Wednesday, April 10, 2019

Tapetes


Muitas vezes acabo escrevendo algum post influenciado por algum trabalho que eu fiz. É o caso do assunto de hoje: tapetes.

Talvez a motivação mais óbvia para usar um tapete seja a beleza, mas este é só um dos papéis que ele pode desempenhar (embora a questão de estilo seja bem importante): ele consegue agrupar os elementos da decoração, trazer cor, delimitar espaços, absorver o som, aumentar a sensação de conforto.



Sobre a foto abaixo: ainda não sei como alguém consegue ter um tapete na cozinha (na minha não funcionaria de jeito nenhum), mas em termos de cor e estampa acho que foi uma composição bem interessante para o espaço.




Em um ambiente monótono, pode ser o item que falta para trazer um pouco de estímulo. Trocar o tapete pode ser o suficiente para mudar completamente o espaço sem qualquer reforma.


Acho que funcionam muito bem em corredores e áreas de circulação, onde temos poucas opções de decoração.


O tamanho também tem que ser bem selecionado, por isso eu geralmente deixo essa definição por último. Acho que com o ambiente pronto e os móveis posicionados fica muito mais fácil visualizar a proporção ideal.





Na sala de estar, por exemplo, a regra geral é que tenha pelo menos a largura do sofá e que possa entrar um pouco embaixo do móvel. Se a idéia for cobrir todo o ambiente, compre um tapete que seja mais ou menos um metro menor que a largura e comprimento da sala, para ficar um espaço livre entre a barra e as paredes (o espaço vai parecer um pouco maior).

Na sala de jantar, o ideal é que o tapete tenha 60cm a mais que a projeção da mesa em todos os lados, assim as cadeiras vão continuar sobre ele mesmo quando estiverem em uso.






Apesar dessas medidas funcionarem como um bom guia, não gosto de regras muito rígidas. Às vezes vemos coisas que funcionam muito bem mesmo sem seguir padrões - ou ainda indo completamente na contramão do que é esperado. Então, se você tiver um tapete "de estimação" e que não se encaixe nas regras, pense em usar uma sobreposição com outra peça maior, talvez em criar algum espaço de destaque, mas não existe motivo nenhum para deixá-lo de lado!



12 comments:

  1. Lindas as imagens! Eu confesso que acabo sempre optando por tapetes neutros, sem estampa, talvez por medo de errar. A verdade é que acabo tendo a sensação de que um tapete liso me dá maior liberdade para colocar estampa e cor em outros detalhes. Talvez no corredor eu conseguiria usar uma opção mais colorida.

    Bom ver um post novo por aqui! Abraço

    ReplyDelete
  2. Que bonito.!!!
    Un saludo desde Almería España

    ReplyDelete
  3. Débora, eu não prescindo de tapetes. Eles e as cortinas são meio caminho andado para conseguir uma decoração harmoniosa e confortável.. Mas, na cozinha, embora seja bonito, jamais colocaria.

    ReplyDelete
  4. Não tenho mais tapetes na casa.
    Só passadeira na pia da cozinha, bem pesado, comprado em feira de artesanatos, para não escorregar.
    Depois de atender pacientes de quedas por conta de tapetes, vi que não valia a pena.
    Doei para Bazar de gatos.
    E meu piso é de uma cor de cerâmica horrível.
    Se tivesse coragem e dinheiro já teria trocado o piso por porcelanato branquíssimo.

    Sim, o consumo de combustível está grande e não sei se é por ser carro automático com os percursos curtos que faço.
    Minha Revisão foi mesmo free.
    Comprei esse carro em fevereiro/19.

    ReplyDelete
  5. Eu amo tapetes, tenho até na cozinha kkk sim, eu uso na cozinha só que aqueles menores sabe? Acho super charmoso e adorei as dicas!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ReplyDelete
  6. Obrigada pela informação, gostei de ler. Eu não prescindo de tapetes e carpetes, para mim são sinónimo de conforto. Na minha opinião uma casa "despida" torna-se fria e desconfortável.

    ReplyDelete
  7. Olá Débora, lindos e inspiradores os ambientes que vc selecionou. Gosto de tapetes, principalmente dos mais rústicos como os Kilims e os Boucherouite. Tenho alguns e casa e além de completarem os ambientes ainda me lembram dos momentos que passei em viagens, negociando-os!
    Gosto principalmente quando os tapetes ficam totalmente expostos, sem nada em cima, mas isto nem sempre é possível. Beijos e uma boa semana (de Páscoa) para vc e todos os seus.

    ReplyDelete
  8. Olá, Débora,

    Legal este post. A minha relação com tapetes é... digamos, cuidadosa. Não os tenho no quarto porque temos propensão à alergias. Mas não abro mão deles na sala nem em locais estratégicos. E também não ligo para a questão das medidas (um dos meus tapetes da sala não se enquadra nas medidas recomendadas.Ah, e sempre tenho um tapetinho no piso 'sob' a pia da cozinha.

    Beijão

    ReplyDelete
  9. Eu amo tapetes... mas acho tão difícil encontrar um que seja a minha cara! Acho vários lindos pela internet, em sites de decoração, mas quando chego nas lojas nunca rola aquele mesmo amor, sabe? Sigo buscando um tapete para o meu quarto (felizmente para a sala de estar eu encontrei um lindão!). Beijo :*

    ReplyDelete
  10. Eu acho lindo tapete na decoração, queria muito colocar um grande no meu escritório, mas tenho muita alergia :( Amei as inspirações!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ReplyDelete
  11. Qto bom gosto na tua seleção de imagens. Tenho visto muito tapete fora das medidas até nos programas de decor. Qdo a verba acaba ta valendo usar o que der. Até tava pensando em fazer um post sobre este assunto, focando na medida errada, mas que é a possível de se ter.

    bjus
    ana

    ReplyDelete
  12. Olá Débora. O tapete e a cortina certa,veste já à casa. Eu demoro tanto para decidi às coisas,que até hoje n tenho tapete na sala de jantar e de TV. No inverno dá-se muito jeito. Aconchega e esquenta. Mas meu marido é alérgico por isto,não me ânimo. Beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails