Tuesday, January 26, 2010

Em Branco e Preto


John Jacob Zwiegelaar, designer de interiores da Cidade do Cabo, na África do Sul, projetou os ambientes de sua própria residência apostando na combinação clássica do branco e preto.


A casa, construída no século XIX, foi convertida em uma pouco atraente Quinta espanhola na década de 70, até se tornar um dos projetos mais bem sucedidos do designer.


Segundo John Jacob, as cores neutras são muito afetadas pela intensidade da luz, então mesmo uma parede branca pode parecer acinzentada, monótona; o preto, ao contrário, é constante, forte e audacioso combinado com qualquer outra cor, mas em especial com o branco.


Seu trabalho foi completo e as áreas de interesse não se limitam ao mobiliário e às peças de decoração: há elementos importantes do piso ao teto. Apesar do forte contraste entre os tons usados, o resultado final é de suavidade.


Os corredores receberam piso de pedra e foram adornados por bustos clássicos.


Todo o mobiliário da residência foi projetado por John Jacob, com acabamento laqueado preto. As luminárias (de mesa e pendentes) são cromadas e, combinadas com a presença de espelhos, completam o estilo do proprietário.


As paredes do quarto foram revestidas com tecido. À direita, o motivo floral foi incluído no projeto para suavizar a dominância das listras na parede da cabeceira.



Gravuras com ilustrações arquitetônicas e fotos em branco e preto decoram o banheiro.


Todas as tintas dos ambientes foram customizadas por John Jacobs.




A cozinha é o espaço das reuniões informais. O piso alterna peças brancas e pretas formando um padrão xadrez. O preto é decisivo também neste ambiente, e até mesmo as louças seguem a paleta de cores da casa.


Na parede ao fundo, uma grande cristaleira exibe copos, louças e decanters. Nas paredes, uma coleção de fotografias de Arthur English retratando a Cidade do Cabo. A mesa de oito lugares é cercada por uma coleção de cadeiras antigas.


Uma combinação tão básica de cores fez desta residência um conjunto de espaços clássicos, elegantes e sofisticados que vão do formal ao casual, conforme a necessidade. Um belo trabalho que mostra que bons resultados podem começar de idéias tão simples quanto o branco e preto.

Simplesmente perfeito.

1 comment:

Related Posts with Thumbnails