Tuesday, May 20, 2014

Pequenas Vitrines


Adoro decorações que incluem domos de vidro. Só na sala tenho três, de tamanhos diferentes, e de tempos em tempos troco o que está sendo exibido dentro de cada um.


Podemos usar quase tudo: um objeto de decoração, um pequeno livro, um vasos de plantas (no papel de terráreo), souvenires de viagens. Eles criam um pequeno mundo particular, destacam e ao mesmo tempo protegem o que está lá dentro.





Você pode optar por um tema ou por uma cor, além da opção de manter a decoração fixa ou mudá-la sazonalmente, acompanhando as mudanças de estação, datas festivas ou só o seu humor.



O domo pode estar isolado ou cercado por outros objetos, criando uma composição complexa (com alturas diferentes o efeito é ainda melhor).






De acordo com o que estudei, estas peças de vidro surgiram na França e eram usadas em hortas para proteger as plantas de geadas e ajudá-las a se desenvolver mais rápido. A primeira menção registrada desta peça data de 1630, e a descreve como ferramenta obrigatória para qualquer bom jardineiro.

Muito tempo depois, alguém resolveu trazê-los para dentro de casa. Deu certo: o objeto mais banal, dentro de um domo, ganha status de obra de arte!



Imagens: Pinterest, AO at Home

2 comments:

  1. Débora eu adoro estas redomas de vidro! Tenho algumas em casa e já fiz algumas postagens sobre elas no meu blog. Agora em New York vi muitas, lindas!!! Bjs

    ReplyDelete
  2. Eu adoro vidros em geral, e amei vc me contar qual é o nome destes aí porque eu não lembrava e foi um caos um dia eu tentando explicar rsrsrs.
    São lindos mesmo, lembro de um post seu com a sua.
    Bjs

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails