Estas são minhas cozinhas dos sonhos. Qualquer uma delas: claras, confortáveis, charmosas e cheias de elementos, na verdade reunem as qualidades essenciais que gostaríamos de ter no nosso dia-a-dia.
Não é exagero dizer que elas são o coração da casa. E quem demonstra isto com mais estilo e personalidade que os franceses? Com um detalhamento impecável, eles nos inspiram com ambientes impressionantes e versáteis - cabem bem na paisagem urbana ou na traquilidade do campo.
Em especial, gosto do ponto central transferido para as grandes coifas, ao invés do destaque tradicional para uma pia sob a janela.
No estilo clássico o equipamento de exaustão pode ser o mesmo que encontramos no mercado mas, neste caso, fica oculto em uma chaminé que pode ser feita em materiais tão variados quanto alvenaria, pedra ou cobre - e às vezes até camufladas por painéis simulando armários superiores sem perder em nada sua eficiência. Como o elemento é grande, geralmente a coifa estabelece um padrão para toda a cozinha.
Para quem não aprecia o estilo tão tradicional ou não tem mão-de-obra adequada, mesmo as coifas comuns no mercado podem ser usadas sem comprometer o estilo clássico da cozinha (ver abaixo).
Devemos admitir que os franceses, como ninguém, aprenderam a aproveitar a vida plenamente, desde a gastronomia até as artes (quem nunca ouviu falar em joie de vivre?). E por que não adotar esta abordagem e criar um espaço atraente, convidativo e funcional, que nos inspire e nos motive mesmo na simplicidade da nossa rotina?
Uma ótima semana a todos!
Sabe o que me encanta, me deixa em êxtase?? As ilhas. Reinam absolutas no centro da cozinha e dão a impressão que tudo ali poderá acontecer: conversas, lanches, almoços e mesmo uma boa leitura.
ReplyDeleteAbs, menina!!
Márcia
Maravilhosas, todas. O branco e a madeira, seja clara ou escura, são uma combinação perfeita.
ReplyDeleteLindas, lindas...
Míriam
Lindas cozinhas...Amo cozinhas claras...De madeira e branquinhas acho um charme a parte!! Me lembra cozinhas de bonecas!! Lindoooo!
ReplyDelete