Friday, May 22, 2015

Este ou Aquele?

Cozinha Fechada: veja apartamento completo aqui

Fazia bastante tempo que eu não escrevia um post no formato "este x aquele".

A questão de hoje é sobre cozinhas integradas e cozinhas fechadas. 

Atualmente as primeiras estão em alta, preferência compreensível com as construções cada vez menores. Os ambientes parecem mais amplos, a iluminação é melhor, existe mais interação com as pessoas que estão na sala e o resultado estético é fantástico.

Mas no uso do dia-a-dia aparecem também os pontos negativos: cheiro que fica nos outros cômodos (principalmente no caso de frituras), falta de privacidade e a constatação de que ter menos paredes também significa ter menos armários. 

Ignorando modismos e pesando os prós e contras, qual conceito serve mais para você? Opine!

Cozinha Aberta: veja apartamento completo aqui

8 comments:

  1. Fechada!
    Mas acho lindo e vejo muitas vantagens no conceito aberto.

    ReplyDelete
  2. Essa aberta para sala, achei ótima.
    Aqui que faz calor, seria ideal.

    ReplyDelete
  3. Eu gosto da aberta, mesmo sabendo das desvantagens, como o cheiro de fritura, acho que fica mais charmosa.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Olá Débora, na minha 1ª casa, a cozinha era integrada na sala. A minha experiência não foi das melhores pelo seguinte: a casa era relativamente pequena, a princípio só para o casal. Só que eu achei de ter 2 filhas lá dentro. Resultado: a cozinha transbordou para a sala. Duas crianças pequenas, era acessórios que não acabavam mais, a bagunça no mundo. A gente olhava para a bancada e só via biberon, aparelho de aquecer leite, esterilizador, lata de leite em pó e mais coisas que pertenciam ao século passado, pois hoje em dia com um bom micro ondas integrados, não precisa de nenhum desses itens que citei acima (tirando o leite em pó). Tirando essa minha experiência traumática, já tive oportunidade de ver cozinhas lindas e abertas, em casas grandes e organizadas, onde justamente quem cozinhava estava sempre em interação com quem estava na sala. SE eu construísse para mim uma casa desse estilo, seria bem capaz de fazer algo integrado. As soluções hoje em dia são tantas e tão bonitas. Nada a ver com o pequeno primeiro ap de há 25 anos atrás, onde deveriam morar 2 pessoas e depressa esse número dobrou!! bjs

    ReplyDelete
  5. Cozinha fechada me lembra o conceito de senzala, de separação da área para empregados. O ideal é que seja integrada com a sala através de uma grande porta de correr para poder bloquear odores. Sempre tive cozinha separada e detesto! Colocando na balança, o cheiro do grelhado incomoda menos que o isolamento.

    Beijos!

    ReplyDelete
  6. Eu gosto de tudo aberto, mas é uma dificuldade manter as crianças longe da cozinha.

    ReplyDelete
  7. Esqueci de um detalhe: acho SUPER MEGA ULTRA perigoso uma cozinha integrada que tem fogão comum. Na minha opinião, cozinha integrada deveria ter cooktop com botões que ficam acessiveis apenas para os adultos e forno separado colocado numa altura que seja segura. Isso independe de ser casa com ou sem criança, porque elas podem aparecer numa visita qualquer...

    Beijo!

    ReplyDelete
  8. Meninas, obrigada pelos comentários e opiniões!

    Liliane, o fator "calor" nem é considerado por aqui, mas com certeza faz toda a diferença em outras regiões!

    Luana, acho que qualquer cozinha tem que ter este planejamento para segurança, seja aberta ou não. Quando a pessoa tem o fogão tradicional, com fogão embaixo, não tem jeito, mas sempre que possível tomo esses cuidados nos projetos!

    Val, o estilo de vida realmente tem que ser levado em conta (especialmente se a família dobra de tamanho em pouco tempo)! Mas concordo que hoje as soluções são outras e que seria muito mais fácil fazer a cozinha aberta funcionar!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails