Saturday, March 29, 2014

Chega de Branco!


Escolhemos cores para fachadas, paredes, móveis e uma série de pequenos detalhes. O teto, em geral, é ignorado: melhor dizendo, há um consenso que ele deva ser branco, e por isso quase nunca consideramos a possibilidade de fazer diferente.



Concordo que o branco seja a melhor escolha para grande parte dos ambientes. Discreto, deixa toda a atenção para o que está abaixo dele; reflete a iluminação natural; faz com que o ambiente pareça mais aberto. As vantagens são muitas e você nunca vai errar com um teto assim. Em algumas situações, porém, um pouco de cor pode dar a personalidade que faltava ao ambiente.



O que temos que ter em mente é que a cor do teto pode mudar drasticamente a maneira como você percebe o restante do espaço. Uma vez que reflete a luz de volta para o ambiente, as características desta luz afetam (e muito!) a sua aparência.





Em especial, gosto de quando são pintados de azul. Meus exemplos preferidos são com esta cor, em vários tons diferentes. O suficiente para sair do lugar-comum, mas ao mesmo tempo suave para manter a discrição.




O cinza e o bege podem ser tão discretos quanto o azul.









Para quem tem coragem de ousar mais, existem vários exemplos bem-sucedidos usando cores mais vivas.




Gosto também de abordagens diferentes no teto quando o ambiente tem papel de parede. Podemos usar uma das cores do fundo da estampa, especialmente nos casos em que ela não tem nada de branco.




Cores escuras podem ser mais arriscadas, mas quando bem aplicadas dão uma aparência tão sofisticada! Mas não aconselharia seu uso em ambientes com pé-direito baixo.





E também podemos considerar o potencial de um belo papel de parede no teto. Por que não? 



4 comments:

  1. Débora adorei este te enfoque da cor do teto. Tenho toda minha casa com os tetos brancos mas, em minha sala de jantar que é um beige com um pouco de pessego, pintei o teto com a mesma cor mas um pouco mais clara. Criou um sensação de aconchego! Bjs e bom domingo.

    ReplyDelete
  2. Muito boas as imagens, Débora! Confesso que ficaria com medo de usar uma cor diferente, mas gostei muito da combinação com papel de parede e também da opção em cinza. Certamente acaba destacando ainda mais algum acabamento em gesso ou madeira.

    Abraço
    Vitória

    ReplyDelete
  3. Olá Débora!
    Amo branco na decoração!!! Amei este post e suas sugestões! Achei bem interessante a ideia do papel de parede no teto!
    Bjo!

    ReplyDelete
  4. Olá Débora, eu adoro o branco mas esses tons de azul clarinho no teto eu gostei, mas acho que a casa tem que ter cômodos bem grandes e como vc falou o pé direito bem alto e muita luz natural para se arriscar cores no teto, mas fica bonito sim. Um bj no seu coração.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails