Saturday, March 26, 2011

Monocromático, Mas Nada Monótono


Dez anos de renovação resultaram nesta casa: completamente desprovida de tonalidades marcantes, ela aposta na decoração branca. O foco não está nas cores, mas nos volumes.


Mesmo cheia de elementos, a casa ainda parece desobstruída e organizada com ajuda da monocromia. Sim, isto realmente funciona, mas com alguns cuidados: a madeira tem papel fundamental para suavizar a presença quase estéril do branco, e para isso aparece amplamente em tons naturais em pisos, móveis, corrimãos e molduras.


Os outros tons que complementam a paleta de cores são sempre neutros. Nesta sala de jantar, destaque para os modelos diferentes de cadeiras ao redor da mesa - esta, aliás, pintada de branco, o que realça não só a sua presença no ambiente, mas também as curvas da sua estrutura.



Note que neste quarto o revestimento das malas decorativas, em couro, também é um elemento natural que ameniza a presença rígida do branco.


Os contrastes são inseridos nos ambientes através de acessórios, como molduras, lustres e, no caso dos quartos, as estruturas de ferro das camas. E, curiosamente, é justamente com esta eliminação dos estímulos visuais desnecessários que cada detalhe se destaca. É a prova que, realmente, menos é mais.



2 comments:

Related Posts with Thumbnails