Tuesday, July 15, 2014

Prático e Barato


Falei sobre closets recentemente, e as duas vezes renderam muitos contatos e muitas perguntas. Com certeza é um dos ambientes mais cobiçados nos projetos de interiores mas, devido ao alto custo, idéias criativas são sempre bem-vindas.




Foi por isso que mostrei este ambiente, bem acessível e de muito bom gosto. E, apesar de estar em um cômodo separado da cama, funcionaria muito bem se o ambiente fosse único.

O que mostro hoje segue exatamente a mesma linha, mas com espaço compartilhado: cama, cabideiros e prateleiras no mesmo cômodo.



O primeiro passo foi a pintura: é incrível o que algumas camadas de tinta podem fazer por um ambiente! Eu já morei um um apartamento antigo e foi a primeira coisa que fizemos. Dinheiro muito bem gasto. Recomendo.

Aqueles que moram de aluguel ou em imóveis usados provavelmente vão entender do que eu estou falando: às vezes é difícil de acreditar nas cores que as pessoas escolhem para as paredes. O caso deste quarto não foi diferente e boa parte da transformação se deve a essa repintura.



A cor escolhida é bem neutra e isso evita o excesso de informação, o que ajuda muito em casos onde existem muitos objetos à mostra.


Aqui foram usadas araras para as roupas, mas elas poderiam ser substituídas facilmente por um varão. E para aqueles que não têm um cômodo extra para o closet mas que não gostam das roupas à vista, existe a possibilidade de fechar as araras com capa ou de colocar um cortineiro na borda da prateleira. Eu usaria um tecido natural, cru, como algodão ou linho. E ainda permaneceria a opção de manter a cortina aberta ou fechada, de acordo com o seu humor (ou organização!). 



Para aqueles que querem se aventurar com cabideiros abertos, recomendo:

1. usar sempre o mesmo modelo de cabide;
2. manter todos os ganchos virados para o mesmo lado.

Sim, parece bobagem, mas eles vão aparecer muito e é preciso manter a unidade. Acreditem, faz toda a diferença. E, claro, selecionar as roupas que vão ficar expostas também ajuda, afinal elas vão fazer parte da decoração do quarto, não é?



Os cabides resolvem grande parte do problema de armazenamento, mas dificilmente funcionam sozinhos. Podemos usar uma cômoda ou gaveteiro (que eu acho mais prático) para os itens restantes: pijamas, roupas íntimas, peças que não são armazenadas em cabides ou que não se deseja deixar à mostra. Usar caixas e cestos na prateleira superior também ajuda, mas por questão de praticidade é melhor reservar este espaço para itens sazonais (roupas de banho, cachecóis) ou aqueles que não são de uso diário.



Para quem quiser se aventurar neste estilo, sugiro que dêem uma olhada na fonte destas imagens, o blog Avenue, e confiram a diferença do antes depois. Não dá para acreditar que é o mesmo ambiente! 

Adorei este quarto e espero que vocês também aproveitem as idéias! Perfeito para pequenos espaços, para quem está montando o primeiro apartamento, para quem mora de aluguel ou para quem simplesmente prefere o visual e a praticidade de um armário aberto.

2 comments:

  1. Tem até uma planta para harmonizar ainda mais , e o tom claro no ambiente ficou ainda melhor , me manda foto das pantas que mencionou no post , adoraria mostrar na próxima publicação.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Débora, que post incrível!

    Tenho váááááááárias coisas para falar sobre o comportamento dos moradores, mas escrevo apenas o mais significativo.

    Eles adotam o conceito de capsule wardrobe, comprando pouquíssimas peças de roupa para a vida (com muuuita qualidade), coordenadas e com uma paleta de cores bem específica. Não, não é a toa que as roupas expostas combinam com a decoração! Eles seguem à risca um determinado estilo (para não dizer tribo), quase como uma religião. O que parece ser escravidão e coisa de gente chata, na verdade é DISCIPLINA acima do consumismo.

    Já leu o livro Madame Charme? Fala bastante sobre isso.

    Suspirei com esse ambiente porque mostra que é possível viver com pouco e ao mesmo tempo com muito estilo. Maravilha!

    Um beijo!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails