Monday, August 20, 2018

Shakespeare and Company


A Shakespeare and Company é uma livraria que fica bem próxima à catedral Notre Dame e que faz parte da história literária de Paris. A primeira foi aberta por Sylvia Beach em 1919. Mudou de endereço em 1922 e foi ponto de encontro para escritores como James Joyce, F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. Acabou fechada por causa da ocupação nazista em 1940. No endereço atual ela funciona como biblioteca (grátis, aberta ao público), sebo e livraria, sendo que o café foi adicionado muito mais tarde, só em 2015.



A primeira visita que fizemos foi bem tranquila, logo cedo. Tive que voltar para o hotel e buscar algumas coisas e quando voltei meu marido ainda estava lá, lendo em uma poltrona enquanto o gato da loja, Aggie, dormia preguiçoso na janela.



Há um pedido para não tirar fotos dentro da livraria e eu obedeci. Infelizmente, não foi muita gente que me acompanhou. Comecei a perceber o motivo do pedido: a maioria entrava só para fazer selfies e saía sem comprar nada.

(imagem da internet, porque sou uma pessoa educada)



(as três imagens anteriores são de Thistle Harvest)



A verdade é que a loja é charmosa, uma perdição para os amantes de livros, com corredores apertados, paredes cobertas até o teto e aquele cheiro característico e adocicado de livros antigos. Aproveitamos bem essa visita, o que foi nossa sorte. Voltamos em outro dia, durante a tarde, e tinha uma multidão do lado de fora esperando na fila para poder entrar. Loucura total. 


O café ao lado da livraria sempre tem movimento, mas a gente conseguiu aproveitar mais de uma vez sem problemas. Achamos ótimo, mas é um ponto bem turístico. Não sei se é frequentado pelos locais.


O lugar é bem pequeno e com poucos lugares do lado de dentro, mas as mesas na calçada dão conta do movimento.


Eu adorei esses trilhos correndo junto ao teto. Depois fiquei sabendo que antigamente o espaço estava sendo usado como uma garagem e que as antigas portas foram convertidas em prateleiras (os trilhos são originais da época e as portas da garagem deviam correr por ali).





Caso vocês ainda tenham dúvidas, sim, eu trouxe uma sacolinha dessas pra mim. 



O menu, que muda frequentemente, em pranchetas na parede.



No primeiro dia eu só tinha a intenção de comprar algumas bebidas (o calor estava insuportável), mas não resisti à vitrine.




Barato, realmente não é. Mas é o preço de estar em Paris, no quilômetro zero, e de bebericar seu café enquanto admira a Catedral Notre Dame (se der sorte, os sinos também vão tocar enquanto você estiver por lá). Aconchegante e foi ótimo para repor as energias. Valeu a pena.



11 comments:

  1. Bom dia Débora! Adorando os teus olhares! Não sei quantas vezes já fui a5 Paris e já passei por ela é nunca entrei. Grata por partilhares! Mostra mais,beijinhos !

    ReplyDelete
  2. Lindos lugares! Bom para visitar quando estão vazios, pois são tantos detalhes para apreciar.
    Não sei como consegue fazer tantos ângulos sem outras pessoas nas fotos! Tarefa difícil para a alta estação.
    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vitória, nesse dia a gente chegou muito cedo, então às vezes eu esperava um pouco e já conseguia o espaço livre para fotografar. Em outros horários que estivemos lá a tarefa seria impossível. Mesmo assim, muitas vezes não consigo fazer a foto que eu queria por causa das pessoas passando na frente!

      Delete
  3. Nossa Débora, as fotos estão impecáveis.
    E a loja, nossa que lindeza!
    É uma viagem dos sonhos, ainda queremos fazer.

    ReplyDelete
  4. Não me importava de dar umas voltinhas por esses lados!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete
  5. Débora, curiosamente acabei de regressar de Paris, onde também vaguei pela Rive Gaúche, tendo almoçado no Quartier Latin. Um mundo de gente e preços astronômicos. Prefiro Paris no Outono.
    Notei ainda um clima de tensão com policiais presentes em cada esquina.

    No Porto, a minha cidade no norte de Portugal, existe a Livraria Lello, antiquíssima é famosa em toda a Europa.

    Se tiver oportunidade, não deixe de visitar e, claro, se precisar de dicas, não hesite em me falar.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Débora! É meio impossível não querer fotografar, mas realmente devemos obedecer. Que delícia de lugar...acho que iria todos os dias ler um pouco e comprar um livro, tomar um café..
    amei!
    :*

    (P.S.: Eu te respondi lá na postagem da Sol, mas, resumindo, amo ser mãe com todo o cansaço. Não reclamo e minha maternidade real é essa! Uma pena que algumas outras mulheres não saibam lidar e vejam apenas o lado "negativo")

    In.Material
    @in_material

    ReplyDelete
  7. Olá Débora!
    Que delícia de lugar, exatamente o que eu procuro quando vou a alguma cidade com muita história pra contar! Pretendo ir a Paris ano que vem, portanto, dica anotada e guardada na agenda!!!
    Bjs

    Bia <º(((<
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Olá Débora, um lugar charmosíssimo e cheio de ideias lindas para a pessoa se inspirar. Adoro lugares como esse e gosto também de fotografar sem gente na frente, quando é possível. Aqui em Portugal, mais propriamente no Porto, a livraria Lello resolveu o problema das selfies no interior da loja (que é lindíssimo,a começar pela fachada ): cobra a entrada que será descontada no caso da pessoa comprar algum livro. Ou seja, metade dos curiosos desapareceram mas ainda assim, é ir cedo, pois a fila na porta é uma constante. Beijo Débora, boa semana!

    ReplyDelete
  9. Adorei suas fotos, Debora... que viagem maravilhosa. Cada cantinho especial, cada detalhe incrível. Amei e viajei com vc;)
    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails