Friday, October 18, 2013

Cozinha Pequena não é Problema


Faz tempo que as cozinhas ganharam status na decoração. E, com toda certeza, se você tivesse que descrever sua cozinha ideal a palavra "pequena" não faria parte dos adjetivos escolhidos. Mesmo assim, é a realidade para a maioria das pessoas.

Integrar ambientes ajuda a ampliá-los, mas nem sempre uma reforma deste porte é possível (ou até desejável). Sendo assim, se não podemos aumentar a área do ambiente, podemos pelo menos utilizar alguns truques para que a cozinha fique visualmente maior, tirando o máximo de proveito o espaço que você tem disponível.

1. Use cores claras para os armários e paredes

Cores claras, como o branco ou bege, sempre fazem com que os ambientes pareçam melhor iluminados e maiores. Se as paredes e os armários tiverem a mesma tonalidade o efeito é ainda melhor, porque os limites visuais entre um e outro ficam muito mais sutis.


Cores escuras não estão proibidas, desde que bem usadas: o preto e o grafite, por exemplo, dão a sensação de que a parede está mais recuada, criando a ilusão de maior profundidade (quem sabe usar uma parede como lousa?).


2. Vidros

É uma reforma simples: troque as portas sólidas dos armários superiores por por outras com frente envidraçada. Sua visão não vai ser bloqueada e, enxergando o plano do fundo do móvel (que é o mesmo da parede), temos a sensação de que o espaço é maior.




3. Organização faz parte da decoração

Colocar uma barra sobre a pia para pendurar os utensílios, escolher potes bonitos, que possam ficar à vista, para armazenamento. Ambientes organizados sempre parecem maiores e desta maneira você disfarça os itens do dia-a-dia mantendo-os sempre à mão. Uma pia sempre arrumada também ajuda, e muito.


4. Nada mais que o necessário

Se a sua cozinha é pequena, escolha bem os eletrodomésticos que vão ficar sobre a bancada. Selecione o que tem uso constante e que merece ter acesso mais fácil. Se tem pouco uso, guarde - ou doe para alguém que precise.


5. Prateleiras

Quem não tem espaço suficiente em armários pode sempre recorrer a prateleiras, uma solução prática e barata para armazenamento. Funciona bem desde que esteja bem arrumada e com itens de aparência mais decorativa. Porta-pratos, barras para acessórios e outros itens que possam ser fixados na parede também ajudam, pois mantêm o balcão livre.



6. Plantas

Elas sempre fazem uma enorme diferença na decoração. Use suculentas, que requerem pouquíssima manutenção, ou vasos com temperos, se seu espaço permitir.


Cozinhas pequenas não precisam se vistas como um ponto negativo da casa. Elas podem ser práticas, acolhedoras e funcionais.  Explore cada centímetro que ela permitir, afinal, não importa a forma ou o tamanho, ela sempre vai ser o coração da casa.

Imagens: Pinterest

1 comment:

  1. Oi Débora!
    Enfim estou visitando os bloguitos amigos!
    Amei seu último comentário no Casa da Aniska, receber elogios de vc que entende TANTO de decoração é uma honra!
    Realmente a época da gravidez da saudades, né?!
    Então querida, qto a termos outro filho... não sabemos, está totalmente nas mãos de Deus!
    Linda as cozinhas! Meu sonho é ter uma cozinha bem branquinha!
    Bjo!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails