Saturday, January 19, 2019

Áreas Externas

A idéia desse post veio dessa foto que publiquei no Instagram esta semana. Fiquei pensando em como foi simples montar essa área externa e no quanto ela acrescenta ao imóvel. 


Várias vezes já reclamei da manutenção que uma casa dá, mas apesar de tudo eu acho que ter um quintal é uma das maiores vantagens que ela oferece em relação a um apartamento.

Mas não vale ter um jardim mal cuidado, negligenciado e que tem quase nenhum uso durante o ano. Juro que vale a pena investir na área externa e que isso muda completamente a nossa qualidade de vida. E ela não precisa ser enorme, ter uma piscina cinematográfica, nem custar caro.





Aliás escolhi as fotos deste post com isso em mente: nada de terrenos enormes e soluções caras, justamente para derrubar este tipo de argumento. Ter um pedacinho de terreno para trabalhar, de qualquer tamanho, é um privilégio. E se você olha para o seu e não consegue enxergar o potencial e as possibilidades, espero que consiga se inspirar com essas imagens.




Um ponto muito positivo é que este tipo de projeto pode ser feito em etapas, de acordo com a disponibilidade de orçamento: nivelamento e limpeza do terreno, confecção de piso, paisagismo, colocação de mobiliário, etc.

Se for um quintal com piso, distribuir vasos e floreiras pode criar ilhas verdes e transformar o espaço em um jardim bem interessante (trabalhe texturas e alturas diferentes). Plantas também suavizam muito a aparência de muros e ajudam a criar uma atmosfera relaxante.



Se for gramado e você quiser criar uma área pavimentada, uma opção bem barata e rápida é usar pedriscos (pode ser facilmente trocado por um piso mais tarde, se não quiser que estar seja uma solução definitiva).




Se for incluir áreas de convívio, decida o tamanho com base em quantas pessoas vão usar o espaço rotineiramente e no tipo de atividade que você pensa em realizar.






E se o espaço/orçamento for quase zero você ainda pode usar essa idéia de uma bancada junto à janela.








Se houver possibilidade, considere uma iluminação para a área. Um simples cordão de luz já faz uma diferença enorme!







Se você tem um quintal, cuide bem dele. Não importa a área, o potencial é sempre grande e, com manutenção adequada, tenho certeza que ele vai trazer um bem estar enorme e ainda valorizar a sua casa.

14 comments:

  1. Cada um mais lindo que o outro. Não me vejo morando em um apartamento. Eu tenho necessidade de mexer na terra. Débora,posta o teu quintal! Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Adorei seu post Debora!
    Ideias lindas e muitas delas, fáceis de executar.
    Estou precisando de inspiração para o meu quintal, que como estes, tem uma área pequena, mas que faz toda a diferença na nossa qualidade de vida.
    Tivemos um problema nele, no entorno da piscina a terra movimentou e teremos que refazer tudo.
    Seu post chegou em excelente hora! :D
    Agora é só criar coragem $$$ porque, mesmo pequeno, sei que a brincadeira não sairá muito barata.
    A piscina acabou sendo afetada também.
    Mas depois de tudo pronto e com suas ideias voltará a ser um espaço bastante aprazível.
    Beijo grande e obrigada pelas ideias!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai, que dor de cabeça fazer esse conserto todo! Espero que corra tudo bem e que o prejuízo não seja tão grande!

      Delete
  3. Oi Debora!
    Que lugares lindos e encantadores... uma delícia sentar em qualquer um deles pra ler um bom livro, relaxar. Fiquei apaixonada principalmente pelo primeiro;)
    Bjs!

    ReplyDelete
  4. Lindas. Todas. Mas impensável num país violento como o nosso.

    ReplyDelete
  5. Débora as suas sugestões são irresistíveis, mas vivo em apartamento e tenho que me limitar às varandas e ao terraço, que, modéstia à parte, estão bastante convidativos.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Esqueci de dizer, Débora, que houve um tempo em criança que pedi para fazer Ballet.
    Mas não deu.
    E mamãe dizia, para me fazer desistir, que bailarina andava com os pés "10 para 2h".

    ReplyDelete
  7. Eu acho lindo áreas externas, meu sonho é comprar uma casa em que eu possa fazer uma assim como nessas inspirações *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ReplyDelete
  8. Olá Débora, ter um espeço verde em casa, para mim , é fundamental. Tenho a sorte de ter uma varanda enorme , com uma vista linda e já fiz lá mil festas e decorações. Existem hoje em dia tantas e tantas soluções para espaços exteriores pequenos, que ter uma varanda diminuta que seja não é mais desculpa para não sobre aproveita-la. as imagens são lindas e bem inspiradoras. Umas das coisas que gostaria de colocar lá em casa este verão seria um cordão de luzes! Beijos!

    ReplyDelete
  9. Caramba! Que lugar incrível! Surtei com as fotos, com os detalhes... e, principalmente, com a 'brincadeira' que o ambiente faz com a natureza real e crua. Belíssimo!

    semquases.com

    ReplyDelete
  10. Débora, os meus conhecimentos sobre jardinagem são limitados, ainda assim, parece-me que o Verão não é a altura própria para semear ou plantar. Acho que no Outono as probabilidades sucesso são bem maiores.
    Beijo

    ReplyDelete
  11. É o sonho do meu marido, um quintal cheio de verde! No nosso quintalzinho ele que cuida das plantinhas rsrs....mas ele quer mesmo é um espaço que tenha árvores rsrs....
    Adorei as inspirações!

    Beijos!
    Gábi

    Blog @gabrielaer
    Ig: @gabrielaer

    ReplyDelete
  12. Viajando no seu blog!
    Infelizmente parece que muitas pessoas não valorizam espaços verdes... Temos uma casa num lote de 335 metros, deixamos aproximadamente 50 metros para plantar, as pessoas chegam aqui e dizem que é muita terra e que logo vou enjoar de cuidar e mandar cobrir tudo... Não pretendo fazer isso nunca, mexer na terra tem me dado prazer e embeleza o ambiente, ás vezes acho que poderia ter coberto o quintal menos ainda.
    Abraço

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails