Wednesday, February 6, 2013

Morando de Aluguel


Hoje parece que temas como arquitetura e design de interiores estão em alta. Existem programas de televisão, revistas (impressas ou virtuais) e blogs falando sobre o assunto, mas muitas vezes são muito voltados a quem possui casa própria, para quem realmente pode investir no imóvel onde vive.

E quem mora de aluguel?


Com certeza isso coloca alguns limites no que pode ser feito, mas minha intenção é mostrar que existe uma boa solução para quase tudo. Concentrando-se nos pontos certos, é possível ter uma casa bonita e bem decorada sem grandes intervenções.

Cor das Paredes

A primeira questão é a cor das paredes. Usar a cor certa faz uma enorme diferença, e o investimento não é alto. De maneira geral, compensa. É um grande custo-benefício.


A maioria dos proprietários permite a pintura das paredes, desde que sejam devolvidas lisas e brancas no final do contrato. Mas e se o proprietário não permite que as paredes sejam pintadas? Ou se o valor das tintas e da contratação de pintor não seja compatível com o orçamento?

Sendo assim, como trabalhar com paredes totalmente brancas?

Paredes brancas são ótimas e eu, com todas opções que tenho, às vezes tenho vontade de pintar tudo nesta cor. O "branco sobre branco" é sempre bonito e poucos pontos de coloridos já serão suficientes para dar vida ao ambiente. As cores podem vir de outras maneiras, em especial nos materiais têxteis.

Têxteis


Itens como tapetes e cortinas são de grande escala e, conseqüentemente, têm a possibilidade de causar grande impacto. Outras opções para trazer personalidade e cor para o ambiente são as almofadas e mantas para sofá.


No quarto, não subestime o poder de uma bela colcha.


Iluminação

Plafons, lustres, luminárias de piso e arandelas são bons investimentos. A iluminação faz uma diferença enorme na aparência do ambiente, e tudas as peças podem ser transferidas em outro endereço mais tarde. As originais devem ser guardadas e reinstaladas na entrega do imóvel.

Móveis

Aposte em peças que possam ser reaproveitadas em um novo endereço. Os móveis, em geral, estão caros - os bons e os ruins. Não compre nada para ser "provisório". Sempre vale a pena investir em produtos de boa qualidade, desde que possam ser colocados em um caminhão de mudança mais tarde.

Não aconselho a compra de móveis sob medida, porque dificilmente terão lugar em uma nova casa. Os estilos podem ser diferentes e, principalmente, as dimensões de cada ambiente. Prefira sempre as opções mais versáteis.


Disfarces

Às vezes o imóvel tem algum ponto muito negativo. Pisos cerâmicos antigos costumam ser um dos problemas mais comuns. Na sala ou nos quartos, um tapete de grandes dimensões disfarça muito bem o problema.

Um tapete de grandes dimensões disfarça pisos antigos ou em mau estado.
Nesta foto, todos os elementos usados na decoração podem ser reutilizados
em um outro imóvel mais tarde

Na varanda, considere cobrir o espaço com seixos e quadrados de deck de madeira (casas de material de construção geralmente vendem peças com 50cm x 50cm).

A estrutura do imóvel não é boa? Procure desviar a atenção para os móveis.

Móveis com estética e cores interessantes atraem a atenção e
desviam o olhar dos pontos negativos do imóvel

As esquadrias das janelas estão em má condição? Invista em cortinas.

Tapete amplo, cortinas até o chão e cabeceira alta em capitonê:
a estrutura original do quarto praticamente não aparece, e tudo
o que foi usado pode ser reutilizado quando o contrato de locação acabar.

A conclusão? O seu imóvel alugado pode não ser perfeito (e dificilmente será), mas ele pode ficar jeito que você quer: organizado, bonito, confortável e aconchegante. Provisório, mas ainda assim um "lar, doce lar".

6 comments:

  1. Oi querida, primeiro quero agradecer a visita lá no blog, segundo dizer que fico por aqui porque adoro esse tema! Terceiro dizer que você tem razão sobre o que disse, mas mesmo quem tem casa própria as vezes não quer investir tanto ou não pode, então suas dicas são super legais! Eu mesma, ganhamos uma casa, é nossa, mas não é o que queríamos, então não vamos mexer muito nela para guardar dinheiro para construir a que queremos rs... Então vou usar desses truques que você falou :) Beijos lindona, volte sempre

    ReplyDelete
  2. Minha casa é alugada e eu procuro me valer desses truques pra deixá-la aconchegante e com a minha cara, móveis, tapetes, cores dos utensílios e etc. Amei o post.Bjs

    ReplyDelete
  3. Oi moça!!!
    Você fez esse post pra mim? Rs
    É que neste sábado nos mudaremos para a casa de aluguel, pra esperar a nossa casinha ser construída.
    É pequena, muito pequena! Mas parece que irá nos acolher bem. Vamos tentar dar uma "maquiada" para morarmos lá.
    Obrigado pelas dicas acima!

    Grande beijo!

    ReplyDelete
  4. OI amiga, estou voltando de vez...Vivi um turbilhão no meu pos ferias, mas tudo está se ajeitando, felizmente. Adorei esse post, com idéias super aproveitáveis.

    Saudades!

    A novidade é quem um grande amigo mudou-se para sua cidade, então vou me organizar para visitá=lo nesse ano e, obviamente, encontrar você. Um dos meus propositos desse ano, na concepção de uma vida mais leve e serena, é justamente estar mais em contato com os que estimo e você se inclui nessa lista...beijos!

    ReplyDelete
  5. Eu já morei em um imóvel alugado quando fui estudar e investi em móveis coloridos... eu gosto de paredes brancas com cores em cortinas ou móveis e até enfeites... ótimo post!!!

    Beijos

    "A casa da Mi"

    ReplyDelete
  6. Que coincidência!! Aliás, ótimo post! Adorei todas as ideias. Quero ver se faço mais alguns posts lá no blog sobre o assunto, pois será a minha realidade dentro de alguns meses. Até já tinha pensado em deixar todos os ambientes brancos, acho que ficaria bom inclusive com os móveis brancos que tenho. O que vc acha?

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails