Saturday, June 4, 2011

Complementando


Lembro que logo no início do curso de Arquitetura tive uma aula sobre cores. Entre tantas regras, uma era fundamental: "nunca combinem cores complementares".


Confesso que não levei o ensinamento a sério. Primeiro, porque foi dito por uma professora que eu considerava inepta. Segundo, porque eu realmente gostava de algumas combinações "proibidas".



Já se vão muitos anos de formada e nenhuma dessas opiniões mudou. E, quem diria, hoje as cores complementares até estão em alta! A combinação de azul e laranja, em especial, é muito popular, além de uma das minhas preferidas.


E apesar dela ser encontrada mais facilmente em um tom claro de azul, tenha certeza que ela é bem mais versátil que isto. Se quiser pintar uma parede ou forrar um sofá de marinho, o laranja, usado nos acessórios, continua sendo a cor perfeita para afastar a monotonia e harmonizar os tons escuros de azul. A paleta de cores fica instantaneamente mais clara e a aparência do ambiente, mais leve.


Como alguém foi capaz me dizer que esta combinação não tinha futuro? Afinal, se as cores são "complementares", é lógico imaginar que juntas elas se completam e se equilibram, não é mesmo?

Os ambientes que usam cores complementares me parecem sempre alegres, convidativos e até revigorantes. Podem ser sofisticados mesmo com cores vibrantes, clássicos mas nunca óbvios. E para você, qual é a sensação que eles passam?

2 comments:

  1. Que bom que está voltando...Melhoras e ótima semana.

    ReplyDelete
  2. Concordo com vc, Débora! Laranja com azul clarinho fica lindo e uma complementa a outra. E eu sempre misturo rosa com azul, isso é complementar tb, né? Mas eu faço uma misturança... por falar nisso, no meu blog Tanta Coisa, acabei de postar fotos da cozinha nova da minha mãe. Por falar em cores... Fotos de antes e depois. Não é foto de revista, mas espero sua opinião. Bjs.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails