Thursday, June 18, 2015

Jardins Brancos


Comecei a prestar atenção em jardins só com flores brancas por acaso. Comprei mudas de bela-emília para colocar no recuo de casa, acompanhando a entrada de pedestres. Na floricultura juraram que eram azuis. Depois de um bom tempo, quando finalmente floresceram, eram brancas.

Doze metros de recuo com flores brancas, para ser exata. E eu não tinha a mínima coragem (ou vontade) de trocar, apesar de uma certa decepção inicial. Eu já tinha uma bougainvillea e angelônias brancas plantadas, então acabei contornando o imprevisto e abracei o conceito do jardim branco - pelo menos na frente de casa, já que na parte de trás eu tenho um pouco mais de cor (sempre bem suaves, em glicínias, hortênsias e na macieira, por exemplo).




Apesar do jardim ainda não estar completamente formado, posso dizer algumas coisas sobre a experiência com flores brancas até aqui: o jardim parece estar sempre fresquinho, limpo e bem cuidado e, muito interessante, as flores chamam a atenção até durante a noite. As plantas não ficam um maciço escuro quando o sol se põe, mas refletem qualquer luz próxima. Apesar do início acidental, hoje sou apaixonada por jardins brancos.





A lógica para a composição de um jardim é basicamente a mesma que usamos para interiores:

- use texturas diferentes;
- coloque algumas plantas como base do jardim (números ímpares funcionam melhor visualmente) e uma ou duas para destaque;
- use alturas diferentes: rasteiras para forração, médias para bordaduras, algumas mais altas no fundo. Se possível, inclua trepadeiras;
- inclua toques de branco não só com flores, mas também com plantas variegatas.



Deixo aqui também algumas sugestões de plantas que você pode encontrar na cor branca:

- Lantana
- Bougainvillea
- Margarida
- Angelônia
- Gardênia
- Jasmim
- Moreia
- Flor-canhota
- Agapanto
- Petúnia
- Dipladênia


Veja fotos, tire informações sobre as plantas, anote as suas preferidas. Aproveite o inverno para fazer o projeto do seu jardim e quando a primavera chegar você já vai ter tudo bem encaminhado!


....................

Falando em flores...

Como vocês devem ter percebido, o blog está de cara nova - troquei meu banner, afinal.

Já tinha decidido mudar faz um tempinho. Às vezes ficava pensando no que fazer, mas não me apaixonei por nenhuma idéia. De repente, em um domingo à tarde, fiz esse aqui.

Não quis usar uma estampa pronta, então montei uma usando as minhas gravuras. Mas optei por manter a paleta de cores, o papel kraft no fundo, a referência floral - afinal, eu ainda sou a mesma pessoa e tenho a mesma essência, apesar na nova fase.

Espero que vocês gostem!

13 comments:

  1. Oi Débora,
    Gostei do visual novo do blog, aliás, sempre gostei e acho toda a composição muito bonita.
    Também gostei do seu jardim branco. É realmente lindo. No meu tenho muito poucas flores brancas. Nessa cor, apenas rosas, alguns hibiscos e copos-de-leite. Recentemente comprei um vaso com Jacintos brancos. Estou apaixonada! Além de lindos, são muito perfumados, lembrando o Jasmim! Você conhece essa flor? Fica uma sugestão para acrescentar na sua lista!
    Adorei as imagens, maravilhosas e inspiradoras.
    Bj
    Ju

    ReplyDelete
  2. As flores brancas também tem seu charme , imagino como você se decpcionou comprando gato por lebre, já aconteceu isso comigo, mas não aprendo, a ultima vez antes de chegarmos ao nosso outono comprei um pésinho de rosa sem flor, e imagina o vendedor jurou também que era amarela, e que sorte era mesmo , floriu para mim tirar a dúvida, adorei o telefone,mas creio que o meu maridão não gostaria , mas se não for encomodo me passar os links para mim mostrar para ele, somos tão diferentes....
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Simone,

    Você encontra aqui: http://phonearte.com.br/

    O Mercado Livre também tem vários modelos. Procure por "telefone antigo" ou "telefone madeira".

    ReplyDelete
  4. Débora querida!
    Este post pra mim foi um colírio para o s olhos... moro em uma cidade tão cheia de concreto que olhar fotos assim é muito bom! Ainda mais que nunca tinha pensado na questão de ter flores brancas... bom... qdo penso em flores, é quando sonho com minha casa onde quero ter um jardim, mesmo sendo casa ou ap!!!
    Mas amei a idéia de flores brancas, amei mesmo!!!!!
    Obrigada!

    Querida, obrigada pelo comentário tão querido!
    Fico feliz de sentir falta de ver a decor aqui da casinha, logo vou postar alguma coisa!!!!
    Bjinhos!

    ReplyDelete
  5. Ju,

    Nós temos um jasmim-de-leite, mas fica nos fundos da casa. Foi uma das primeiras plantas que plantamos, junto a um suporte que vai até o alto do muro (são mais ou menos 3m). Hoje está bem formado, nem vemos mais a estrutura por trás dele. O cheiro é maravilhoso, não é? Nós gostamos muito e meu marido queria incluir mais um em algum lugar, mas não sabemos onde, por causa da necessidade de sol.

    Que bom que vc gostou do visual do blog. É a primeira impressão, não é? Achei que estava na hora de mudar!

    ReplyDelete
  6. Oi, Debora! Fiz muro canteiro no muro com buxinhos... Mas ainda quero intercalá-los com moréias brancas. Acho lindas! Bjos!

    ReplyDelete
  7. Daniela,

    Adoro buxinhos! Tenho alguns em formato de bola e são ótimos porque ficam iguais o ano todo! Gosto de manter algumas plantas só com verde por causa disso, senão o jardim fica muito feio durante o inverno!

    ReplyDelete
  8. Quantos jardins lindos, fotos de tirar o fôlego!

    beijos!

    ReplyDelete
  9. Não entendo de flores e mal conheço algumas flores.
    No jardim, pequeno jardim do edifício, planto qualquer coisa que apareça.
    E misturo com uma pequena horta.
    Os jardins das fotos são realmente, lindos.

    ReplyDelete
  10. Oi!

    É a Casa Cor de São Paulo =)
    Tem uns ambientes mais exagerados, mas tbm gosto e procuro os com carinhas de mais confortáveis rsrs...

    beijos!!!

    ReplyDelete
  11. Débora: adorei o novo visual!!! Estou também com projetos de renovar o meu, talvez até mudar de plataforma!!! Vamos ver!!! Bjs e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  12. Lindos jardins! Transmitem-me serenidade... E adorei a cara nova do Blog! Parabéns pelo zelo de sempre.

    ReplyDelete
  13. EU notei o novo banner e gostei, deu mais destaque ao blog.
    Eu nunca imaginei que pudesse existir um jardim todo branco! É muito lindo, mas vc sabe que eu vivo misturando flores e plantando ao acaso, então aqui nunca funcionaria!
    E eu amo flores brancas!
    Bjs.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails