagens como se fossem criações minhas. Esta foi a minha reclamação: pessoas que reproduzem o que eu fiz aqui como se fossem criações delas. Obviamente elas sabem qual é a fonte daquele trabalho. Isso se chama plágio.

    Por outro lado já vi fotos avulsas que eu mesma tirei em outros blogs e não me importei, porque sei da dificuldade em identificar arquivos assim. Não uso dois pesos e duas medidas. Nunca.

    Espero ter explicado bem a diferença. Por favor, agradeço se da próxima vez voê pudesse deixar seu nome também. Gosto muito de conhecer as pessoas que comentam aqui.

    ReplyDelete
  5. Paula,

    Você tem razão no que disse: primeiro, que este tipo de problema não acontece só na blogosfera. É coisa do ser humano.

    Segundo, que as pessoas ruins são a minoria - mas uma minoria que incomoda bastante, não é?

    Obrigada pela visita e um ótimo feriado!

    ReplyDelete
  6. Gugu, não lembro de ter visto nenhum comentário seu por aqui antes. Estou errada?

    Muito obrigada por ter deixado esta mensagem. Obrigada pela simples visita! Este é, sem dúvida, o maior presente para quem escreve um blog!

    ReplyDelete
  7. Querida Débora, espero que seu blog dure muitos e muitos anos. Os seus posts não são frequentes, pois têm qualidade. E qto a esse anônimo desrespeitoso, ele ou ela não sabe do que está falando: vc sempre cita a origem das suas fotos. Obviamente vc não citou a origem na retrospectiva, pois é só clicarmos nos links.
    Aliás, eu não permito mais comentários de anônimos no meu blog. Quem quiser comentar, identifique-se. Nós temos trabalho para manter um blog, as pessoas que comentam devem ter pelo menos o trabalho de fazer o login em algum serviço.
    Bjs para vc e bom feriado!

    ReplyDelete
  8. Querida,

    Espero que você persista com seu bog por 4, 5...100 anos, porque ele sempre ilumina minha semana. Apesar dos pesares, ainda vale a pena... Beijos e sucesso sempre.

    ReplyDelete
  9. Patty e Lu,

    Deixei minha resposta nos blogs de cada uma. Vocês duas estão naquela minha lista de pessoas que fazem tudo isso valer a pena... mas já devem saber disso, não é?

    ReplyDelete
  10. Parabéns pelo aniversário do blog. Ele está na lista de preferidos em meu blog. Vem me visitar!

    ReplyDelete
  11. Seu blog é lindo e você faz um trabalho incrível! Parabéns pelo blog!

    Bjs!

    ReplyDelete
  12. Olá, acompanho seu blog a mais de ano e gosto muito de tudo que você comenta aqui. Parabéns!!
    Gostaria de saber como faço para comprar seus produtos. Tem algum e-mail que eu possa me comunicar com você? Fico no aguardo, obrigada!

    ReplyDelete
  13. Olá Débora, Parabéns pelo empenho e trabalho para manter este blog!! eu realmente me encanto com sua criatividade.. me identifico com tudo o que posta aqui, até porque adoro uma decoração com aquele estilo antigo.. vintage.. mais não se chateie pelos incapazes, eles sempre copiarão quem sabe criar!! parabéns e força!! beijos

    ReplyDelete
  14. Olá Débora, Parabéns pelo blog, você é realmente muito criativa! me identifico muito com as imagens que posta, adoro decoração com um ar antiguinho.. vintage.. não se deixe abater por pessoas nada criativas, estas sempre copiarão pessoas com você que tem o dom de inovar!! Que deus te conserve assim.. força!! Beijos

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails