Monday, September 17, 2018

Montmartre


Eu estava ansiosa para ir para Montmartre logo no primeiro dia de viagem, visitar a Basílica de Sacré-Coeur e curtir a vista lá do alto da colina.


Pegamos o funiculaire (uma espécie de bondinho) para a subida e depois descemos as ruas a pé, curtindo a região. Foi tão gostoso que repetimos o passeio no último dia (e se pudesse eu teria voltado muitas vezes mais durante a nossa viagem). 


Foi o bairro dos artistas durante a Belle Époque, atraídos pelos preços baixos (dizem que também pelas cores e pelas características rurais da região). Modigliani, Renoir, Degas, Toulouse-Lautrec, Monet e Picasso foram alguns deles. 



A Place du Tertre fica bem perto da basílica. Fica cheia de artistas, cada um com 1m² para expor seus trabalhos e posicionar um cavalete à espera dos turistas (pelo que li, são 298 artistas cadastrados na prefeitura; cada espaço é compartilhado por duas pessoas, que trabalham em dias alternados).  





Claro que fizemos uma pequena pausa para um café (como resistir a essas vitrines?). Ficamos em uma mesa na calçada bem em frente à praça, vendo os artistas trabalhando.



Arrisco dizer que foi o bairro que eu mais gostei de fotografar, apesar de ter perdido alguns cliques por causa da quantidade de turistas passando pela frente da câmera (e olha que chegamos cedo). Bairro lindo, fotogênico e surpreendente a cada esquina.


O restaurante La Maison Rose é uma das fachadas mais fotografadas do bairro, e não é difícil entender o motivo. Abriu em 1905 e também era frequentado por muitos artistas da época.






Descendo a rua à direta da Maison Rose a gente chega no vinhedo Clos de Montmartre, (ele fica bem à direita, no cantinho inferior da próxima foto, onde se vê esse cercadinho verde). Foi criado na década de 30 e a festa da colheita acontece sempre em setembro.

Também lá embaixo, à direita, se vê o Au Lapin Agile (aquela casinha branca). Picasso frequentava o lugar e pagava as refeições com seus quadros.


O Le Mur Des Je T'Aime também é super conhecido: é um mural de 40m² revestido por azulejos com 311 frases "eu te amo" em 250 idiomas. Fica na Place des Abbesses e, apesar de estar a poucos metros de uma estação de metrô, não fica muito à vista. Fácil de passar despercebido!



A gente já sabia o que ver e onde passear no bairro, mas sempre gostamos de fazer um planejamento que seja flexível. Passear em Montmartre tem que ser assim, deixando tempo para caminhar pelas ruas, subir e descer escadarias, descobrir os tesouros escondidos (que são muitos!). Uma delícia para aproveitar sem pressa. Meu xodó!

4 comments:

  1. Olá Débora! Que olhares fantásticos. Eu adoro ir lá. Gosto de subir a ladeira depois do Moulin rouge. Moro tão pertinho de Paris e tenho ido tão pouco. Preciso voltar lá. Grata por partilhares! Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Olá Débora, Paris encantadora como sempre! Apesar de já ter ido a Paris várias vezes, não tem jeito de não repetir os passeios, e Montmartre é um deles, apesar da "foule" de turistas! Beijos, fotos lindas!
    PS: se chegar a comprar o móvel velho (não é possível que vc não chegue a acordo com o vendedor??!!??) vou ter todo o prazer em te dar todas as dicas!

    ReplyDelete
  3. Tanto, tanto para ver em Paris.
    Montmartre merece realmente muitas visitas.
    Não conhecia o mural je t’aime. Adorei as suas fotos. Beijo

    ReplyDelete
  4. As suas fotos ficaram tão lindas Débora. Os dias estavam claros, luminosos e ajudaram nos cenários. Lugares lindos, um espetáculo.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails