Monday, October 11, 2010

Degrau Por Degrau

Imagem via Phoebe Howard

A maioria das pessoas considera que escadarias são espaços difíceis de decorar. Estão certos, em parte, porque muitas vezes sua posição ou formato são bastante desafiadores.


Como a altura do pé-direito muda a cada degrau, o segredo é adicionar a decoração mantendo a aparência de equilíbrio nas paredes. E o mais importante: é apenas uma parede, nada mais. A colocação de espelhos, fotos, gravuras ou qualquer objeto artístico deve observar as mesmas regras de uma parede nivelada, ou seja, o centro do quadro (ou do conjunto, no caso de múltiplas obras) deve estar ao nível dos olhos, por isso os quadros vão subindo a cada degrau, imitando os proporções da escada.


Também leve em consideração que, para este tipo de colocação, as peças não devem ser muito grandes (gravuras ou fotos de 30cm x 40cm são uma boa média de referência). Para os patamares (veja abaixo) é possível usar peças de maior escala sem problemas.


Em casos não muito comuns os quadros de maior escala também podem ser usados de forma solitária no meio da escada: perceba que no exemplo abaixo o elemento que permite esta colocação de maneira harmoniosa é a moldura horizontal na parede da escada (logo acima de onde a gravura foi afixada). Este simples elemento é coincidente com a altura do pé-direito do restante do ambiente e delimita a parede verticalmente, admitindo assim o posicionamento do quadro de acordo com as regras mais comuns.


O uso de espelhos dão a sensação de maior espaço e claridade.

Imagem via Country Living

Não tem certeza ainda do que quer? Quando trabalho com muitas peças procuro organizá-las no chão ou então cortar moldes de cada quadro e fixá-los na parede com fita adesiva; podemos testar inúmeras possibilidades até encontrarmos uma composição equilibrada - e sem nenhum medo de errar.


Você já decorou uma escada? Tem alguma técnica especial? Suas dicas e sugestões são bem-vindas!

1 comment:

  1. Suas dicas são sempre tão cuidadosas! Esta sobre decoração de escadas não foi diferente.

    Quando tomar coragem de driblar sua resistência a Nicole e assistir ao filme, me conte o que achou, ok?rs

    Beijos!!!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails