Wednesday, September 11, 2013

Pequeno, mas em Grande Estilo


Voltando o assunto "pequenos espaços", hoje é dia de falar sobre o quarto, um ambiente que, quando pequeno, é realmente um desafio. Afinal, não importa o tamanho, ele sempre precisa incluir móveis como a cama e os armários - peças de escala muito grande para uma parte considerável dos quartos atuais. Mesmo assim, existem alguns cuidados que podem ajudar bastante a contornar o problema, não apenas deixando o quarto bastante funcional, mas também visualmente maior.


A primeira regra é simplificar. Não coloque mais mobiliário que o necessário e sempre dê prioridade para uma circulação desobstruída. Use sempre o potencial vertical do ambiente: ao invés de uma cômoda larga, prefira uma mais alta e mais estreita.


Depois, procure suavizar o peso visual dos móveis. Em geral, isso diz respeito às cores. Tons escuros não estão proibidos, mas procure reservá-los para peças menores, como um criado-mudo ou almofadas. Além disso, por mais que você sonhe em ter uma cama king size, aceite o fato que ela não cairá bem em um quarto muito pequeno. Procure usar peças proporcionais à área que você tem disponível.

A mesma regra vale para os acessórios e até estampas dos tecidos: tudo sem excesso e sem proporções muito grandes.


Sempre que possível dê preferência às peças de dupla função: uma escrivaninha que sirva como criado-mudo ou pufe que funcione como baú, por exemplo.



Quanto maior a organização, maior a sensação de espaço. Se não for possível manter tudo dentro de cômodas ou armários, faça uso de cestas ou caixas decorativas em prateleiras.


Além disso, pequenos truques com a cortina podem melhorar a proporção do cômodo. Para fazer com que o pé-direito pareça mais alto, instale os varões bem próximos do teto e use cortinas longas, até o chão. 
Já cortinas que ultrapassam bastante a abertura da janela fazem com que ela pareça mais larga (deixe o tecido cobrir as bordas das esquadrias e uma grande porção de parede quando a cortina estiver aberta).


E abuse dos espelhos! Para aumentar visualmente o espaço, ele ainda é o recurso mais eficaz. Se for grande, pode duplicar o ambiente. Se for menor, cria um ponto de interesse no ambiente. Vale tudo: peças emolduradas, portas de armários, paredes. Móveis espelhados funcionam de uma maneira diferente: eles não duplicam visualmente o espaço, mas ficam tão discretos e leves que colaboram com esta intenção.


Todo este planejamento é trabalhoso, já que precisamos ser mais criativos com ambientes que não permitem muita coisa. Mas a dedicação vale a pena: com toda certeza ter um quarto pequeno não significa abrir mão de um espaço bem decorado, funcional e confortável.


5 comments:

  1. Oi, Debora! Tudo bem?
    Menina, que lindos o espelho da primeira foto e o lustre da foto sete! Foi amor à primeira vista rs!
    Wesley e eu estamos de mudança (vamos pra Ponta Grossa) e o novo quarto é bem pequeno. Sorte que tem um outro quarto, que usarei como closet, e assim será possível aproveitar melhor o espaço do nosso. Com certeza, vou usar as dicas que você deu!
    Beijo,
    Mariana.

    ReplyDelete
  2. Débora, adorei esses pufes-baús. Eu preciso alterar meu quarto. Ou jogar metade do que tenho no lixo. Algo assim.
    Bjs.

    ReplyDelete
  3. Mariana,

    Vamos ser quase vizinhas! Ponta Grossa fica tão pertinho daqui! E de onde vc está vindo?

    Já morei em um apartamento pequeno onde um quarto virou closet... até que meu filho nasceu! Aí, não teve jeito! Quando ela era bebê ele usava esse quarto, mesmo, afinal os móveis dele eram basicamente o trocador e o berço. Colocamos umas prateleiras com bichinhos, quadrinhos infantis. Mas depois que ele foi crescendo ficou inviável. Hoje moro em uma casa beeem maior que o apartamento, mas esmo sim acho super legal não disperdiçar espaço. Até um ambiente grande fica om aparência de abarrotado se a gente fizer as coisas erradas!

    ReplyDelete
  4. Que blog mais inspirador! Adorei, Débora! E o melhor é que a gente pode comprar também coisas bem lindas!
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  5. Adorei esse post! Suas dicas são sempre ótimas e coincidem com o que valorizo.

    E obrigada por suas palavras sempre gentis em meu blog.É reconfortante ter algumas ótimas coisas na vida como certas, tais como esperar por um novo post no seu blog ou saber de você por seus comentários no meu.

    Ótimo domingo.

    Beijos com carinho.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails